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- Título da reclamação pública
VIVO: Cobrança indevida (artigo 42 do CDC), foi feito devolução simples, requer devolução em dobro.
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
G. F.
Para: VIVO
RECLAMAÇÃO: Artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor. Não DEVOLUÇÃO EM DOBRO do valor cobrado indevidamente da linha do consumidor. A DEVOLUÇÃO EM DOBRO é prevista pela ANATEL em casos que o consumidor é cobrado indevidamente e descontado em seu saldo. Valor a ser ressarcido é R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) que devem ser inseridos na linha (62) 9 9284-7574, visto que a Prestadora VIVO apenas realizou a devolução simples. Ou seja, falta a Prestadora VIVO inserir mais uma RECARGA ou REAJUSTE de saldo no valor de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo), por se tratar de cobrança indevida, artigo 42, parágrafo único do CDC. Atendimento para linha: (62) 9 9284-7574. Protocolo OUVIDORIA VIVO: 20230595063410 Funcionária do atendimento: JANE Data: 20/12/2023 (quarta-feira). Referente a linha VIVO (62) 9 9284-7574, conforme prints do aplicativo MEU VIVO que estão anexos nesta reclamação, nesta plataforma, para comprovar o saldo de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha: (62) 9 9284-7574 reajustado em 23/11/2023 (quinta-feira). Esse reajuste foi feito em 23/11/2023 (quinta-feira), sendo que consta no aplicativo MEU VIVO, bem como consta também as informações de que a funcionária JANE da OUVIDORIA VIVO identificou esse reajuste em sistema, sendo que a funcionária deixou tudo registrado no protocolo OUVIDORIA VIVO: 20230595063410. Sobre o reajuste, para fins de conhecimento deste atendimento, foi um reajuste feito na linha (62) 9 9284-7574 de saldo que possuía na linha (62) 9 9610-4055, visto que conforme se pode verificar em sistema a linha é PORTABILIDADE realizada de CLARO para VIVO sob protocolo 20234280587970 pela funcionária ALANA, data do atendimento: 23/11/2023 (quinta-feira). Deste modo, o consumidor comprou um chip pré-pago da VIVO e ativou no plano pré-pago, após ativação recebeu o número provisório (62) 9 9610-4055, e realizou neste número uma recarga de R$ 30,00 (trinta reais), solicitou portabilidade conforme protocolo 20234280587970 de CLARO para VIVO da linha (62) 9 9284-7574. Por isso, foi feito o reajuste de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavos) na linha (62) 9 9284-7574 em 23/11/2023 (quinta-feira), visto que era o saldo que tinha na linha provisória até a conclusão do processo de portabilidade de CLARO para VIVO. Ocorre que descobri no dia 20/12/2023 (quarta-feira) que minha linha VIVO pré-pago: (62) 9 9284-7574 foi cancelada de forma indevida pela VIVO. Reforçando que o cancelamento foi indevido e reconhecido pela VIVO. Existia saldo de crédito de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) válidos até 22/01/2024, ou seja, só iria vencer em janeiro de 2024. No dia 19/12/2023 (terça-feira) recebi por volta das 9 horas da manhã uma mensagem da VIVO informando que a minha linha seria cancelada por falta de recarga, porém, desconsiderei, pois na linha (62) 9 9284-7574 tinha saldo de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) válido até 22/01/2024. Como existia saldo de créditos válidos na linha (62) 9 9284-7574 no valor de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) até 22/01/2024, desconsiderei o torpedo que recebi e continuei usando meu celular VIVO. No dia 20/12/2023 (quarta-feira), dia seguinte, ao efetuar uma ligação foi informado uma mensagem eletrônica de que a linha estava cancelada e que para desbloquear era necessário efetuar uma recarga. Assim, entrei em contato com a OUVIDORIA DA VIVO no dia 20/12/2023 (quarta-feira), e informaram que a linha realmente estava com o STATUS CANCELADA, e que seria feito procedimento de reativação da linha (62) 9 9284-7574, e que o consumidor teria que realizar uma recarga para normalizar o acesso a linha (62) 9 9284-7574. Ressaltando que a linha já tinha saldo de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) válidos até 22/01/2024 através do PROTOCOLO OUVIDORIA VIVO: 20230428499914 de 23/11/2023 (quinta-feira), e que esse saldo era reajuste da linha provisória que não entrou na linha portada. Fiz a recarga de R$ 20,00 (vinte reais) na linha: (62) 9 9284-7574, conforme comprovante de recarga anexo nesta plataforma, e conforme consta em sistema VIVO, pois a recarga foi realmente inserida na linha: (62) 9 9284-7574. Ocorre que após a recarga inserida, o saldo anterior que tinha na linha (62) 9 9284-7574 de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavos) não retornou. Ou seja, o saldo foi cobrado indevidamente. Deste modo, foi aberto chamado para o setor TI realizar a devolução do saldo de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha (62) 9 9284-7574, COMO COBRANÇA INDEVIDA (ARTIGO 42 DO CDC), visto que esse saldo sumiu, e devido a linha ter sido cancelada indevidamente, sendo tudo registrado no protocolo OUVIDORIA VIVO: 20230595063410. Neste viés, no mesmo dia através do protocolo OUVIDORIA VIVO 20230595871463 funcionária CICERA verificou em sistema as cobranças indevidas, foi feito o reajuste do valor de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavos) na linha (62) 9 9284-7574, após o consumidor novamente entrar em contato com a Ouvidoria da VIVO, entretanto, A DEVOLUÇÃO FOI SIMPLES SENDO QUE PRECISA SER EM DOBRO. Ocorre que o consumidor passou muita frustração com a VIVO chegando até mesmo registrar um BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA DELEGACIA VIRTUAL como FATO ATÍPICO, visto que a linha (62) 9 9284-7574 foi cancelada de forma indevida, visto que existia saldo ativo na linha e com validade até 22/01/2024. Além de que a linha (62) 9 9284-7574 sofreu reajuste de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) referente a recarga do número provisório que não entrou na linha após a portabilidade. Deste modo, o consumidor foi cobrado indevidamente do seu saldo, teve muitos desgastes emocionais para resolver a situação junto a OUVIDORIA DA VIVO, no dia 20/12/2023, visto que não foi apenas um atendimento, mas vários protocolos para tentar resolver seu problema no dia 20/12/2023. E levando-se em consideração que a linha (62) 9 9284-7574 foi cancelada indevidamente.
