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Cancelamento Involuntário

Decolar 11621-BR
ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. B.

Para: Decolar

19/01/2024

Comprei no dia 13/12/2023 um pacote de viagens pela DECOLAR para Buenos Aires. Saída dia 24/01/2024 e retorno dia 30/01/2024. No dia 19/01/2024 fui informado que o meu voo de São Paulo para Buenos Aires do dia 24/01/2024 foi cancelado devido a greve geral prevista para o dia na Argentina. Em contato com a DECOLAR a mesma solicitou que eu entrasse em contato com a CIA aérea para ver a possibilidade de mudança no voo. Porém não existiam mais voos para a data do dia 24 e nem para os próximos dias 25, 26 e 27 de janeiro e nem para o dia anterior dia 23 de janeiro. Como não havia mais a possibilidade de remarcação, foi solicitado o cancelamento do pacote e reembolso do valor total pago de R9.148,62. Porém a Decolar me Informou que os valores a serem reembolsados serão de apenas R$5.016,83, sendo R$2.906,96 referente ao voo da ida, R$692,75 referente ao Hotel e R$1.417,12 referente ao voo da volta. Ao questionar sobre o valor restante, R$4.131,79, a mesma informou que se refere ao voo da volta e que este não é reembolsável integralmente! Como a Decolar não irá me reembolsar, já que o meu voo da ida foi cancelado involuntariamente? Eu não fui o responsável pelo cancelamento. É meu direito receber todo o valor pago a Decolar que é de R$9.148,62

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 9148,62
  • Danos morais/materiais
  • Reparo

Mensagens (8)

Decolar

Para: E. B.

06/02/2024

Bom dia Eduardo; O reembolso devido reacomodação do voo foi concedido integral da tarifa pela Latam, onde o valor reembolsado até o momento de R$  1.722,82 foi parcial referente a 2 bilhetes recebido pela Decolar, estando em andamento ainda a diferença do valor. Peço que aguarde o prazo de reembolso informado por e-mail em 20/01/2024. Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Reply message ----------

E. B.

Para: Decolar

06/02/2024

O valor que vocês me passaram no e-mail de 20/01/2023 que seria reembolsado é de apenas R$2.679,85. Eu paguei no pacote o valor de R$9.148,62. Onde está a diferença? Lembrando que eu não fui o responsável pelo cancelamento do voo e sim a Latam cancelou o meu voo como foi noticiado pela imprensa onde todas as companhias aérea cancelaram os voos para a Argentina no dia 24/01/2024 devido a greve geral no país. Como meu voo foi cancelado, automaticamente se cancela todo o pacote já que não poderia ir mais. De acordo com o código de defesa do consumidor, exijo o reembolso do valor total pago a empresa Decolar, caso contrário entrarei com medidas judiciais cabíveis

Decolar

Para: E. B.

06/02/2024

Boa tarde Eduardo. Esclarecendo suas dúvidas: Voce contratou sob reserva 386535257700 um voo de ida com a Latam saindo de Belo Horizonte para Buenos aires saindo dia 24 janeiro 2024, esse voo da ida foi modificado pela Latam por isso ao solicitar o cancelamento eles concederam o reembolso integral onde foi devolvido por eles até o momento o valor de R$  1.722,82 referente a 2 dos 3 bilhetes contratados, valor total desse trecho foi de R$ 2.906,96, onde assim que recebermos o valor do terceiro bilhete, estaremos processando o reembolso e notificando voce por e-mail. Junto na mesma compra voce contratou um voo de volta de Buenos Aires para Belo Horizonte voltando no dia 30 janeiro 2024, quanto a esse voo estava confirmado pela Latam, por isso identifiquei que no dia 19/01/2024  a atendente Tauany em atendimento prestado por telefone, informou que apenas o voo da ida e o hotel teria direito ao reembolso integral, seu voo de retorno de Buenos Aires seria cancelado de acordo com a regra do voucher enviado pela agencia (anexo) que informa que o valor da passagem não é reembolsável pela Latam, o que seria reembolsado nesse caso seria somente as taxas aeroportuárias, temos registro que mesmo insatisfeito voce aceitou que fosse aberto o pedido de cancelamento mediante regras desse trecho e por isso foi solicitado o reembolso com multa, onde já foi devolvido o valor de R$ 489,32 + R$ 6,75 referente as taxas reembolsáveis e enviado e-mail a voce sobre esse reembolso via protocolos RO-60622926 e RO-61219734, valor total desse trecho foi de R$ 5.548,91 Quanto ao hotel, será reembolsado o valor integral pago de R$ 692,75 visto que também de acordo com o voucher (anexo), o hotel San Remo City permitiria o reembolso total até 23/01/2024 às 11h59 e como foi solicitado dentro desse prazo o cancelamento no dia 19-01-2024, o reembolso está em processamento e ocorrerá de forma integral em até 2 faturas, protocolo de reembolso desse serviço é o RO-60622860. Obs: Desta forma, conforme voce aceitou em 19/01/2024, o reembolso da reserva 386535257700  não foi integral do valor pago (2 trechos de voo + hotel). Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Reply message ----------

