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Vivo Easy cancelado sem aviso prévio

ENCERRADA RESOLVIDA COM SUCESSO

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

W. d.

Para: VIVO

16/02/2025

Quero o valor pago e não usufruído no Vivo Easy de volta. No primeiro momento tentei pedir o restabelecimento do plano conforme estava antes, pois eu havia comprado vários pacotes de ligações e também de internet, mas foi dito que isso não é possível. Eu gastei muito pouco do que comprei. De início coloquei valores mais baixos para saber como funciona, e em outubro de 2024 acabei colocando 270 reais para comprar os pacotes de internet, sendo que este não gastei nada. Ao todo, do que levantei gastei 283,65 reais no Vivo Easy, e mais 15 reais no valor de recarga do plano prépago, plano este que fui forçosamente colocado, comprei apenas para não perder o número. Eu estou pedindo o valor integral do reembolso do Vivo Easy, dado que não era para ter sido cancelado e o que foi me vendido era algo que nunca expiraria. Quero o reembolso dado que não usei os pacotes que comprei e dado que fui retirado forçosamente do plano. O uso que houve foi em relação a ligação, mas não do que comprei de internet. Em outros planos, colocar 300 reais faria com que a recarga não expirasse por 2 anos. Tiveram outros protocolos, mas esses são os mais importantes. Protocolos do live chat: 20250803091503, 20250822992042, 20250868131307, 20250868138612.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 283,65
  • Revisão de valores
  • Danos morais/materiais
  • Reparo

Mensagens (12)

VIVO

Para: W. d.

25/02/2025

Prezados, Em atenção à solicitação recebida através do registro CPTBR02069121-14, comunicamos que: Com base no teor da reclamação esclarecemos que foi identificado que o plano vivo easy foi cancelado por inatividade, conforme está previsto no regulamento a validade não expira, mas se o consumidor não fizer compra ou uso dos serviços por período maior que 30 dias a linha dele entra em inatividade e depois ela cancela o plano easy e o cliente não tem mais acesso ao saldo anterior. Atenciosamente, Diretoria Executiva Experiencia Cliente Telefônica Brasil Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição

W. d.

Para: VIVO

25/02/2025

Essa informação não está de acordo com os termos de uso do Vivo Easy. Pelo que entendi são necessários 4 meses sem uso para realmente haver o cancelamento. Após 60 dias após o vencimento (vencimento+60 dias deve ser 90 dias), de inatividade, é cobrada uma taxa de manutenção, mas não foi cobrada mesmo tendo o cartão de crédito cadastrado. " 8.3.Caso o cliente não efetue uma compra de serviços dentro do mês, haverá a cobrança da taxa de manutenção no valor de R$0,99 (noventa e nove centavos) no cartão cadastrado. Para o período de 13/07/2018 a 31/10/2018, esta taxa está promocionalmente zerada. Em casos onde for necessária, a taxa será cobrada todo dia 1 de cada mês. 8.5.5.A Vivo, durante 60 (sessenta) dias subsequentes a data de vencimento da taxa de manutenção, tentará lançar no cartão de crédito o valor desta taxa. Caso não seja autorizado, o cliente entra em status de Bloqueio parcial e poderá continuar usando os serviços de Internet, diárias de apps, diárias de voz e saldo em reais. Caso seja autorizado o cliente retornar ao status Ativo 8.5.7.A Vivo manterá o cliente Vivo Easy em estado de bloqueio total durante mais 30 (trinta) dias subsequentes, tentando tarifá-lo." Dado a 8.5.6 e a 8.5.7 totaliza aproximadamente 4 meses até o cancelamento do plano. Eu ter colocado os extratos do cartão de crédito prova que eu tinha um cartão ativo, dado também que não dar para excluir o cartão uma vez colocado lá no aplicativo. A assinatura mensal em que estou sujeito também é mencionada no regulamento: "4.1. O usuário se sujeita à cobrança de assinatura mensal no valor de R$ 0,99 (noventa e nove centavos de real). O pagamento deste valor concede um bônus de 30MB de internet com validade de 30 dias. O usuário ficará isento dessa cobrança caso efetue a contratação de algum serviço dentro do app no período correspondente à assinatura mensal. Promocionalmente esta taxa será de R$ 0,00 para o período do presente regulamento." Se não houve taxa de manutenção e eu não fui notificado, eu não deveria ter sido cancelado por inatividade ou coisa do gênero. Eu estava usando o plano. Favor devolver o meu dinheiro, e favor informar por que não houve a cobrança da taxa de manutenção, uma vez que não há registro no meu cartão de ter sido rejeitado o pagamento. E não existe isso de perder todo o dinheiro colocado por não usar, no máximo deveria ser bloqueado. Termo de uso acessível: https://vivo.com.br/content/dam/vivo-sites/vivo-com-br/pdf/para-voce/ofertas/celular/easy/contratacao/termos-de-uso-novo-vivo-easy-vf-3282.pdf Regulamento: https://vivo.com.br/content/dam/vivo-sites/vivo-com-br/pdf/para-voce/ofertas/celular/easy/contratacao/regulamento-novo-vivo-easy-vf-3282.pdf

