Voltar

Desconto indevido

ENCERRADA NÃO RESOLVIDA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

P. A.

Para: Shopee

12/11/2024

Fiz uma venda de uma capa de celular no valor de R$22,90, e a shopee só me pagou R$ 4,59. A shopee deveria me pagar R$ 14,32 e descontou R$9,73 a mais do valor que deveria descontar. Abri um protocolo 1853461770551386121 e nem se quer foi analisado pelo agente pois o agente falou que o desconto é devido. Que eu saiba a política da shopee é só 20% para o vendedor oferecer frete grátis e R$4,00 do frete do produto. É complicado vender na shopee, eles não seguem a própria política de desconto e estão me cobrando a mais o frete que não deveria ser cobrado, é absurdo isso. A compra da cliente deu um frete de R$46,96, teve o desconto do frete grátis de R$20,00 e o comprador pagou do bolso dele o frete de R$17,23 (isso é o que consta no relatório dos detalhes da venda) e estão me cobrando R$9,73 do que? Abri uma reclamação na ouvidoria e depois de alguns dias me informaram que o desconto esta correto?? O atendente quando abri a reclamação informou que houve erro no desconto do produto e agora informa que esta correto?? A shopee nao segue a propria politica, isso é absurdo!!! O peso do produto cadastrado na shopee. Cadastrei no sistema 100g e o produto nao chega a pesar 60g. Voces nao podem nem alegar erro de peso! Ao entrar em contato novamente com a Ouvidoria eles alegam que o desconto esta correto falam que sentem muito e nao justificam o desconto e informam que nao tem o que fazer, eu so tenho que aceitar?????? aceitar o desconto indevido e sem justificativa?????? Voces da shopee nao estao seguindo nem a própria politica. Nem a ouvidoria esta seguindo a politica e nem a ouvidoria resolve a questao que esta claramente errada e so falam que o desconto esta certo????

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 9,73

Mensagens (30)

P. A.

Para: Shopee

15/11/2024

A shopee agora está alegando peso errado. Segundo informações a transportadora alegou 1,100 kg e está declarado na central de vendedor 100g. A shopee se contradiz em todas as informações... primeiro alegou que o desconto estava correto. Anexei foto do desconto e print da política informando que a shopee não desconta a mais de 20% e R$4,00 e não cobra do vendedor o frete. Agora eles estão alegando peso errado... o peso que eu cadastrei no produto está correto. A transportadora que declarou peso errado... o argumento que a shopee está usando que contradiz mais uma vez é que o desconto é feito na carteira, com um ajuste específico relacionado a taxa de diferença no frete. Errado!! Não foi feito nenhum ajuste negativo na carteira e sim diretamente no desconto do produto, junto com a comissão. Muitas contradições da shopee e se esquivando do erro deles! Tenho 3 reclamações aberta e tenho como provar que o desconto de vocês é indevido.

Shopee

Para: P. A.

21/11/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1859587808875782197. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Qualquer comunicao realizada por este rgo por meio eletrnico, para agilizar o procedimento de resposta, orientamos que seja encaminhada exclusivamente ao e-mail: [email protected]. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1859588156562874405:ref ref:1859588156562874405:ref

P. A.

Para: Shopee

21/11/2024

Não enviei via correios, eu postei em ponto de coleta e foi direcionado aos correios. Eu aleguei preço correto na mercadoria, a shopee xpress, ou a J&t xpress ou os correios alegou peso errado!!! eu anexei o preço correto do produto! não pesa nem 100g A shopee nao tem controle de nada???? A shopee nao verifica nada??? so ver no pedido a forma de envio. Eu anexei foto do peso do produto, foto do produto com embalagem.

Shopee

Para: P. A.

21/11/2024

Prezados, O protocolo deste atendimento 1859588967656103975. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a segunda carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1859589786427154496:ref ref:1859589786427154496:ref

Shopee

Para: P. A.

