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PROPAGANDA ENGANOSA - VENDA DE "COMBO" QUE NÃO EXISTE
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
D. A.
Para: VIVO
Sou proprietária de uma empresa de pequeno porte – açougue e utilizo os serviços de telefonia fixa – duas linhas, internet e TV por assinatura, contratados com a Claro, na modalidade “combo”. No dia 14 de novembro de 2023, a empresa, por sua representante legal, recebeu uma ligação de uma vendedora da VIVO EMPRESAS (PIETRA/11-91557.9306) sendo ofertado/proposto um “combo” com duas linhas de telefone fixo, internet, TV por assinatura e uma linha móvel pelo valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais) a totalidade dos serviços. Como a minha empresa pagava pelos serviços na outra operadora o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) sem a linha móvel então firmamos contrato com a VIVO EMPRESAS, para a prestação dos serviços propostos no valor apresentado. A minha empresa informou que não poderia perder seus números fixos, por serem números de divulgação e pedidos para entregas. Nesse momento a vendedora da VIVO EMPRESAS garantiu que seria feita a portabilidade dos números para a VIVO EMPRESAS. A vendedora da VIVO EMPRESAS informou que seria feito contato para instalação da internet e duas linhas fixas, que só após essa instalação das linhas fixas e internet, o setor de TV entraria em contato para agendar a instalação e, somente após a instalação da TV o setor de telefonia móvel entraria em contato para envio de chip e ativação. Como a minha empresa teria que continuar com a operadora que já presta o serviço até a instalação de todos os serviços pela VIVO EMPRESAS, e não podendo pagar duas contas simultâneas, a VIVO EMPRESAS informou que a conta unificada, na modalidade “combo” somente começaria a ser “cobrada” quando todos os serviços estivessem instalados e a portabilidade das linhas fixas realizada. A instalação da internet e duas linhas fixas foram realizadas em 28 de novembro de 2023. A minha empresa continuou utilizando os serviços da outra operadora e informou que somente começaria a usar os serviços da VIVO EMPRESAS quando a portabilidade fosse realizada. O prazo inicial para a portabilidade, informado pela VIVO EMPRESAS, foi de dez dias úteis. Passado esse prazo, nenhuma portabilidade realizada, a minha empresa começa a fazer contato com a vendedora da VIVO EMPRESAS, pelo whatsapp, acima informado, e esta dava a informação que estava em andamento o pedido, para aguardar. Passou todo mês de dezembro de 2023, a informação era a mesma, pedido em andamento. Sempre questionada acerca dos serviços de TV e telefonia móvel, a vendedora da VIVO EMPRESAS informava que somente após a conclusão da portabilidade os outros setores fariam contato para instalação. Em janeiro de 2024, a minha empresa recebe uma cobrança da VIVO EMPRESAS, no valor de R$ 104,00 (cento e quatro reais) referentes aos serviços de internet e duas linhas fixas e uma de R$ 23,00 (vinte e três reais) referentes a linha móvel (até hoje nenhum chip foi recebido ou ativado pela empresa). Questionada sobre essas cobranças separadas – já que a minha empresa contratou um “combo” – a vendedora da VIVO EMPRESAS não respondeu mais as mensagens. No dia 18 de janeiro de 2024, diante da ausência de contato da vendedora da VIVO EMPRESAS, a minha empresa ligu diretamente para o SAC da VIVO EMPRESAS e foi informada que não havia contratação de nenhum “combo”, somente internet e duas linhas fixas, nenhuma contratação de TV e celular apareciam no sistema e que a venda teria sido feita por uma terceirizada da VIVO EMPRESAS, que é habitual isso acontecer. (Protoc. 