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A PRESTADORA CLARO SE APROPRIOU ILEGALMENTE DE TODOS OS MEUS CRÉDITOS E VEM COM DECLARAÇÕES FALSAS!

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

E. C.

Para: Claro

21/07/2025

A PRESTADORA CLARO SE APROPRIOU ILEGALMENTE DE TODOS OS MEUS CRÉDITOS E VEM COM DECLARAÇÕES FAKE NEWS!!! Venho relatar que no dia 11 de julho de 2025 notei que a prestadora Claro zerou o meu saldo em créditos de R$ 213,00 de forma indevida. Tendo em vista que a prestadora Claro se apropriou irregularmente dos meus créditos, fiquei sem nenhum saldo na minha linha de telefone e fui obrigado pelas circunstâncias a fazer uma nova recarga. Convém destacar que no dia 11 de julho de 2025 recebi uma mensagem de ameaça da prestadora Claro no meu WhatsApp, afirmando que se caso eu não fizesse uma recarga de créditos até 48 horas meu número seria cancelado. De fato, achei uma mensagem estranha e totalmente irregular. Na verdade, a prestadora Claro me enviou uma mensagem robotizada com essas informações de ameaças. Eu utilizo o meu número regularmente, logo essas mensagens da prestadora Claro são abusivas e autoritárias. Meu número é uma ferramenta essencial para a minha identificação profissional e para estabelecer as minhas comunicações. A prestadora Claro não devia de forma alguma usar de mecanismos para zerar meu saldo de créditos de forma ilegal. Conforme o Artigo 42 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável. Vale destacar que sou cliente da prestadora Claro a mais de 20 anos e mesmo assim ela desrespeita gravemente o meu direito de consumidor me surpreendendo negativamente com essa postura antiética. É uma das diretrizes submeter os clientes de longa data a descontos irregulares prestadora Claro? De fato, a prestadora Claro informou na Anatel que eu não sou o titular da linha telefônica que identifiquei práticas inadmissíveis. Eu sou o titular da linha telefônica que envolve práticas irregulares da prestadora Claro. A prestadora Claro agora vem com propagação de fake News como forma de fugir da minha tratativa. Essa postura da prestadora Claro é inadmissível e um atentado ao Artigo 66 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Conforme o Artigo 66 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Determina que é crime fazer afirmações falsas ou enganosas, ou omitir informações relevantes sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano de multa. De fato, a prestadora Claro negligenciou a minha tratativa e, ainda veio afirmando informações falsas, tentando ludibriar a Anatel e o consumidor. De fato, já sou cliente da Claro com esse número a mais de 20 anos. Inclusive, nos últimos dois meses reloquei o meu número para outro chip físico. Na verdade, para fazer o procedimento de relocação de um número para outro chip físico é necessário ter os documentos essenciais para a identificação do cliente, tais como o CPF e RG. É impressionante, surpreendente e lamentável o fato de a Prestadora Claro criar uma justificativa fake News, tentando fugir da resolução da minha tratativa. Então a justificativa da prestadora Claro alegando que eu não sou o titular da linha telefônica não tem fundamento. Vale destacar que tenho provas concretas da minha titularidade da minha linha telefônica, conforme os anexos. Então não cabe a prestadora Claro usar de informações falsas para tentar ludibriar o consumidor e os órgãos regulamentadores. Diante dos fatos inadmissíveis expostos, venho requerer que a prestadora Claro faça a devolução de todos os meus créditos descontados de forma indevida em dobro e com correção monetária mais juros. Além disso, solicito que a prestadora Claro faça uma reparação por todos os transtornos e danos morais que vem me submetendo. Por favor operadora Claro respeite o meu direito de consumidor e entre em contato comigo o mais rápido possível para resolver a minha tratativa de uma vez por todas e pare de divulgar fake News e estabeleça ações concretas e transparentes para resolver a minha tratativa.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 426,00
  • Danos morais/materiais

Mensagens (1)

E. C.

Para: Claro

24/07/2025

A PRESTADORA CLARO SE APROPRIOU DE MEUS CRÉDITOS, APAGOU MEU HISTÓRICO DE GASTOS E FEZ AFIRMAÇÕES FALSAS... Venho relatar que novamente o atendimento da prestadora Claro vem fazendo afirmações fake news, tentando ludibriar o consumidor e a própria Anatel que é o órgão regulamentador. No dia 23 de julho de 2025 o atendimento da prestadora Claro entrou em contato comigo via ligação telefônica. Fiz a seguinte pergunta ao atendimento da prestadora Claro: Por que o atendimento anterior da prestadora Claro se negou a analisar a minha tratativa e considerou que eu não era o titular da linha telefônica? Conforme o atendimento da prestadora Claro houve um erro no atendimento anterior, pois o número responsável pela reclamação, realmente pertence ao Sr. Edilson Cruz. No entanto, o atendimento da prestadora Claro não soube explicar como foi ocorrer um erro tão absurdo e amador. Então foi concluído que o atendimento anterior da Claro anexou informações falsas na Anatel. Conforme o Artigo 66 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Determina que é crime fazer afirmações falsas ou enganosas, ou omitir informações relevantes sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços. A pena é de detenção de 3 meses a 1 ano de multa. De fato, uma prestadora de serviços negar a titularidade de um consumidor que é cliente, desde 2007 é um demonstrativo de total descaso e de ações irregulares da empresa Claro com o seu cliente. Além disso, a prestadora Claro se apropriou de R$ 213,00 em créditos da minha linha telefônica e apagou de forma obscura todo o meu histórico de consumo, restando apenas o histórico desse mês. De fato, é possível entender que a prestadora Claro efetivou essa ação irregular, buscando impossibilitar o meu acesso aos meus históricos de gastos, eliminando a minha possibilidade de tentar constituir provas e recorrer. O atendimento da prestadora Claro não deu as devidas explicações sobre a eliminação de todos os meus históricos. Na verdade, o atendimento da prestadora Claro só ofertou apenas o valor de R$ 213,00 que foi descontado indevidamente no meu saldo de créditos. Eu solicitei a devolução em dobro dos créditos descontados de forma irregular, lamentavelmente o atendimento da prestadora Claro de forma autoritária se negou a cumprir o Artigo 42 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor. Conforme o Artigo 42 da Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor: Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável. De fato, o consumidor tem o direito pleno de ter acesso a todos os históricos de gastos e, infelizmente a prestadora deletou todos os meus históricos, infligindo o principio da transparência e ética. Cadê os meus históricos de gastos prestadora Claro? Apesar do atendimento da prestadora Claro admitir que o atendimento anterior errou gravemente, não manifestou empatia, sensibilidade com a minha tratativa. Faltou empenho do atendimento da prestadora Claro para resolver a minha tratativa. Diante dos fatos absurdos narrados, venho requerer que a prestadora Claro respeite o meu direito de consumidor e faça a devolução de todos os meus créditos descontados de forma indevida em dobro e com correção monetária mais juros e também a restauração de todos os meus históricos de gastos na minha linha telefônica. Por favor prestadora Claro respeite a Lei 8.078 do Código de Defesa do Consumidor e entre em contato comigo o mais rápido possível para resolver a minha tratativa de uma vez por todas e pare de divulgar fake news e estabeleça ações concretas e transparentes para resolver a minha tratativa.