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Cobrança indevida de seguro de vida pela Caixa

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. L.

Para: CAIXA SEGURADORA

09/03/2024

Tenho um financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal e as prestações desse financiamento são debitadas da minha conta corrente. Em fevereiro de 2024 notei que além do valor da prestação, um valor a mais foi debitado da minha conta corrente, identificado como VIDA PREVI. Estranhei pois não possuo nenhum seguro com a Caixa, apenas o seguro do próprio apartamento, no entanto o valor debitado não correspondia com o valor do meu contrato. Então questionei a Caixa e fui orientado a entrar em contato com o atendimento da Caixa Vida e Previdência (olhem a burocracia), onde fui comunicado que se tratava de um seguro de vida, o qual não contratei. Descobri também que um valor de R$ 2.184,87, descontado de minha conta corrente em fevereiro de 2023 e identificado como SEGURADORA, referia-se na verdade a uma parcela anual do seguro, valor que me induziram a acreditar se referir ao seguro do financiamento imobiliário. Imediatamente solicitei o cancelamento do seguro de vida, bem como o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente. A atendente me informou que cancelaria o seguro e solicitaria o ressarcimento, mas que a resposta viria por e-mail em até 7 dias. Aguardei e recebi a resposta da Caixa Vida e Previdência, informando que não seria possível o ressarcimento total, apenas da última parcela, uma vez que seguro não se restitui. Insatisfeito com a solução apresentada, tentei acordo, sem sucesso, através da plataforma consumidor.gov, onde apresentei todos os fatos, argumentei que moro em Alfenas - MG e nunca fui pessoalmente na agência onde o seguro de vida foi feito (agência 3525, Poeta Zininho - Florianópolis - SC), que apenas os procurei, de forma online, para realizar o financiamento imobiliário. Também questionei que o processo de contratação de um seguro não é simples, você demonstra o interesse, apresenta documentação, assina um termo de débito em conta e indica beneficiários para receber o seguro. Pois nada disso foi feito. Quando perguntei à atendente quem estava cadastrado nesse seguro como beneficiário, ela me comunicou que ninguém. Como assim? Como uma pessoa faz seguro e não inclui um beneficiário, se realmente eu tivesse optado obviamente incluiria um beneficiário para evitar transtornos futuros. Ou seja, a Caixa me cobra um seguro, o qual eu não reconheço, e nem mesmo entra em contato comigo para ter meus dados preenchidos? Quem faz seguro assim? Pois bem, novamente tento uma solução, agora através dessa plataforma. Eu não contratei nenhum seguro, nunca tive interesse e gostaria que esse problema criado pela própria Caixa (no caso pelos responsáveis pela agência 3525, Poeta Zininho - Florianópolis - SC) fosse resolvido. Quero o ressarcimento de todos os valores cobrados indevidamente. Obrigado.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 2184,87
  • Danos morais/materiais

Mensagens (1)

A. L.

Para: CAIXA SEGURADORA

26/03/2024

Aguardando pronunciamento da empresa.