21/11/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1859587808875782197. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasilref:1859589499117641730:ref ref:1859589499117641730:ref

P. A.

Para: Shopee

21/11/2024

Voces analisaram a imagem que enviei??? Meu metodo de coleta é shopee xpress, na etiqueta de envio foi impressa a transportadora J&T xpress eles que direcionaram via correios! A coleta não me dao comprovante de postagem. Eu anexei as fotos do peso correto do produto! voces se contradizem em todas as respostas e não dao uma resposta correta! Eu vi a resposta que voces deram e não foi respondido corretamente, foi respondido com informações erradas de voces!

P. A.

Para: Shopee

25/11/2024

Ainda não obtive o retorno de voces. Estou tentando por varios métodos entrar em contato e resolver essa questao. Irei anexar o comprovante de envio que é uma evidencia que foi postado em ponto de coleta shopee xpress e irei anexar também o rastreio que mostra que etiqueta foi impressa com o logo da transportadora J&T Express e com o rastreio BR2442367634556. No rastreio mostra que foi postado dia 21/10 e a ultima atualização antes da entrega foi no dia 24/10 informando que foi recebida no central de triagem e no dia 04/11 consta como entregue. E no aplicativo da shopee após dia 24 atualizou outro código que é AK597009865BR e no rastreio dos correios mostra movimentação do pacote a partir do dia 26/10 que foi postado em Cajamar e depois ficou atualizando ate a entrega no dia 04/11. Não foi postado nos correios e sim em ponto de coleta shopee Xpress e ao perceber o desconto estou desde então entrando em contato, desde o dia 04/11, para contestar esse desconto que é infundado pois o peso do produto esta correto e foi pesado, ou declarado errado, com 1 kg a mais.

Shopee

Para: P. A.

26/11/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1861411478736740399. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a terceira carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1861411913015238743:ref ref:1861411913015238743:ref

Shopee

Para: P. A.

26/11/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1861412846490759208. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a quarta carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1861413362864185404:ref ref:1861413362864185404:ref

P. A.

Para: Shopee

26/11/2024

Como eu disse anteriormente o peso que eu cadastrei esta correto! A transportadora alegou 1 kg a mais, eu já anexei as evidencias e irei anexar novamente. Cansativo isso, antes estava alegando que eu deveria contestar no momento que eu recebi o comprovante dos correios, provei que não postei nos correios e agora vocês estão alegando que a transportadora realiza a postagem do produto e envia os dados coletados para a shopee, e também vocês alegam que realizam conferencia toda semana, e só esse pacote vocês alegam divergência?? Segue novamente o peso do pacote que não é compatível com o peso que voces alegam, e o peso cadastrado.

P. A.

Para: Shopee

26/11/2024

No próprio site da Shopee, é explicado como é calculado o peso cúbico. Pelo que verifiquei agora, a transportadora ou os Correios não calcularam corretamente esse peso. Conforme a fórmula apresentada no site, o cálculo do peso cúbico deve ser: Peso cúbico = Comprimento [cm] x Largura [cm] x Altura [cm] / Fator de cubagem No caso em questão, o cálculo seria: 25 x 15 x 3 / 6.000, resultando em um valor de 0,187, que foi exatamente o valor que cadastrei. Porém, o valor declarado pela transportadora ou pelos Correios foi 1,125, que corresponde apenas à multiplicação das dimensões do pacote, sem a divisão pelo fator de cubagem (6.000 g/cm³), conforme indicado no site da Shopee para os Correios. Todas essas informações já foram devidamente informadas por mim na resposta da agente da Shopee à reclamação que fiz no Reclame Aqui, reforçando que o cálculo apresentado por eles está incorreto. Ter que vir aqui explicar e recalcular o peso cúbico, que foi claramente calculado de forma errada, é frustrante. Seguem, mais uma vez, evidências claras de que o peso foi calculado de forma incorreta. Anteriormente, comprovei isso por meio de fotos mostrando o peso real do produto e, agora, apresento o cálculo detalhado, que explica claramente todos os valores envolvidos.

