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COBRANÇA INDEVIDA DE VISITA TÉCNICA

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

C. N.

Para: SAMSUNG

04/04/2025

Gostaria de formalizar uma reclamação referente à minha experiência com o produto adquirido no dia 10/02/2025, um ar condicionado, que apresentou defeito no cabo menor da condensadora (com possível vazamento de gás) antes de completar dois meses de uso. Após diversas tentativas de agendamento com o serviço de assistência técnica e de contato com o número de atendimento da Samsung (+55 11 4004-0000), finalmente foi aberta a Ordem de Serviço nº 4172631567. No entanto, fui informada pela assistência técnica da única unidade da Samsung em Minas Gerais (localizada a quase 6h de distância do meu endereço) de que seria cobrada uma taxa de R$ 300,00, que supostamente seria referente ao deslocamento dos técnicos da MINASFAST, e não ao reparo. Gostaria de ressaltar que esta cobrança é inadmissível, pois o produto está dentro do prazo de garantia. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em seu Art. 18, o fornecedor tem a obrigação de reparar o produto dentro do prazo estipulado, sem custos adicionais para o consumidor, quando o defeito é identificado dentro do período de garantia. O Art. 20, ainda, estabelece que o fornecedor é responsável pelo cumprimento da garantia e não pode, sob nenhuma circunstância, cobrar taxas extras para que o serviço de reparo ou substituição seja realizado. Adicionalmente, o Art. 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor, proíbe práticas abusivas, como a cobrança de taxas indevidas, como no caso da taxa de deslocamento dos técnicos, uma vez que o produto ainda se encontra dentro do período de garantia e com um defeito de fabricação. Dessa forma, solicito que a Samsung tome as providências necessárias para resolver essa situação de forma adequada, como a revisão da cobrança da taxa de deslocamento e o agendamento do reparo sem custos adicionais para o consumidor. Caso a situação não seja resolvida de forma satisfatória, estarei considerando outras medidas, como a abertura de uma reclamação formal junto ao Procon e a possível ação judicial para garantir meus direitos enquanto consumidor.

Solução esperada

  • Reparo
  • vista sem cobrança