W. d.

Para: VIVO

14/03/2025

Vou procurar outros meios. Já esperei de mais.

VIVO

Para: W. d.

18/03/2025

Prezados, Referente a manifestação CPTBR02069121-14, segue retorno Revisamos as informações repassadas, ao qual não localizamos irregularidades na tratativa inicialmente realizada. Cabe esclarecer que os termos e link's encaminhados pelo consumidor estão desatualizados, conforme informativos realizados tanto via APP EASY, quando junto a comunicados públicos realizados pela prestadora. Conforme pode ser visualizado na pagina do produto Vivo Easy, há o esclarecimento referente ao cancelamento do produto caso não ocorra uso/compra de benefícios por tempo superior a 30 dias. Reforçamos ainda que sempre que há atualização nos termos de uso ou atualização de portfolio os consumidores são informados via APP e realizam um novo aceite do termo. Devido a isso mesmo que o consumidor tenha contratado o serviço em período anterior o mesmo passou por atualizações e concordou com as mesmas para fazer uso dos benefícios. Esclarecemos que em nosso site possui o termo de uso e o atual regulamento do serviço e pode ser consultado por qualquer individuo com acesso a pagina. Protocolo: 20251014358751 Permanecemos à disposição através da nossa Ouvidoria: 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriado. Para sua comodidade e agilidade voce também pode contar com o APP da Vivo disponível em todas as plataformas digitais. Atenciosamente Diretoria Executiva Experiencia Cliente Telefônica Brasil ***Este documento está clasificado como PUBLICO por TELEFÓNICA. ***This document is classified as PUBLIC by TELEFÓNICA. Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição

W. d.

Para: VIVO

18/03/2025

Coloque o link do termo de uso e do regulamento atual. Os que informei são os que estão acessível, logo são os que devem valer. Também não houve cópia deles enviada por e-mail e nem possibilidade de baixar. Não é possível obter tais documentos pelo site oficial da Vivo. Não informa no site que eu perderia todo o meu dinheiro se não realizar uma recarga após 30 dias, e mesmo que tivesse tal informação é abusivo, pelo que entendi ficaria inativo, uma coisa difere da outra. Esses documentos deveriam ser acessíveis aqui: https://regulamentos.portal.vivo.com.br/lista_planos.php