180120242039279). A VIVO EMPRESAS ainda informou que, caso a minha empresa quisesse contratar todos os serviços em uma fatura única – “combo”, estes ficariam no valor de R$ 279,00 (duzentos e setenta e nove reais). No mesmo ato a minha empresa pediu o cancelamento do contrato pois não havia sido essa a contratação, até porque não faz sentido se a proposta da VIVO EMPRESAS está em um valor maior que a minha empresa já paga pelos serviços sendo prestados por outra operadora. A VIVO EMPRESAS informou que o cancelamento do contrato geraria a cobrança de multa, e então começou todo aborrecimento, perda de tempo e humilhação da representante legal da empresa. Abri diversos protocolos, pedindo o cancelamento sem multa com base em uma venda mediante fraude e/ou propaganda enganosa, pois fui induzida a erro quando firmou contrato com a VIVO EMPRESAS diante de uma proposta de serviços por um valor que não existia, sendo evidente a total má-fé da VIVO EMPRESAS, ou seja, contratei um “combo” que não existia nos sistemas da VIVO EMPRESAS. Quando eu ligava para saber o resultado do protocolo anterior era informada que não eram essas as informações constantes no sistema, somente pedido de cancelamento sem pagamento de multa, então eu detalhava todo o ocorrido novamente e abria um novo protocolo, isso por inúmeras vezes. (Protocolos 180120242088758, 180120242400546, 180120242445977 – 18/01/24; 250120248804105 – 25/01/2024) Fiz a tentativa pela ouvidoria da VIVO EMPRESAS, também por inúmeras vezes, sendo informada que a única excludente do pagamento de multa na rescisão é o descumprimento do contrato pela VIVO EMPRESAS. Mas não há que se falar em descumprimento de contrato e sim de um contrato que foi feito mediante fraude/propaganda enganosa, pois contratei os serviços por um valor e a totalidade dos serviços sequer não estavam inclusos no contrato, muito menos por aquele valor. Pedi as gravações das ligações da vendedora da VIVO EMPRESAS para mim, informando o nome e número de whatsapp utilizado, a VIVO EMPRESAS informou que as gravações não foram encontradas. Por derradeiro fiz um último protocolo, explicando toda situação novamente, e a resposta foi a mesma – que a única excludente do pagamento de multa na rescisão é o descumprimento do contrato pela VIVO EMPRESAS. (Protocolos 290120243639454 – Patrícia – 01/02/2024; 20249749028305 – Matheus – 09/02/2024; 20249887151807 – Elisa – 03/03/2024; 130320249963543 – Vânia – 13/03/2024).
Solução esperada
- Danos morais/materiais
- RESCISÃO DO CONTRATO SEM PAGAMENTO DE MULTA
Mensagens (3)
D. A.
Para: VIVO
Sou proprietária de uma empresa de pequeno porte – açougue e utilizo os serviços de telefonia fixa – duas linhas, internet e TV por assinatura, contratados com a Claro, na modalidade “combo”. No dia 14 de novembro de 2023, a empresa, por sua representante legal, recebeu uma ligação de uma vendedora da VIVO EMPRESAS (PIETRA/11-91557.9306) sendo ofertado/proposto um “combo” com duas linhas de telefone fixo, internet, TV por assinatura e uma linha móvel pelo valor de R$ 170,00 (cento e setenta reais) a totalidade dos serviços. Como a minha empresa pagava pelos serviços na outra operadora o valor de R$ 200,00 (duzentos reais) sem a linha móvel então firmamos contrato com a VIVO EMPRESAS, para a prestação dos serviços propostos no valor apresentado. A minha empresa informou que não poderia perder seus números fixos, por serem números de divulgação e pedidos para entregas. Nesse momento a vendedora da VIVO EMPRESAS garantiu que seria feita a portabilidade dos números para a VIVO EMPRESAS. A vendedora da VIVO EMPRESAS informou que seria feito contato para instalação da internet e duas linhas fixas, que só após essa instalação das linhas fixas e internet, o setor de TV entraria em contato para agendar a instalação e, somente após a instalação da TV o setor de telefonia móvel entraria em contato para envio de chip e ativação. Como a minha empresa teria que continuar com a operadora que já presta o serviço até a instalação de todos os serviços pela VIVO EMPRESAS, e não podendo pagar duas contas simultâneas, a VIVO EMPRESAS informou que a conta unificada, na modalidade “combo” somente começaria a ser “cobrada” quando todos os serviços estivessem instalados e a portabilidade das linhas fixas realizada. A instalação da internet e duas linhas fixas foram realizadas em 28 de novembro de 2023. A minha empresa continuou utilizando os serviços da outra operadora e informou que somente começaria a usar os serviços da VIVO EMPRESAS quando a portabilidade fosse realizada. O prazo inicial para a portabilidade, informado pela VIVO EMPRESAS, foi de dez dias úteis. Passado esse prazo, nenhuma portabilidade realizada, a minha empresa começa a fazer contato com a vendedora da VIVO EMPRESAS, pelo whatsapp, acima informado, e esta dava a informação que estava em andamento o pedido, para aguardar. Passou todo mês de dezembro de 2023, a informação era a mesma, pedido