P. A.

Para: Shopee

28/11/2024

Não foi esclarecido nenhum fato até o momento, e vocês não estão analisando a situação de novo! Além disso, não recebi nenhuma ligação de retorno. Conforme informado, "é essencial validar as medidas do documento e solicitar a correção imediata, no local, para evitar qualquer diferença de peso e medida, pois não é possível aplicar estorno sobre a informação aceita no envio do pedido." Meu produto está com o peso e as medidas corretamente cadastrados. No entanto, no ponto de coleta, não é possível solicitar a correção imediata, pois a pesagem não é realizada no local. A pesagem foi feita posteriormente pela transportadora, conforme alegaram que ocorreu nos Correios, sugerindo que eu deveria ter contestado no momento em que pesei o pacote. No entanto, já anexei provas que confirmam que o envio não foi realizado pelos Correios, mas sim no ponto de coleta da Shopee Xpress, tendo sido redirecionado pela transportadora em algum momento. Estou cansada de receber respostas vagas e inconsistentes, com informações conflitantes em diferentes canais de atendimento. Pelo chat, fui informada de que o desconto é devido, sem qualquer explicação clara. A ouvidoria não aprofundou a questão e apenas informou que o ajuste é justificável devido à diferença de frete. O Reclame Aqui trouxe a alegação de divergência de peso, mas os dados fornecidos não condizem com a realidade do envio. O Proteste também informou incorretamente que o envio foi feito pelos Correios, quando, na verdade, o envio foi feito via Shopee Xpress com a J&T Express. Isso demonstra que a Shopee não verifica corretamente os dados da transportadora e a pesagem dos pacotes. Se a Shopee não tem a capacidade de verificar, em seu próprio sistema, que meu método de envio é Shopee Xpress, e se duas vezes (tanto no Proteste quanto no Procon) informaram erroneamente que meu envio foi pelos Correios, isso demonstra a falta de capacidade da plataforma em confirmar se o peso do produto está correto, como alegado pela transportadora

P. A.

Para: Shopee

28/11/2024

Além disso, a Shopee tem acesso a todos os meus pacotes. Considerando que, de mais de 600 envios no ano, apenas 1 apresenta erro, a Shopee deveria investigar mais a fundo a causa do problema, em vez de simplesmente lançar o ajuste no vendedor e exigir que eu corra atrás de soluções, provando que enviei o peso correto, conforme o que declarado.

P. A.

Para: Shopee

28/11/2024

Além disso, a Shopee tem acesso a todos os meus pacotes. Considerando que, de mais de 600 envios no ano, apenas 1 apresenta erro, a Shopee deveria investigar mais a fundo a causa do problema, em vez de simplesmente lançar o ajuste no vendedor e exigir que eu corra atrás de soluções, provando que enviei o peso correto, conforme o que declarado. No ponto de coleta, os pacotes apenas são registrados (bipados), sem qualquer pesagem no local. Depois disso, o caminhão coleta os pacotes e os direciona para a transportadora. Como esperam que eu solicite a correção imediata no local, se isso sequer é possível? Eu não tive como descobrir a divergência de peso durante o transporte do produto, pois não há como fazê-lo, e nem sequer sou notificada sobre isso. Simplesmente aplicaram o desconto, sem qualquer aviso prévio, e ficou por isso mesmo. Eu só descobri a diferença no pagamento quando ele foi liberado e, imediatamente, entrei em contato para questionar. Desde então, estou solicitando a correção e o estorno do valor desde o dia 04/11, sem qualquer solução até agora!