W. d.

Para: VIVO

18/03/2025

Eu ainda quero o regulamento e os termos de uso referente ao ano passado 2024, vigente a partir de outubro e início desse ano de 2025, janeiro e fevereiro. Não achei os termos de uso vigente. Achei o regulamento atual. Está aqui: https://vivo.com.br/content/dam/vivo-sites/vivo-com-br/pdf/para-voce/produtos-e-servicos/para-o-celular/vivo-easy/promocao_vivo_easy_iii_fevereiro.pdf "Promoção Vivo Easy III" Segundo o que está lá, a partir dos 30 dias entra-se na régua de cancelamento. O que não seria o cancelamento em si. Assim: "3.17. O cliente poderá entrar em régua de cancelamento caso não haja compra ou utilização de serviços durante o período de 30 (trinta) dias." A regra de negócio que consiste a régua de cancelamento é justamente o que eu havia falado antes. Existem etapas até o cancelamento e ainda são os 4 meses como falei. Segundo o que está aí deveria ser cobrada uma taxa de manutenção de 0,99 reais caso não haja compra, o que não foi cobrada. A vivo dentro desse mês de fevereiro isentou o pagamento da taxa de manutenção, provavelmente por que não tem implementado essa regra. E provavelmente havia isentado antes pois não houve a cobrança da taxa. O meu VIVO EASY NÃO DEVERIA SER CANCELADO. " Toda cobrança do Vivo Easy será lançada na fatura do cartão de crédito do cliente Vivo Easy ou via PIX efetuado pelo cliente. A cada compra realizada dentro do app deverá ter um lançamento na fatura do cartão; caso o pagamento seja feito via PIX, será gerado um código para efetuar o pagamento no banco de sua preferência. a. Caso o cliente não efetue uma compra de serviços dentro do mês, haverá a cobrança da taxa de manutenção no valor de R$0,99 (noventa e nove centavos) no cartão cadastrado sendo cobrada todo dia 1 de cada mês e concede um bônus de 30MB de internet com validade de 30 (trinta) dias. Em caso de clientes que não possuam cartão de crédito cadastrado, será gerado automaticamente um código PIX para pagamento. b. Para o período de 17/02/2025 a 28/02/2025, esta taxa está promocionalmente zerada. c. Durante o período promocional de isenção da taxa, o cliente poderá entrar em régua de cancelamento caso não haja compra ou utilização de serviços durante o período de 30 (trinta) dias. " Isso não ocorreu comigo. Foi cancelado indevidamente.

W. d.

Para: VIVO

18/03/2025

Em relação aos termos de uso atual, há menção mais detalhada da taxa de cancelamento (cobrada no cartão) e menção de um período de 4 meses até o cancelamento definitivo: " 7. DO PAGAMENTO 7.3. O cliente poderá entrar em régua de cancelamento caso não haja compra ou utilização de serviços durante o período de 30 dias. 7.4.1. No momento da contratação o cliente deverá informar os dados do seu cartão de crédito e a Vivo realizará o lançamento dos valores dos serviços escolhidos pelo cliente Vivo Easy. Caso exista alguma restrição para o primeiro lançamento da mensalidade no cartão de crédito: 7.4.1.1. Os benefícios não ficarão disponíveis; 7.4.1.2. O cliente deverá entrar em contato com a administradora do cartão de crédito e após resolver o problema, iniciar novamente a contratação; 7.4.1.3. O cliente poderá realizar a tentativa com outro cartão de crédito. 7.4.1.4. Caso o cliente Vivo Móvel não efetue o pagamento da taxa de manutenção e nem contrate novo serviço, poderá perder a linha Vivo; 7.4.1.5. A Vivo, durante 60 (sessenta) dias subsequentes a data de vencimento da taxa de manutenção, tentará lançar no cartão de crédito o valor desta taxa. Caso não seja autorizado, o cliente entra em status de Bloqueio parcial e poderá continuar usando os serviços de Internet, diárias de apps, diárias de voz e saldo em reais. Caso seja autorizado o cliente retornar ao status Ativo: 7.4.1.5.1. Não haverá renovação de serviços durante o período de bloqueio parcial. 7.4.1.5.2. Não será permitida a aquisição de novos serviços durante este período de bloqueio parcial. 7.4.1.6. Caso o pagamento não seja aprovado pelo cartão de crédito após 60 (sessenta) dias de tentativas, o Vivo Easy será bloqueado totalmente e o cliente não poderá utilizar nenhum serviço e/ou pacote, mesmo que tenha saldo válido; 7.4.1.7. A Vivo manterá o cliente Vivo Easy em estado de bloqueio total durante mais 30 (trinta) dias subsequentes, tentando tarifá-lo. 7.4.1.8. Caso o pagamento da mensalidade ainda não seja aprovado após os 30 (trinta) dias de bloqueio total, o Vivo Easy e os respectivos serviços contratados serão automaticamente cancelados da linha bloqueada. 7.4.1.9. Caso o cliente não reconheça alguma cobrança do Vivo Easy em seu cartão de crédito, deverá ligar no *8486 para resolver o ocorrido. A solicitação do estorno na prestadora de cartão de crédito resultará no cancelamento da linha e de todos os benefícios. " Fonte: https://easy.vivo.com.br/ Selecione 'Assine o plano Easy' e escolha um plano para seguir com o processo. Depois, selecione 'Manter meu número'. Na próxima página, no final, aparecerá 'Li e concordo com os Termos de Uso'. Selecione a parte em azul.

