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Direitos legais à pessoas deficientes

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. M.

Para: Azul Linhas Aéreas

26/03/2024

Olá, minha reclamação vai além de atraso e extravio de bagagem, porque tudo fica mais difícil quando a pessoa é deficiente. Senti-me humilhada e desrespeitada por alguns funcionários da Azul linhas aéreas, além de não conseguir de forma alguma o contato do jurídico, só o fale conosco ou atendimento que devolvem a reclamação com protocolo finalizado, pois o assunto não é pertinente ao setor. Pois bem, no dia 20/02 embarquei em Cascavel no vôo 4587 com destino a Confins, BH. Tudo funcionava bem no check in, porém, o servidor de internet falhou. Tal informação só foi levada aos passageiros de forma desorganizada, confusa. No check in, o registro das bagagens e marcação dos assentos foi feito a mão com caneta azul. (tenho cópia) Tenho 62 anos e sequela de poliomielite adquirida aos dois anos. Já há7 anos peço atendimento especial, pois já não consigo caminhar grandes distâncias ou escadas. No aeroporto em Cascavel, a azul não me ofereceu a cadeira de rodas, um funcionário sugeriu que eu usasse o elevador, sem nenhuma gentileza. Para não ficar fora do vôo me esforcei, passando em frente das pessoas que olhavam espantadas, no balcão de embarque a funcionária perguntou: a sra quer uma cadeira? Claro que minha resposta foi um sonoro "agora??:?, a sra. está fazendo piada?".Na entrada da aeronave mais descuido e despreparo de funcionários. A comissária Yasmim olhava e escrevia num caderno e não olhou para nenhum passageiro, não viu a minha deficiência e nem tive uma ajuda qualquer, nem com a bagagem, quando pedi seu auxilio ouvi um sonoro só um instante, a comissária Yasmim continuava focada no caderno. Os passageiros entraram sem marcação de lugar, alguns reclamando que compraram espaço azul, e só ouvíamos, não há lugar marcado, podem sentar-se em qualquer um. Claro que o voo atrasou bastante. No aeroporto de Viracopos, fiquei por último, como é de praxe com cadeirante, ouvi um funcionário perguntar "a cadeira é aqui?", novamente a incompetente comissária Yasmim disse que não era necessária. Eu, então, me levantei e disse, É necessária sim. A comissária me olhando pela primeira vez, disse: desculpa, eu não tinha percebido. Eu, que já estava esgotada respondi, mas é claro, você não viu ninguém, pois estava atenta ao caderno. No voo 4667 de Campinas para Confins tudo correu bem, comissária eficiente e gentil. No voo havia 3 deficientes, mas a equipe da Azul foi impecável. Infelizmente, a equipe em terra deixou a desejar para com os deficientes, não havia cadeiras de rodas suficientes, e como eu fui a última a desembarcar, a funcionária do balcão da Azul colocou minha cadeira próxima dos bancos de espera e voltou para o balcão, atendendo os passageiros no embarque e os stand by. E eu ali, sem poder andar até a devolução de bagagem e saída. Reclamei e bem alto e tudo que ouvia era "espere um pouco senhora, o rapaz está vindo. Quase 20 minutos se passaram. Eu comecei a movimentar sozinha, só aí ela disse que o rapaz havia chegado. Todos estes imprevistos só podiam dar num extravio de bagagem, ou seja, mais 1 hora entre procurar, não achar e tentar a entrega no dia seguinte, o que de fato aconteceu, mas não diminui todo o stress com uma bagagem perdida, o longo tempo de espera da solução e a péssima experiência com o voo e com alguns funcionários da Azul. Afirmo que não há pagamento algum que diminua o que passei neste voo e, apesar de não consegui contato com o jurídico da Azul, informam o nome da advogada responsável, Renata Rodrigues, mas o contato é com o likendi, outro subterfúgio para que a reclamação não seja entregue ao setor correto, já tentei no fale conosco, no atendimento e por telefone. Para problemas não há meios de contactar a Azul, fornecem um monte de contatos mas nenhum funciona, até o cliente desistir, é assim com muitas empresas, por isso não há tantos registros quanto deveria, o cidadão simplesmente deixa pra lá. Entretanto, diante da gravidade dos acontecimentos, com descumprimento das leis seguidamente, já providenciei uma empresa de advocacia para levar adiante a acusação de descumprimento da lei para com deficientes e tratamento inadequado e preconceituoso contra a Azul, caso não tenha um posicionamento da empresa. Tenho os documentos necessários, infelizmente, o site está com problemas e só consegui anexar o voucher, mas envio assim que forem pedidos.A ideia e disposição é chegar ao supremo, caso tentem deixar o dito pelo não dito. Para terminar, informo que tenho todos os registros, vouchers, o bilhete de embarque a caneta, o registro de bagagem extraviada, e, acredito até, testemunhas no aeroporto de Confins. Atenciosamente, Andreia

Solução esperada

  • Danos morais/materiais
  • Troca