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Cobrança Indevida e Cancelamento Não Solicitado

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

I. C.

Para: VIVO

01/07/2025

Prezados(as), Venho, por meio deste, formalizar uma reclamação em nome da empresa Intervel Centro Automotivo, referente a um problema ocorrido com a operadora Vivo. No final de maio/início de junho de 2025, contratamos o serviço de PABX em nuvem de uma empresa especializada, com o objetivo de unificar nosso atendimento telefônico. Para isso, entramos em contato com a Vivo e informamos expressamente que faríamos a portabilidade do número de telefone, mas que não desejávamos o cancelamento do serviço de internet. Solicitamos também que o número fosse desvinculado da conta, mantendo o serviço de internet ativo. Fomos informados pela própria Vivo de que isso seria possível e que o procedimento seria realizado conforme solicitado. No entanto, assim que a portabilidade foi iniciada pela empresa de PABX, recebemos um e-mail da Vivo informando que o serviço havia sido cancelado por completo. Imediatamente, acessamos o aplicativo da Vivo e solicitamos a reativação do serviço. A Vivo aprovou a reativação e nos forneceu um novo número de telefone, mantendo a internet ativa. Entretanto, no dia 01/07/2025, fomos surpreendidos com o recebimento de uma fatura no valor de R$ 1.000,06, contendo uma multa de fidelização no valor de R$ 465,20. Temos dois problemas principais: Em nenhum momento solicitamos o cancelamento do serviço. Ao contrário, nos esforçamos para manter a conexão ativa, inclusive com a reativação imediata pelo aplicativo da Vivo. Atualmente, temos uma conta ativa, porém com outro número atrelado. Nosso contrato com a Vivo tem vários anos de existência, e não fomos informados de nenhum novo período de fidelização. Portanto, a cobrança de multa é indevida e arbitrária. Ao entrar em contato com a Vivo, fomos informados de que só seria possível contestar a cobrança mediante um token de acesso, o qual não está disponível para nós. Esse tipo de exigência apenas dificulta a resolução de um erro que partiu da própria operadora. Solicitamos, portanto, a intervenção da Anatel e do Procon, para que: A Vivo cancele a multa de fidelização e revise integralmente a fatura de R$ 1.000,06, pois se trata de cobrança indevida. A empresa seja oficialmente notificada para que resolva o caso com urgência, antes do vencimento da fatura, que está agendado para o dia 08/07/2025, a fim de evitar novas multas e danos à nossa empresa.

Solução esperada

  • Revisão de valores