W. d.

Para: VIVO

18/03/2025

A imagem a seguir prova que eu tinha um cartão cadastrado e prova também que não houve a cobrança da taxa de manutenção. Nunca houve. Eu só tinha esse cartão cadastrado.

VIVO

Para: W. d.

28/03/2025

Prezados, Referente a manifestação CPTBR02069121-14, segue retorno Revisamos as informações questionadas ao qual não localizamos irregularidades nos dados apresentados. A informação sobre o termo de uso esta disponivel no mesmo site encaminhado pelo consumidor, estando disponivel para visualização e download. Ademais as informações sobre o cancelamento do serviço também se encontram na area do site referente ao Vivo Easy. Reforçamos ainda que qualquer alteração nos termos de uso ou regulamento do plano são encaminhados ao consumidor no momento que realiza a visualização do app, assim como é enviado notificação ao mesmo. Após essa alteração qualquer ação do app só é permitada após a leitura e aceite. Permanecemos à disposição através da nossa Ouvidoria: 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriado. Para sua comodidade e agilidade voce também pode contar com o APP da Vivo disponível em todas as plataformas digitais. Atenciosamente Diretoria Executiva Experiencia Cliente Telefônica Brasil ***Este documento está clasificado como PUBLICO por TELEFÓNICA. ***This document is classified as PUBLIC by TELEFÓNICA. Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição

W. d.

Para: VIVO

28/03/2025

Eu pedi os documentos dos termos de uso e do regulamento de outubro do ano passado até fevereiro desse ano, esses documentos não são enviados por e-mail e eu não tenho mais acesso ao APP, vocês cancelaram a minha conta e subtraíram o que eu tinha lá. A irregularidade é ter cancelado meu plano Vivo Easy. Mande os documentos solicitados.

W. d.

Para: VIVO

28/03/2025

É até uma piada não mandar os documentos que vocês mesmo estão supostamente usando como base para sustentar o cancelamento do plano.

VIVO

Para: W. d.

04/04/2025

Prezados, Referente a manifestação CPTBR02069121-14, segue retorno Revisamos as informações prestadas ao qual não localizamos novas informações a serem prestadas. Devido a isso encerramos esse atendimento. Permanecemos à disposição através da nossa Ouvidoria: 0800 775 1212 de segunda a sexta das 8h às 18h, exceto feriado. Para sua comodidade e agilidade voce também pode contar com o APP da Vivo disponível em todas as plataformas digitais. Atenciosamente Diretoria Executiva Experiencia Cliente Telefônica Brasil ***Este documento está clasificado como PUBLICO por TELEFÓNICA. ***This document is classified as PUBLIC by TELEFÓNICA. Este mensaje y sus adjuntos se dirigen exclusivamente a su destinatario, puede contener información privilegiada o confidencial y es para uso exclusivo de la persona o entidad de destino. Si no es usted. el destinatario indicado, queda notificado de que la lectura, utilización, divulgación y/o copia sin autorización puede estar prohibida en virtud de la legislación vigente. Si ha recibido este mensaje por error, le rogamos que nos lo comunique inmediatamente por esta misma vía y proceda a su destrucción. The information contained in this transmission is confidential and privileged information intended only for the use of the individual or entity named above. If the reader of this message is not the intended recipient, you are hereby notified that any dissemination, distribution or copying of this communication is strictly prohibited. If you have received this transmission in error, do not read it. Please immediately reply to the sender that you have received this communication in error and then delete it. Esta mensagem e seus anexos se dirigem exclusivamente ao seu destinatário, pode conter informação privilegiada ou confidencial e é para uso exclusivo da pessoa ou entidade de destino. Se não é vossa senhoria o destinatário indicado, fica notificado de que a leitura, utilização, divulgação e/ou cópia sem autorização pode estar proibida em virtude da legislação vigente. Se recebeu esta mensagem por erro, rogamos-lhe que nos o comunique imediatamente por esta mesma via e proceda a sua destruição