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Não dão suporte ao cliente, se quiser algum tipo de garantia é melhor torcer para não precisar

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

V. S.

Para: SAMSUNG

19/12/2023

Estou há mais de 19 dias (desde o dia 30 de novembro de 2023) tentando insistentemente conseguir atendimento da autorizada Samsung para meu refrigerador que apresenta problemas, para que eu não perca a garantia pois com certeza nesse quesito a empresa será rápida em resolver. Já é a quinta tentativa e não consegue simplesmente colocar o contato whatsapp para que eu seja atendido. Nesse interim perdi parte de compras de supermercado que estragam devido o mal funcionamento do produto, e se contratar um serviço à parte fico a mercê de perder a garantia do compressor do aparelho. Vale ressaltar (por tamanho constrangimento e indignação) que o meu produto uma geladeira RT46 está repleta de vídeos no YouTube com problemas semelhantes e aparentemente crônicos da série, onde a Samsung fornece apenas 1 ano de garantia no refrigerador, o que beira o absurdo para um produto que custa mais de R$ 3.500. Impossível indicar uma empresa que não entrega o mínimo para os seus clientes: produto de qualidade condizente com o preço, e um suporte técnico (real) que possa solucionar e diagnosticar problemas de acordo com as exigências da marca sem prejudicar o consumidor. Em resumo a samsung vende, e depois "você" (no caso eu, cliente) fica contando com a sorte para que o aparelho não pare de funcionar, em especial quando é um produto que se encaixa na categoria de produto essencial (como geladeira, tv, fogão, etc). É simplesmente um descaso, desrespeito e constrangimento que eu e minha esposa estamos passando por parte da Samsung. Deixo registrado também o tamanho constrangimento, pois tive que deixar parte das minhas compras no refrigerador de um parente em outro bairro, inclusive perdendo produtos por conta da validade e eu não poder ir semanalmente coletar esse produtos, gerando gastos de gasolina e tempo na vezes em que eu pude ir. É simplesmente constrangedor ser cliente Samsung. Finalmente hoje dia 19/12/2023 recebi contato da autorizada (B2X Care de Fortaleza/CE) que só me deu um "bom dia" e logo que respondi, 1 minuto depois, a empresa "sumiu". Então acessei o site (https://www.samsung.com/br/support/your-service/track-repair/) onde fui notificado através da plataforma da Samsung para entrar em contato com a B2X, o que eu fiz. Respondi a mensagem de contato da Samsung/B2X por whatsapp (de todas as tentativas anteriores reforço que foi a primeira que recebi contato da autorizada), não recebi um e-mail conforme indica equivocadamente a plataforma da Samsung, e estou tentando contato pelo telefone da empresa 2180-6973, no qual consegui um "atendimento" após 20 minutos de espera, apenas para ser informado que a B2X estava aguardando as minhas informações que sequer me pediram por whatsapp ou email (então que informações seriam essas? - tenho todas os registros do constrangimento que estou passando desde 30 de novembro de 2023). Também fui informado que "um responsável" entraria em contato e o telefone foi desligado depois de 23 minutos e 52 segundos e sequer tem um número de protocolo para atendimento (padrão Samsung). Infelizmente após 3 anos de uso do meu refrigerado descobri da pior maneira que a Samsung e suas representantes autorizadas pouco se importam com os consumidores. Estou somando prejuízos, constrangimentos, tempo perdido, alimentos estragados, após desembolsar mais de R$ 3.500,00 (na época) em um refrigerador dos sonhos para minha esposa, por questão de economia de energia e beleza que o aparelho prometia. Tudo se tornou um verdadeiro pesadelo no qual estamos há 20 dias sem poder armazenar uma quantidade de alimentos em casa, tendo gastos extras com alimentação fora de casa e o sofrimento apenas para ser atendido, ter um diagnóstico de quem representa a fabricante para não perder a suposta garantia de 10 anos na peça do aparelho (o que já não acreditamos mais, é apenas uma isca para a hora da venda). Segui todos os procedimentos burocráticos que a empresa solicita para ser atendido diversas vezes, e a assim vão "empurrando com a barriga" a situação, sem me dar atendimento. Você se torna não cliente mas refém da samsung por uma garantia que sequer te atende. De um lado fica o receio da perda do investimento que foi feito com tanto suor, do outro lado fica a necessidade, constrangimento e a pressa para tornar funcional um bem de consumo tão essencial que é a geladeira. Essa reclamação é um mais um registro da indignação e frustração que estou passando por parte da empresa e sua autorizada em Fortaleza. É simplesmente inacreditável o que estou passando para ser atendido. Para ficar ainda mais claro, todas as vezes que preenchi dados em "formulários" do whatsapp (que não são seguros, qualquer pessoa pode copiar e compartilhar dados importantes) sempre afirmaram entrar em contato com um número que sequer eu tinha whatsapp cadastrado. Informava meu whatsapp existente e da minha esposa e diziam estar cadastrado outro número. Por fim, alterei o cadastro do SITE, continuaram enviando para o número errado, e logo criei outra conta de whatsapp para receber a mensagem (suposto contato) e me enviaram para o número que dei desde o início, parece até piada, mas como afirmei acima, foi o contato apenas para dizer que mandaram 1 mensagem, que respondi 1 minuto depois e não me responderam mais e os fatos seguiram como descrito. Tenho todas as provas do que estou falando, e é com muita indignação que estou reforçando tudo isso aqui. NÃO CONFIO MAIS NA SAMSUNG, não indico, e não pretendo mais adquirir os aparelhos também da linha S que eu tanto gostava. Vale ressaltar que minha própria esposa tentou atendimento e insistiu com a Samsung/B2X Care e não teve sucesso também. E outro ponto curioso é que ao final da ligação para avaliar a empresa/atendimento na B2X apertei diversas vezes a opção 2 "INSATISFEITO" e a ligação/sistema simplesmente não aceita, parece aceitar apenas se a pessoa digitar a opção 1 que é conveniente para a empresa.