em andamento. Sempre questionada acerca dos serviços de TV e telefonia móvel, a vendedora da VIVO EMPRESAS informava que somente após a conclusão da portabilidade os outros setores fariam contato para instalação. Em janeiro de 2024, a minha empresa recebe uma cobrança da VIVO EMPRESAS, no valor de R$ 104,00 (cento e quatro reais) referentes aos serviços de internet e duas linhas fixas e uma de R$ 23,00 (vinte e três reais) referentes a linha móvel (até hoje nenhum chip foi recebido ou ativado pela empresa). Questionada sobre essas cobranças separadas – já que a minha empresa contratou um “combo” – a vendedora da VIVO EMPRESAS não respondeu mais as mensagens. No dia 18 de janeiro de 2024, diante da ausência de contato da vendedora da VIVO EMPRESAS, a minha empresa ligu diretamente para o SAC da VIVO EMPRESAS e foi informada que não havia contratação de nenhum “combo”, somente internet e duas linhas fixas, nenhuma contratação de TV e celular apareciam no sistema e que a venda teria sido feita por uma terceirizada da VIVO EMPRESAS, que é habitual isso acontecer. (Protoc. 180120242039279). A VIVO EMPRESAS ainda informou que, caso a minha empresa quisesse contratar todos os serviços em uma fatura única – “combo”, estes ficariam no valor de R$ 279,00 (duzentos e setenta e nove reais). No mesmo ato a minha empresa pediu o cancelamento do contrato pois não havia sido essa a contratação, até porque não faz sentido se a proposta da VIVO EMPRESAS está em um valor maior que a minha empresa já paga pelos serviços sendo prestados por outra operadora. A VIVO EMPRESAS informou que o cancelamento do contrato geraria a cobrança de multa, e então começou todo aborrecimento, perda de tempo e humilhação da representante legal da empresa. Abri diversos protocolos, pedindo o cancelamento sem multa com base em uma venda mediante fraude e/ou propaganda enganosa, pois fui induzida a erro quando firmou contrato com a VIVO EMPRESAS diante de uma proposta de serviços por um valor que não existia, sendo evidente a total má-fé da VIVO EMPRESAS, ou seja, contratei um “combo” que não existia nos sistemas da VIVO EMPRESAS. Quando eu ligava para saber o resultado do protocolo anterior era informada que não eram essas as informações constantes no sistema, somente pedido de cancelamento sem pagamento de multa, então eu detalhava todo o ocorrido novamente e abria um novo protocolo, isso por inúmeras vezes. (Protocolos 180120242088758, 180120242400546, 180120242445977 – 18/01/24; 250120248804105 – 25/01/2024) Fiz a tentativa pela ouvidoria da VIVO EMPRESAS, também por inúmeras vezes, sendo informada que a única excludente do pagamento de multa na rescisão é o descumprimento do contrato pela VIVO EMPRESAS. Mas não há que se falar em descumprimento de contrato e sim de um contrato que foi feito mediante fraude/propaganda enganosa, pois contratei os serviços por um valor e a totalidade dos serviços sequer não estavam inclusos no contrato, muito menos por aquele valor. Pedi as gravações das ligações da vendedora da VIVO EMPRESAS para mim, informando o nome e número de whatsapp utilizado, a VIVO EMPRESAS informou que as gravações não foram encontradas. Por derradeiro fiz um último protocolo, explicando toda situação novamente, e a resposta foi a mesma – que a única excludente do pagamento de multa na rescisão é o descumprimento do contrato pela VIVO EMPRESAS. (Protocolos 290120243639454 – Patrícia – 01/02/2024; 20249749028305 – Matheus – 09/02/2024; 20249887151807 – Elisa – 03/03/2024; 130320249963543 – Vânia – 13/03/2024).
VIVO
Para: D. A.
Prezados, Em atenção à solicitação recebida através do registro CPTBR01987648-21, comunicamos que: Em analise em nosso sistemas, não localizamos nenhum produto ao CPF informado Porem caso já foi tratado e respondido pelo setor PJ Salientamos que consumidora não deixou telefone de contato Permanecemos à disposição através da nossa Ouvidoria: 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriado. Para sua comodidade e agilidade voce também pode contar com o APP da Vivo disponível em todas as plataformas digitais. Atenciosamente Orgãos de Defesa do Consumidor www.vivo.com.br www.telefonica.com.br Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição
D. A.
Para: VIVO
Boa tarde!!! O Contrato foi feito pela minha empresa, CNPJ 325959290001-52.