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TV Samsung semi nova com defeito crônico, e orçamento do conserto maior que TV nova

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. M.

Para: SAMSUNG

23/01/2024

Em 09/04/2022 realizei a compra online da SMART TV TELA QLED 55 SAMSUNG 55Q80A via site das lojas Americanas pela quantia de R$ 4.799,99. Após a instalação da TV, passados 30 dias de uso, se constatou uma mancha na tela da TV, foi acionada a assistência técnica e toda a tela de LCD da TV foi trocada sem custos. Em novembro de 2023, 18 meses após, começaram novos problemas, culminando com a situação da TV ficar ligando e desligando sozinha de forma infinita. Entrei em contato com a Samsung, protocolo 2213516682, solicitando assistência técnica para o conserto, pois estava fora da garantia. Tive um longo tempo até o retorno, inclusive fiz novos contatos, até que a assistência técnica combinou a visita. Falaram que a visita seria R$ 200,00 e que seria abatido do valor do conserto. Concordei. Vieram a minha casa e nem abriram a TV. Viram o problema e disseram que é um problema bem corriqueiro desde e outros modelos. Me passaram o valor de R$ 4.915,00 para o conserto. Tenho todos os documentos que comprovam esse meu relato. Tentei argumentar que não fazia sentido tal orçamento, pois o valor de uma nova TV QLED 55 polegadas hoje em dia está R$ 3.300 reais no próprio site da Samsung. Disseram que não poderia fazer nada pois era orientação da Samsung. Perguntei se esse defeito está acontecendo muito e eles disseram que toda linha 2021/2022 é muito problemática. Me aconselharam a procurar a Samsung. Fiz isso, inclusive mandei mensagem via site ao Presidente da Samsung (protocolo 142923387). Abri novo protocolo junto a Samsung pedindo que reavaliassem a posição pelas seguintes razões: a) Cobrar um valor de manutenção muito maior que o equipamento novo é a mesma coisa que não realizar a manutenção ou não querer realizá-la, sendo esta obrigação do fabricante por lei. Caso contrário, seria o mesmo que dizer que a TV da Samsung após estragar fora da garantia vira lixo. b) Existe um tempo de vida médio admitido para cada produto, e que no caso da TV é de 5 anos. Esse dado foi mencionado por advogados em sites que relatam e discutem esse problema com as TVs da Samsung. Ou seja, a empresa precisa garantir que o produto funcione em média por no mínimo 5 anos. Apenas um ano e meio é muito abaixo disso. c) Encontrei milhares de pessoas com o mesmo problema na TV, chamam o problema de LOOP INFINITO. Existe um grupo no facebook com mais de 16.300 pessoas com este problema ocorrendo logo após o término da garantia: https://www.facebook.com/groups/SamsungTVdesligaLigaSozinha. Muitas pessoas com o mesmo modelo de TV que o meu, evidenciando um provável VICIO OCULTO do produto. Para alguns modelos a Samsung já faz o conserto fora da garantia, assumindo o problema, outros ela ainda reluta, como o do meu caso. Todavia, simplesmente, apesar de demonstrar a eles todo o relato acima, me disseram que como o produto está fora da garantia não poderiam fazer nada. Dando a única opção de R$ 4.915,00 para consertar a TV, a qual nova custa R$ 3.300,00. Ou seja, estão inviabilizando o meu uso do equipamento de forma definitiva. Aonde está a responsabilidade do fabricante que coloca um produto no mercado e, após 18 meses de uso, o mesmo apresenta problema igual aos modelos já evidenciados como VICIO OCULTO, e acha normal cobrar mais que um novo, deixando o cliente com a única opção de jogar a TV no lixo? Gostaria que a Samsung reavaliasse a situação. Entenda que o vício existe ou pelo existe a dúvida, pois o mesmo defeito vai muito além de alguns poucos modelos. Minha solicitação é que fosse realizada a manutenção e troca da lela de LCD do meu TV sem custos ou fosse trocada a TV por uma QLED nova do mesmo padrão. Paguei por uma TV para tê-la funcinando por pelo menos 5 anos. Ter que jogar fora uma TV com menos de 2 anos de uso, vendo que milhares de pessoas estão tendo o mesmo problema, algo está muito errado. Caso eu não consiga resolver pelos menos disponíveis, irei acionar a justiça. Vi que muitos estão ganhando as causas, não apenas do valor pago e corrigido da TV, mas também danos materiais. Todavia, eu ainda estou dando essa última oportunidade para uma resolução amigável.

Solução esperada

  • Reparo

Mensagens (3)

SAMSUNG

Para: E. M.