Solução esperada

  • Danos morais/materiais
  • Reparo

Mensagens (4)

SAMSUNG

Para: V. S.

02/01/2024

São Paulo, 02 de janeiro de 2024. Ao PROTESTE CPTBR01939947-44 Reclamante: VICTOR SILVA ANTUNES Reclamada: SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Produto Modelo: RT46K6261S8/BZ Serial: 0FUJ4DAN801461F Data Compra: 08.12.2020 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1º Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP/Processo/Ofício acima identificada, esclarecer: Alega o consumidor Reclamante, em apertada síntese, que em dezembro de 2020 adquiriu um refrigerador da Samsung, modelo RT46K6261S8/BZ, a qual veio a apresentar problemas no software recentemente. Em atenção à reclamação em tela, esclarece a Reclamada que o prazo de garantia para refrigeradores é de um ano, conforme Política de Garantia da Samsung Logo, os custos do serviço devem ser suportados pelo Reclamante, pois, conforme esclarecido, a fabricante somente cobre esses custos quando o produto está dentro do período de garantia, e desde que não se trate de dano originado por culpa exclusiva do consumidor. Portanto, ante a inexistência de infração de qualquer espécie, a improcedência, bem como o arquivamento da presente reclamação são medidas que se impõem e que desde já se requer. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Contact Center São Paulo Telefone 0800 941 2880 Ramal 131232 Atenciosamente. Pedro Marques Analista de backoffice VOC Hotline T+ 0800 941 2880 RAMAL131232 [email protected] Nova São Paulo II Av. João Carlos da Silva Borges, 1240 04726-002 São Paulo/SP Brasil atento.com.br