P. A.

Para: Shopee

28/11/2024

Vou enfatizar novamente!! Isso demonstra claramente que a Shopee não verifica corretamente os dados da transportadora nem a pesagem dos pacotes. Se a Shopee não tem a capacidade de verificar, em seu próprio sistema, que meu método de envio foi pela Shopee Xpress, e se, em duas ocasiões (tanto no Proteste quanto no Procon), foi informado erroneamente que o envio foi feito pelos Correios, isso reforça ainda mais a falha da plataforma em confirmar se o peso do produto está correto, como alegado pela transportadora. Agora, a Shopee quer que eu solicite a "correção imediata no local", que seria o ponto de coleta, sendo que, anteriormente, a própria plataforma enfatizou que a pesagem é realizada pela transportadora. Como posso solicitar uma correção no ponto de coleta, se, como informado, a pesagem é feita pela transportadora? MUITAS CONTRADIÇÕES SÃO FEITAS PELA SHOPEE, O QUE COMPROVA A FALTA DE COERÊNCIA E DE UM PROCESSO ADEQUADO PARA VERIFICAR AS INFORMAÇÕES DO ENVIO. A PLATAFORMA DIZ UMA COISA E, EM SEGUIDA, SOLICITA ALGO COMPLETAMENTE DIFERENTE, O QUE CRIA UM CENÁRIO DE CONFUSÃO.

Shopee

Para: P. A.

04/12/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1864292080545071127. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a quinta carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1864292745914085411:ref ref:1864292745914085411:ref

Shopee

Para: P. A.

04/12/2024

Eu já informei 1 milhão de vezes que o peso que eu cadastrei está correto. Eu vendo capa de celular. O peso não passa de 100g. E foi informado 1 kg pela transportadora. O peso que eu cadastrei está correto e eles alegaram peso errado e eu estou CONTESTANDO ESSE DESCONTO POR ELES TEREM PESADO ERRADO!!! É DIFICIL UM CONTATO Obter o Outlook para Android opee BR Email Support Sent: Wednesday, December 4, 2024 9:56:42 AM te.org.br ; [email protected] Subject: Reclamação - Desconto indevido - (CPTBR02051010-42) Prezados, O número de protocolo deste atendimento é 1864292080545071127. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a quinta carta da reclamação CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1864292745914085411:ref

P. A.

Para: Shopee

04/12/2024

Eu já informei 1 milhão de vezes que o peso que eu cadastrei está correto. Eu vendo capa de celular. O peso não passa de 100g. E foi informado 1 kg pela transportadora. O peso que eu cadastrei está correto e eles alegaram peso errado e eu estou CONTESTANDO ESSE DESCONTO POR ELES TEREM PESADO ERRADO!!! É DIFICIL UM CONTATO DECENTE. JA MANDEI TODAS A PROVAS DE PESO QUE MEU PESO ESTA CORRETO E VOCES IGNORAM NA MAIOR CARA DURA E SO DAVAM RESPOSTAM CONTRADITORIAS E AGORA VEM COM A RESPOSTA "é de suma importância que os vendedores mantenham as dimensões dos produtos devidamente atualizados em sua Central do Vendedor." ESTA CADASTRADK COM O PESO E DIMENSAO CORRETO!!!!

P. A.

Para: Shopee

04/12/2024

Péssimo atendimento da shopee, em todos os quesitos. Péssimos.

Shopee

Para: P. A.

04/12/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1864293906914050117. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a sexta carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1864294768665960523:ref ref:1864294768665960523:ref

P. A.

Para: Shopee

04/12/2024

Eles não leem oq escrevemos e encaminham novamente as mesmas mensagens

P. A.

Para: Shopee

04/12/2024

Só pra ter ideia da bagunça que é essa shopee eu abri outra reclamação na ouvidoria eles analisaram e informaram que iriam liberar o ajuste desse desconto da minha carteira em 10 dias. Eles não procuram investigar, não procuram entender. Eles não estão nem aí. Se esse ajuste não cair eu irei prosseguir com a audiência que está sendo marcada no PROCON e se necessário irei proceguir no JEC. A Shopee só faz isso pois como é valor baixo tem vendedor que não quer esquentar a cabeça por baixo valor. Mas de vendedor em vendedor a shopee vai descontando e depois fica impossível de contestar, como está acontecendo.

Shopee

Para: P. A.

