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Não fazem o orçamento solicitado

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

I. N.

Para: SAMSUNG

07/06/2025

1. A minha TV Samsung foi comprada em 15/06/2019 em uma loja em Recife da Via Varejo S/A conforme Nota-fiscal 000053731. A TV do modelo QN55Q7FNA tem quatro componentes separados: (1) Tela com apenas uma entrada e nenhum botão; (2) Connect One, que é o console, onde estão as portas HDMI, antena, USB e assim por diante; (3) Cabo de conexão para ligar o Connect One à tela; e (4) Controle remoto. Ou seja, a eletrônica de controle da TV não é integrada à tela, está em uma caixa separada. 2. No início de abril de 2025 a TV começou a apresentar uma linha vertical no meio da tela. Nos dias seguintes aumentou a quantidade de linhas verticais no meio da tela. No dia 20/4 a TV começou a apagar-se intermitentemente e depois de alguns minutos ficou totalmente cinza e não voltou a apresentar imagem. O som, no entanto, continuou funcionando normalmente, inclusive com mudança de canais. Quando eu desligava a TV, a tela ficava preta, mas quando eu religava a tela ficava cinza. O led na tela continuou sinalizando quando ela estava em estado de stand-by. 3. Não encontrei nenhuma forma de solicitar assistência técnica à Samsung, exceto levar a TV ao “CENTRO DE SERVIÇO SAMSUNG – RECIFE”, que fica na Av. Antônio de Góes, 626, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife – PE, embora eu more na Zona Norte. O estabelecimento funciona de Seg a Sex: 9h às 18h e Sáb: 9h às 13h, conforme a página da empresa em https://www.samsung.com/br/support/service-center/samsung-service-center/unidade-recife-pe-csp/ e cobra R$ 6,00 pelo estacionamento, não havendo opção de estacionamento público próximo. 4. Em 25/04/2025 eu cheguei antes das 9:00h no local, fui o primeiro a entrar, mas levei cerca de 50 minutos apenas para entregar a TV para diagnóstico. Tive que me submeter ao pagamento de uma taxa de R$ 50,00 de orçamento. Conforme a promessa, tal taxa seria descontada do preço do orçamento caso eu o aceitasse. 5. No dia 28/04/2025 às 16:31 recebi a seguinte mensagem por WhatsApp: É da Autorizada Samsung, o motivo do meu contato é para passar informações referente ao seu aparelho deixado para avaliação. O valor do orçamento é R$ 1.147,75 com desconto da Taxa de Avaliação fica R$ 1.067,75. Para autorizar se faz necessário pagar 50% ou valor total do orçamento para que possa seguir com reparo. Formas de pagamento: PIX ou CARTÃO DE CRÉDITO (VIA LINK) podendo dividir em até 06 vezes sem juros. Por gentileza caso deseje autorizar qual a forma de pagamento prefere, para que possa enviar a CHAVE PIX ou LINK? Em anexo à mensagem veio um documento, no qual havia dois campos de informação centrais: Defeito / Reclamação [NAO LIGA, MAS O STAND BY LIGADO]OW] Laudo Técnico TV NÃO LIGA. DEFEITO NA PLACA PRINCIPAL NECESSARIO A TROCA ( BN94-12831L ) OBS : NÃO FOI POSSIVEL VERIFICAR SE HÁ ALGUM DEFEITO NA TELA Seguiu-se a seguinte troca de mensagens: [28/04/2025 16:41] Ismar Kaufman: Eu não posso autorizar a troca da placa de não tiver certeza que a tela foi trocada. A placa do conect one NÃO apresentou nenhum defeito em casa. Enquanto a tela sim apresentou defeito antes da falha. [29/04/2025 08:48] +55 81 8291-3122: De acordo com o laudo a necessidade de fazer a troca da placa principal, conforme orçamento enviado, caso após a troca da placa a tela apresente algum defeito, pois a TV não está ligando, se gerar novo orçamento vamos entrar em contato e se não tiver interesse em autorizar fazemos o cancelamento ou estorno do pagamento efetuado pela placa [29/04/2025 08:48] +55 81 8291-3122: Deseja autorizar o orçamento da placa principal? [29/04/2025 09:14] Ismar Kaufman: Isso é um absurdo. Eu levo o aparelho com um defeito, pago o diagnóstico e vocês simplesmente não são capazes de fazer o diagnóstico. Aí inventam um defeito inexistente. [29/04/2025 11:08] Ismar Kaufman: Eu contei a história para David quando estive aí. Primeiro a tela apresentou listas verticais no meio. Depois de 3 semanas a tela ficou cinza (e não preta) quando ligava e o som continuou funcionando. Não faz sentido diagnosticar uma falha na placa do One Connect se o defeito apresentado foi na tela. [29/04/2025 16:21] +55 81 8291-3122: Como o senhor não autoriza o serviço [29/04/2025 16:21] +55 81 8291-3122: Aguardamos a retirada [29/04/2025 16:40] Ismar Kaufman: Então eu terei que procurar outra Samsung em outra cidade, porque em Recife só tem vocês. É isso mesmo? Vou reportar à fábrica a dificuldade que tive com vocês e exigirei inclusive a rastreabilidade dos números de série dos componentes do meu aparelho para entender o que está acontecendo. [29/04/2025 16:41] Ismar Kaufman: Amanhã próximo à hora do almoço eu irei aí. O correto seria devolver meu dinheiro já que vocês não foram capazes de diagnosticar o defeito da minha tela. Importante perceber a demora do Centro Samsung em responder as minhas mensagens. 6. De fato, só me restou a possibilidade de ir lá resgatar minha TV, pagar o estacionamento e ainda perder mais uma hora somente para isso, porque o processo deles me proíbe de sair com meu próprio equipamento sem passar por várias etapas e filas de espera. 7. Importante perceber que o Centro Samsung simplesmente não foi capaz de executar um diagnóstico do aparelho que tinha defeito (a tela) e decidiu inventar a necessidade de troca de uma placa no aparelho que não havia apresentado defeito algum. Aliás, a indicação de que o defeito estava na tela foram os fatos que relatei na entrega do aparelho: o defeito começar como listras na tela, o som continuar funcionando, a tela ficar cinza e o led de stand-by continuar funcionando. E, no entanto, a observação que eles colocaram no documento é muito clara em reconhecer a incapacidade deles de diagnosticar a tela. 8. Gostaria de solicitar à Proteste o auxílio para exigir da Samsung que faça um diagnóstico da tela em si, independentemente do Connect One. E que a logística e custo desse novo teste corra por conta deles, afinal, eu já fiz a minha parte, já perdi algumas horas e gastei dinheiro em troca de nada.

Solução esperada

  • Reparo