Solução esperada
- PEDIDO: Diante do exposto, requer a devolução de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha (62) 9 9284-7574 para configurar DEVOLUÇÃO EM DOBRO, visto que foi feito a devolução simples de valor cobrado indevidamente do consumidor, e conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor, a DEVOLUÇÃO PRECISA SER EM DOBRO nos casos em que o consumidor foi cobrado indevidamente e o valor descontado do seu saldo. Pelo exposto, requer o cumprimento do artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do consumidor com o reajuste de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha (62) 9 9284-7574 para configurar DEVOLUÇÃO EM DOBRO de valor cobrado indevidamente do saldo do consumidor.
Mensagens (6)
G. F.
Para: VIVO
Prezada VIVO, Linha para efetuar o ressarcimento: (62) 9 9284-7574 Precisa devolver mais uma RECARGA ou SALDO no valor de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha (62) 9 9284-7574 para configurar DEVOLUÇÃO EM DOBRO, conforme previsto no artigo 42, parágrafo único do Código de Defesa do Consumidor. PEDIDOS DESTA RECLAMAÇÃO: 1) Diante do exposto, requer a devolução de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha (62) 9 9284-7574 para configurar DEVOLUÇÃO EM DOBRO, visto que foi feito a devolução simples de valor cobrado indevidamente do consumidor. 2) Pelo exposto, requer o cumprimento do artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do consumidor com o reajuste de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha (62) 9 9284-7574 para configurar DEVOLUÇÃO EM DOBRO de valor cobrado indevidamente do saldo do consumidor. 3) Por favor, RECARREGAR ou REAJUSTAR o saldo da linha (62) 9 9284-7574 para R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo), para configurar a DEVOLUÇÃO EM DOBRO.
G. F.
Para: VIVO
Telefones para contato comigo são: (62) 9 9284-7574 ou (62) 9 8620-8017. Poderá ligar em qualquer horário. Informo que poderá ligar em qualquer horário. Reforço em informar que o consumidor é advogado, conforme juntei a cópia da minha identidade como advogado anexa nesta plataforma nos documentos. Sobre o pedido de DEVOLUÇÃO EM DOBRO do valor de R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) na linha (62) 9 9284-7574 é direito previsto no artigo 42, parágrafo único, do Código de Defesa do Consumidor. E que caso a VIVO descumpra, será necessário protocolar processo judicial em face da VIVO. Por favor, devolver R$ 26,01 (vinte e seis reais e um centavo) como RECARGA ou REAJUSTE de saldo na linha: (62) 9 9284-7574 para CUMPRIR como lei determina de DEVOLUÇÃO EM DOBRO DE VALORES COBRADOS INDEVIDAMENTE, e conforme PREVISTO NA ANATEL. Reforçando que ANATEL também determina devolução em dobro de valor cobrado indevidamente do consumidor, por isso requer o cumprimento da lei e determinação ANATEL.
G. F.
Para: VIVO
Prezado VIVO (Telefônica), Até o momento não recebi o retorno da empresa referente a essa reclamação. Muito humilhante e desgastante tentar resolver essa demanda junto a empresa VIVO (Telefônica), pois estou muito decepcionado com o problema que mesmo expondo de forma pública à empresa VIVO (Telefônica) se recusa em resolver. Aguardo retorno. Telefones para contato com o consumidor são: (62) 9 9431-0772 ou (62) 9 8620-8017. Poderá ligar em qualquer horário.
G. F.
Para: VIVO
Prezado VIVO (Telefônica), Até o momento não recebi o retorno da empresa referente a essa reclamação. Muito humilhante e desgastante tentar resolver essa demanda junto a empresa VIVO (Telefônica), pois estou muito decepcionado com o problema que mesmo expondo de forma pública à empresa VIVO (Telefônica) se recusa em resolver. Aguardo retorno. Telefones para contato com o consumidor são: (62) 9 9431-0772 ou (62) 9 8620-8017. Poderá ligar em qualquer horário.
G. F.
Para: VIVO
Péssimo atendimento recebido. Nota 1 pelo atendimento recebido. NÃO voltaria a fazer negócio. Não indico esta empresa! Péssima empresa a Prestadora Vivo. Péssimo atendimento. Meu problema não foi resolvido. Nota 1 pelo atendimento. NÃO volto a fazer negócio.
G. F.
Para: VIVO
Péssimo atendimento recebido. Nota 1 pelo atendimento recebido. NÃO voltaria a fazer negócio. Não indico esta empresa! Péssima empresa a Prestadora Vivo. Péssimo atendimento. Meu problema não foi resolvido. Nota 1 pelo atendimento. NÃO volto a fazer negócio.