04/12/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1864295466156814408. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a stima carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1864295841742450708:ref ref:1864295841742450708:ref

P. A.

Para: Shopee

04/12/2024

A contradição da shopee é engraçada. Ela alegou que como eu postei pelos correios eu deveria ter contestado que o peso estava errado no momento que eu recebo o comprovante... porém não postei nos correios e não tive como contestar. A segunda alegação foi que ao postar o pacote eu deveria solicitar a correção imediata no local (do peso) porém como é agência shopee xpress eles não pesam no local. Agora eles falam que eu tenho que manter meu peso e medida correto na central do vendedor (QUE ESTA CORRETO) e não dão a oportunidade de solicitar a correção do peso, contestar... simplesmente porque o produto já foi entregue. Com o produto entregue eles não tem como ver que de fato pesaram pesaram errado e aí eu saio no prejuízo...Sendo que foi erro deles. Eu declarei certo. Minha parte está certa.

P. A.

Para: Shopee

04/12/2024

Vocês alegam que deveria ter contestado em duas ocasiões que não tinha como pois pelo meu metodo de envio não existe a possibilidade de contestar no momento da postagem, pois como mencionei, shopee xpress não pesa na nossa frente. Agora se pesam errado não nos dão chance de contestar mesmo postando as fotos provando que cadastrei o peso certo e em algum momento vocês pesaram errado.

Shopee

Para: P. A.

12/12/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1867208545980022786. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a oitava carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1867208840063492171:ref ref:1867208840063492171:ref

P. A.

Para: Shopee

12/12/2024

A shopee não lê as mensagens que envio. Simplesmente ignora. É um descaso gigante. EU CADASTREI O PRODUTO COM PESOS E DIMENSOES CORRETO. EU JA ANEXEI PROVAS QUE O PESO E DIMENSAO QUE CADASTREI ESTA CORRETO E VOCES SIMPLESMENTE IGNORAM TUDO. VOCES REDIRECIONARAM O PACOTE E ELES ALEGAM PESO ERRADO E NAO DÃO A OPORTUNIDADE DO VENDEDOR SE DEFENDER. VOCES SO DIZEM A MESMA COISA E NAO DEIXA EU MOSTRAR QUE VOCES ESTAO ERRADOS. SO VOCES ESTAO CERTOS?? NAO E EU ESTOU PROVANDO QUE VOCES NAO ESTAO CERTO. É UM DESCASO ENORME.

Shopee

Para: P. A.

12/12/2024

Prezados, O nmero de protocolo deste atendimento 1867209736092581975. Segue, em anexo, a resposta da Shopee apresentada hoje ao Proteste. Referente a nona carta da reclamao CPTBR02051010-42. Atenciosamente, Shopee Brasil ref:1867210054383169605:ref ref:1867210054383169605:ref

P. A.

Para: Shopee

12/12/2024

Todas as mensagens que vocês mandam eu estou rebatendo com provas e vocês seguem insistindo sem alegar o por que do desconto da diferença do frete. Só fala para eu manter o peso e dimensões cadastrado correto na central do vendedor. E ESTA CORRETOOOOO. Vocês só argumentam isso e mais nada. Já pedi pra vocês falarem o peso que deu divergência e vocês não falam. Só falaram no reclame aqui. Será que dá pra confiar na palavra de vocês??? Meu produto não pesa nem 100g. Segundo o reclame aqui foi alegado 1,125kg e vocês não dão valores aqui no proteste! Faz eu até desconfiar se realmente o peso que foi passado do reclame aqui é verdadeiro. Vocês só descontam e estão omitindo informações que é importante. VOCES NAO PODEM SO DESCONTAR E FICAR POR ISSO MESMO SEM DAR INFORMAÇÕES MAIS APRONFUNDADAS.

P. A.

Para: Shopee

13/12/2024

Eu abri reclamação no Procon e segui com audiência de conciliação e só assim fui ouvida, só assim analisaram meu caso como deveriam e só assim eles assumiram o erro da cobrança indevida e me deram o prazo para reembolso. O valor é pouco mais é um valor meu por direito, eu trabalhei e eu tenho que receber por isso.