06/02/2024

São Paulo, 06 de fevereiro de 2024. Ao PROTESTE CPTBR01957402-39 Reclamante: EDISON MANFROI Reclamada: SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Produto Modelo: QN55Q80AAGXZD Serial: RXCT3006GVJ Data Compra: 09.04.2022 SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00280.273/0007-22, localizada na Avenida João Carlos da Silva Borges, 1240, 1º Andar, Vila Cruzeiro, São Paulo/SP, CEP: 04726-002, vem, perante este respeitável órgão de defesa do consumidor, em atenção à CIP/Processo/Ofício acima identificada, esclarecer: O Reclamante apresentou o Produto Televisor, modelo QN55Q80AAGXZD, na assistência técnica autorizada da SAMSUNG, denominada FIX IT ASSISTENCIA EM EQUIPAMENTOS, localizada na cidade Porto Alegre - RS, alegando que o produto não funciona. Sobre o caso em tela, esclarece a Reclamada que o consumidor encaminhou seu aparelho à assistência técnica credenciada para análise fora do período de garantia de um ano concedido pela fabricante, visto que o produto foi adquirido em 09.04.2022. Portanto, considerando a expiração do prazo de um ano garantia concedido pela Samsung, o serviço somente poderá ser realizado mediante aprovação do orçamento elaborado pelo posto autorizado. Por fim, ante a inexistência de infração de qualquer espécie, a improcedência, bem como o arquivamento da presente reclamação são medidas que se impõem e que desde já se requer. Atenciosamente, SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA. Contact Center São Paulo Telefone 0800 941 2880 Ramal 131232

E. M.

Para: SAMSUNG

06/02/2024

Palavras em tom jurídico não me amedrontam e não qualificam a sua defesa. É dever do fabricante manter peças sobressalentes e prestar manutenção do equipamento vendido em um prazo maior que o um ano de garantia. Isso é lei, e pelo que me lembro era de algo em torno de no mínimo 3 anos. Prestar manutenção, quer dizer prover um orçamento em condições viáveis, técnicas e econômicas, para o seu aceite, pois se trato de um produto "usado", que deveria ter uma vida útil maior (TV ficaria em média de 5 anos) e não apenas de 18 meses como foi o caso. Realizar um orçamento quase vezes o valor de um produto similar novo, da mesma marca, não caracteriza o ato de prover a manutenção do mesmo, muito pelo contrário, do meu ponto de vista de cliente, se mostra uma forma de evitar e não prover a devida manutenção do equipamento, já que a recusa do orçamento é algo lógico em uma aberração como esta. A reclamação que abri no consumidor.gov foi melhor conduzida pela Samsung, mas todavia, pouco evolutiva. Prometeram dar um desconto. Sim de quase cinco mil reais para consertar uma TV que nova hoje é oferecida no site da samsung por 3.300,00 parcelado e com 1 ano de garantia, fizeram a magnânima proposta de cobrar R$ 3.263,10 para consertar uma TV usada. De novo, do meu ponto de vista de consumidor, a Samsung se abstém de prestar a manutenção de seus produtos, demonstrando total desleixo para com o consumidor que comprou seu produto, usou apenas 18 meses e terá que jogar fora no lixo, um produto que deveria durar muitos anos mais. As TVs antigamente e também hoje, são equipamentos que duram décadas se bem cuidadas e com poucos eventos de manutenção. Nunca, repito, nunca se pode pensar que 18 meses de funcionamento seja algo aceitável, e muito menos que um orçamento de 200% e depois um orçamento de 100% do valor de um equipamento novo seja razoável para tão pouco tempo de uso da TV. As últimas conversas com a samsung podem ser comprovadas pelos documentos em anexo. Da minha parte, estou participando de um grupo com mais de 16.000 usuários de TV samsung que se sentem lezados pela marca, se sentem largados e sem nenhum tipo de suporte viável. No meu caso, eu gostaria apenas de ter a TV consertada por um valor razoável. Essa postura da Samsung me aguça a procurar meus direitos, que independentemente do que diz a Samsung, existem e passam longe da simples garantia dos 12 meses. Estou sendo lezado moralmente e economicamente com a negativa da samsung em realizar um orçamento para manutenção razoável. Ou será que o produto da Samsung tem tão baixa qualidade que não suporta muito mais que um ano de vida? Sendo assim, a Samsung não teria interesse em prover manutenção de algo que dará problema novamente? Portanto, realiza orçamentos inviáveis de forma a forçar o consumidor a desistir da manutenção e comprar outro equipamento? Se é isso ou não eu não consigo afirmar, mas é o comportamento da Samsung que me faz isso pensar. Pergunta simples: A Samsung consegue fazer um orçamento viável ou não para o conserto de uma TV seminova com apenas 18 meses de uso? É só isso que eu quero saber. No mais, estou no aguardo dos acontecimentos, sei de clientes que estão entrando na justiça contra a Samsung sobre tema igual ao meu. Monitorarei o desfecho para então buscar meus direitos econômicos e morais. Aguardo por uma resposta objetiva. e definitiva.

E. M.

Para: SAMSUNG

07/03/2024

Devido a demora na resposta. Entendo que a Samsung desconsidera minha solicitação. Sendo assim considero meu problema NÃO SOLUCIONADO. Tomarei os caminhos que me competem. Primeiramente, nunca mais confiar nesta marca e muito menos comprar qualquer produto dela. Em segundo lugar, buscar reparação.