V. S.

Para: SAMSUNG

02/01/2024

Mais uma vez a Samsung responde de forma genérica, aparentemente automática, e inconsistente em relação a integridade da reclamação em apertada síntese. A empress se indispõe à clareza de informações e ausência de suporte técnico em tempo hábil, submetendo os clientes a constrangimento por longo tempo. Para acrescentar mais informações ao registro, hoje dia 02 de janeiro de 2024, permaneço sem meu refrigerador funcionando devido a incompetência da Samsung para dar suporte ao cliente por meio/junto da sua autorizada e representante legal em tempo hábil, enviei meu refrigerador para outra empresa que pôde me atender e ficaram de me enviar um laudo para conserto. Diferente do que a Samsung afirma na resposta anterior, não se sabe se o problema é de software, até porque a própria Samsung não me atendeu tampouco visitou e produziu laudo técnico para prestar tal afirmação. Outro detalhe é afirmar que só possui garantia de 1 ano e por isso as custas da visita ficam para o cliente, porém ignoram o explícito da reclamação acerca da afirmação da empresa destacando no ato da venda que seus refrigeradores possuem 10 anos de garantia. Ora, se a garantia no compressor existe mesmo, então assim deveriam enviar o técnico para avaliar o aparelho. E se não existir a garantia, então esta informação não seria porventura falsa ou enganosa? Se existe a garantia e cobram para realizar a visita e produzir o laudo isto é inconsistente com o direito do consumidor, porém se é assim também então não devem interpor dificuldades para remover do refrigerador apenas a peça que possui a suposta garantia de 10 e levar para a assistência técnica, caso contrário, se isto me é impedido, então não seria essa determinação da empresa um abuso da fragilidade econômica e incapacidade técnica do consumidor de poder exercer a garantia a qual junto ao refrigerador foi vendido conforme anúncio? Nem todo consumidor é ignorante com relação aos seus direitos. Comprei um refrigerador com 10 anos de garantia no compressor vocês tem o dever de realizar o laudo sem as custas por minha parte mesmo que isso signifique a remoção da peça para levar até a autorizada (o que a Samsung já informa, ou seja, pressiona o cliente, que pode não ser conforme os padrões da empresa. Entãopubliquem quais são os padrões da empresa) , e isto afirmo, quero ver se vocês terão a capacidade de afirmar publicamente que isso é possível sem a perda da garantia por parte do consumidor. Esse print enviado por vocês é tão raso quanto à resposta que deram aqui quando se tem um cliente com no total de mais de 30 dias sem refrigerador.

V. S.

Para: SAMSUNG

02/01/2024

Apenas para corrigir minha fala que a afirmação sobre 10 anos de garantia é NO COMPRESSOR. E reitero, a autorizada SAMSUNG não me atendeu, não levou em consideração meu problema e nem as informações passadas e preenchidas repetidamente e exaustivamente nas desgastantes tentativas de receber atendimento. E depois vem com essa resposta curta e padronizada acerca da garantia de 1 ano do aparelho, quando na verdade eu passei dias me humilhando para pelo menos receber 1 mensagem no whatsapp pela autorizada. Inclusive fui informado nas primeiras ligações que só teria custas caso o aparelho não estivesse com problemas. Realmente é inacreditável o que estou passando. É ABSURDO.

SAMSUNG

Para: V. S.

03/01/2024

São Paulo, 03 de janeiro de 2024. Ao PROTESTE CPTBR01939947-44 Reclamante: VICTOR SILVA ANTUNES Reclamada: SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Produto Modelo: RT46K6261S8/BZ Serial: 0FUJ4DAN801461F Data Compra: 08.12.2020 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1º Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP/Processo/Ofício acima identificada, esclarecer: Conforme se verifica no presente caso, quando o refrigerador apresentou problemas, a parte Reclamante não aceitou atendimento da Assistência Técnica autorizada, por não aceitar o pagamento da taxa de visita, optando por formalizar reclamação diretamente no Proteste. Esclarece a Reclamada que o produto está fora do período de garantia de um ano concedido pela fabricante, visto que o produto foi adquirido em 08.12.2020, e portanto, o valor de taxa de visita é de única e exclusivamente responsabilidade da assistência técnica autorizada. Portanto, considerando a expiração do prazo de um ano garantia concedido pela Samsung, o serviço e análise do defeito do produto, somente poderá ser realizado mediante aprovação da taxa de visita e de orçamento elaborado pelo posto autorizado. Por fim, ante a inexistência de infração de qualquer espécie, a improcedência, bem como o arquivamento da presente reclamação são medidas que se impõem e que desde já se requer. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Contact Center São Paulo Telefone 0800 941 2880 Ramal 131232 Atenciosamente. Pedro Marques Analista de backoffice VOC Hotline T 0800 941 2880 RAMAL131232 [email protected] Nova São Paulo II Av. João Carlos da Silva Borges, 1240 04726-002 São Paulo/SP Brasil atento.com.br