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Rescisão unilateral CNU e migração para um plano sem minha autorização

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

A. N.

Para: Qualicorp

15/04/2024

Terei meu contrato da Qualicorp com a Central Nacional Unimed rescindido unilateralmente em 09/05/2024. A própria Qualicorp encaminhou o kit portabilidade, e estou em processo de contratação de um plano de saúde que atende os médicos e clínicas com quem já passo. Fui surpreendida no final da tarde de sexta-feira com um e-mail da Qualicorp me enviando um novo contrato, com a operadora Ampla Saúde, acompanhado do boleto bancário. Não fui consultada e não assinei este contrato, isso é ilegal, Qualicorp. Segundo as regras da ANS o beneficiário tem o direito de buscar a portabilidade para um plano de sua escolha, e que atenda suas atuais necessidades. A Ampla Saúde tem uma reputação péssima (é só vermos as avaliações neste canal), sequer poderia ser chamada de operadora de saúde, uma vez que ela faz locação da rede credenciada de um outro plano, o Gama Saúde. Então imaginem, já é ruim ter um plano com uma operadora administrada pela Qualicorp, imaginem este plano ter um terceiro ente com uma segunda operadora, é assustador a ANS credenciar operadoras com este perfil, que não garantem o atendimento numa rede própria. Além disso, nenhum médico ou clínica com quem já faço tratamento por doenças crônicas estão na rede sublocada deste plano. Ademais, o plano que foi contratado, sem minha concordância, repito, é bastante básico, bem inferior ao plano Estilo que tinha com a CNU, e tem um preço superior. Portanto, Qualicorp, exijo o cancelamento, em caráter de urgência, da proposta de adesão 43744796, bem como do boleto bancário 2*******4.*******6.098406 8*******000, sob pena de outras medidas legais. Sequer possuo vínculo com a entidade de classe informada no contrato - GASP, o que pode mesmo ser caracterizado como [Editado pelo Reclame Aqui]. Outras pessoas que estão passando pela mesma situação - rescisão unilateral de contrato coletivo por adesão com a CNU, e receberem um e-mail igual informando o novo contrato (sem terem conhecido ou assinado a proposta), não caiam nesta cilada. Procurem informações sobre a Ampla Saúde e reclamações dos consumidores, verão que sequer respondem às inúmeras queixas por falta de atendimento e divulgação enganosa de prestadores de saúde que não possuem. Esta troca da CNU por um plano que trará ainda mais dor de cabeça não é uma solução digna para nossa situação de vulnerabilidade. Busquem por seus direitos. A Qualicorp não pode contratar um plano ruim sem nossa anuência (inclusive o campo de minha assinatura no contrato está em branco), sorrateiramente, e ainda nos informar num horário que não podemos entrar em contato com os parcos recursos de atendimento que disponibilizam, de quebra estragando nosso fim de semana com preocupações sem fim. Hoje entrei em contato pedindo o cancelamento deste contrato ilegal com a Ampla Saúde, e não fizeram, justificando que tenho uma NIP em andamento. Reclamei na ANS, na ouvidoria, em canais de defesa do consumidor, em redes sociais. O próximo passo será judicialmente.

Solução esperada

  • Danos morais/materiais
  • Cancelamento da proposta da Ampla Saúde