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- Título da reclamação pública
alteração voo
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
F. D.
Para: Decolar
A parte autora adquiriu, junto à empresa ré, passagens aéreas para o voo de volta JA3812 (Buenos Aires - Rio de Janeiro), com embarque originalmente previsto para o dia 04/01/2025, às 16h01, conforme comprovantes anexos. As passagens foram adquiridas para a autora, seu companheiro e seu filho, sendo este portador de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sem qualquer tipo de aviso prévio ou justificativa plausível, a empresa ré antecipou o horário de embarque para as 05h01 do mesmo dia, o que totaliza uma diferença de 11 horas antes do horário originalmente contratado. Frisa-se que, em casos de portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA), alterações imprevistas na rotina podem desencadear crises de irritabilidade e desconforto extremo, o que exige maior cuidado por parte de todos os envolvidos no planejamento de atividades e deslocamentos. Salienta-se que a frustração das comemorações de aniversário do menor, que completaria mais um ano de vida em 04/01/2025 (justamente no dia que a parte ré antecipou a voo para a madrugada), com passeios e uma celebração íntima, planejada com um bolo no hotel, para trazer alegria ao filho da autora. A AUTORA NÃO FOI DEVIDAMENTE INFORMADA DA ALTERAÇÃO DO HORÁRIO. A mudança abrupta do horário de embarque causou significativos transtornos à autora e sua família, que: Perderam mais de 12 horas de estadia em Buenos Aires, já previamente pagas, sem qualquer possibilidade de reembolso ou utilização; Deixaram de participar de uma reunião pedagógica de apoio ao menor com deficiência agendada para a manhã de 04/01/2025, evento de suma importância para o bemestar do filho da autora, portador de autismo. Agravamento do estado psicológico do filho da autora, portador de TEA, que sofreu com intensa irritabilidade e desestabilização emocional devido à mudança abrupta na rotina. 7. Tal conduta da empresa ré demonstra evidente descaso com os direitos dos consumidores e afronta os princípios basilares da boa-fé e da dignidade humana, previstos no Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990). QUE A EMPRESA AEREA ME INDENIZE DO DANO CAUSADO.
Solução esperada
- Danos morais/materiais
Mensagens (7)
Decolar
Para: F. D.
Boa tarde Fernanda; Conforme informado em contrato de compra anexo "CAPaTULO 1 - VOOS - REPROGRAMAÇa•ES, ATRASOS E/OU CANCELAMENTOS DE VOOS", o transportador está habilitado a realizar as alterações nos voos programados, desde que comunique a esta autoridade de comércio aéreo conforme a regulamentação aplicável, a Decolar não tem nenhuma ingerencia nem intervenção em relação às alterações que pode ocorrer nos voos e qualquer reclamação, demanda ou denúncia pela prestação do serviço escolhido deverá ser dirigida à Companhia Aérea pois são elas que prestam o serviço de transporte. A Decolar não chegou a ser notificada sobre essa troca de horário, e toda gestão foi feita diretamente pela cia aérea junto ao passageiro, sendo assim orientamos que assim como informado em contrato de compra, voce acione a Jetsmart diretamente para realizar a reclamação sobre a prestação do serviço. Atenciosamente; Equipe Decolar ---------- Reply message ----------
Decolar
Para: F. D.
Boa tarde Fernanda; Complementando a resposta enviada anteriormente para o protocolo CPTBR02059703-05, recebemos retorno da Jetsmart informando que a reserva tem alternativas por voo afetado sendo elas: Alteração de data sem ônus Reembolso total para o método de pagamento original. Reembolso total no cartão-presente Peço que entre em contato diretamente com eles e caso deseje seguir com algum desses caminhos, informe as opções dadas pela Jetsmart a agencia e a que voce deseja dar andamento. Atenciosamente; Equipe Decolar---------- Reply message ----------
F. D.
Para: Decolar
Nenhum dos casos me atende, tendo em vista que eu não estou no meu país e com o reembolso o valor não será suficiente para que eu compre nova passagem para ir embora no dia correto, pois as passagens estão muito caras tendo em vista que falta somente dois dias para o embarque. Duvidas: 1- Alteração de data sem ônus - minha atual passagem será cancelada? 2- Reembolso total para o método de pagamento original. - minha atual passagem será cancelada? ou será mantida e a empresa aérea me enviará no o reembolso, mesmo eu utilizando a passagem com a alteração deles? Favor responder as duvidas parq eu possamos decidir como proceder perante ao desrespeito ao CDC.
Decolar
Para: F. D.
Boa tarde Fernanda; Com relação as suas dúvidas: Em caso de desejar a remarcação, os bilhetes originais são remarcados, não é que sejam cancelados, mas sim alterados, passando da data atual para uma nova data, não envolve emissão de um novo bilhete e sim uma reemissão do bilhete já existente com as novas datas. Em caso de cancelamento, os bilhetes originais são cancelados e reembolsados, ou seja, ficaram inválidos para uso após o cancelamento e voce não poderá usar se pedir o cancelamento. OBSERVAÇaO: Qualquer ação deve ser solicitada por voce diretamente junto a Jetsmart e deve ser feita com antecedencia ao embarque para que não ocorra o no show (não comparecimento). Atenciosamente; Equipe Decolar ---------- Reply message ----------
Decolar
Para: F. D.
Complementando a resposta anterior; Lembrando também que caso decida pelo reembolso e solicite junto a Jetsmart, o mesmo não ocorre de forma instantânea, segue prazos de reembolso em cartão de credito de processamento pela Jetsmart. Atenciosamente; Equipe Decolar ---------- Reply message ----------
F. D.
Para: Decolar
EM MAIS UM TRISTE EPISÓDIO A JETSMART MODIFICOU NOVAMENTE O HORÁRIO DO MEU VOO IREI LEVAR A DEMANDA AO PODER JUDICIÁRIO A DECOLAR.COM DEVE SER RESPONSABILIZADA TAMBÉM POIS A COMPRA DA PASSAGEM FOI FEITA NO SITE DA DECOLAR.COM E O PAGAMENTO FOI FEITO EM FAVOR DA DECOLAR.COM
Decolar
Para: F. D.
Boa tarde Fernanda; O papel da decolar é de intermediação, nesse caso a orientamos adequadamente conforme resposta da Jetsmart, não temos ingerencia sob as alterações que os voos podem sofrer pois são feitas pelos prestadores de serviço de transporte. Lamento qualquer descontentamento com o serviço da Jetsmart. Atenciosamente; Equipe Decolar ---------- Reply message ----------