E. B.

Para: Decolar

06/02/2024

De acordo com o código de defesa do consumidor, eu tenho direito sim ao reembolso integral do meu voo da volta, uma vez que eu não dei parte do cancelamento do meu voo da ida. Como usaria o voo da volta se eu não pude ir?? Com o cancelamento do meu voo de ida, fiquei impossibilitado de viajar, uma vez que não teria outra data para a viagem. Desta forma a Decolar teria que me reembolsar todo o valor gasto com o pacote. As regras tarifárias deveriam seguir o seu caminho normal caso eu solicitasse o cancelamento. O que não foi o caso. Cancelaram meu voo de ida. Como iria voltar se eu não já não iria?? Mais uma vez venho através desta tentar um acordo amigável com vocês, caso não resolvam irei entrar com medidas judiciais. Fui lesado

Decolar

Para: E. B.

08/02/2024

Bom dia Eduardo. Claramente voce teria direito sim ao reembolso integral se tivesse contratado um trecho ida e volta obrigatório na mesma compra, porém não foi esse o caso, Pode verificar que ao comprar, no seu e-mail de confirmação de compra, voce recebeu 2 voucher de voo, um com o trecho de ida e outro com o trecho de volta separado, sendo assim a companhia aérea apenas concede reembolso integral do trecho se foi afetado por eles com algum cancelamento de voo ou alteração que encaixe dentro do tempo necessário para reembolso, voce teve ciencia da informação dia 19/01/2024 pela atendente Tauany, por isso o seu trecho do dia 30-01 foi cancelado com multa. Informo que por uma exceção, estamos enviando um pedido de reversão de multa do trecho do dia 30-01 a Companhia aérea Latam e estaremos aguardando autorização ou recusa do pedido, onde assim que tivermos resposta voltamos a te notificar, lembrando que a Latam precisa autorizar essa reversão uma vez que são eles quem são pagos pelo serviço, a decolar é intermediadora. Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Reply message ----------

E. B.

Para: Decolar

08/02/2024

Prezados, informo que no mesmo dia 19/01/2024, em contato com a Latam, juntamente com a atendente da Decolar ao telefone, foi informado pela atendente da Latam que eu teria direito ao reembolso integral das minhas passagens, inclusive do voo da volta, uma vez que ocorreu uma contingencia. Inclusive a atendente da Latam informou isso a atendente da Decolar. E que o valor seria repassado a Decolar e a mesma deveria me repassar. Inclusive já estou de posse desta carta de contingência da Latam. Lembrando que foi um cancelamento divulgado pela imprensa. Todas as companhias aérea cancelaram os voos para Argentina no dia 24/01/2024 devido a greve geral. A responsabilidade de repassar o valor pago é da Decolar já que eu comprei o pacote de viagens através de vocês! Como se compra um pacote de viagens sem ter um voo da ida e o outro da volta? Não fiz nada separado! Segui o passo a passo no site de vocês para a compra do pacote que inclui o voo de ida, hotel e o voo da volta! Paguei uma única vez o valor de $9.148,62 direto para decolar. Mais uma vez venho por meio desta tentar a devolução do valor total pago de forma amigável, caso contrário entrarei com ações judiciais cabíveis

Decolar

Para: E. B.

08/02/2024

Eduardo; Voce deve aguardar, conforme informado anteriormente, já enviamos o pedido de reversão de multa diretamente a Latam, onde quem retem o valor pago são eles visto que são eles quem fazem o serviço de transporte aéreo e não a agencia, portanto mesmo que nós cobremos os valores, nós pagamos os fornecedores, somos apenas uma plataforma para divulgação e apenas retemos uma pequena taxa de serviço de intermediação e não o valor total pago pelo serviço, portanto o valor pago por seu voo está com a Latam uma vez que são eles quem prestam o serviço final. É necessário que voce apenas aguarde, onde se de fato for confirmado pelo fornecedor o que voce está nos informando, eles reverterão as multas e caberá a agencia informar a voce, mas pra isso temos que ter confirmação do mesmo diretamente a agencia. Atenciosamente, Equipe Decolar. ---------- Reply message ----------

E. B.

Para: Decolar

28/02/2024

Prezados, até hoje não recebi nenhum retorno! Em contato mais uma vez com a CIA será, a mesma informou que todo o valor pago foi reembolsado, porém este valor é direcionado a empresa de turismo que eu efetuei a compra do pacote, no caso a DECOLAR, e que agora só depende de vocês para me reembolsarem integralmente