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- Título da reclamação pública
Reclamação Valor da Conta - Código de instalação 0414131350
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
C. J.
Para: Light Serviços de Eletricidade
Boa tarde! Para esclarecer esta conta foi criada aqui exclusivamente para esta reclamação da conta de luz, pelo absurdo do valor cobrado. Venho, por meio desta, registrar minha reclamação referente à conta de luz com vencimento em 18/08/2025, no valor de R$ 1.477,08. Considero este valor abusivo e totalmente incompatível com o consumo real da residência, visto que: • A casa permanece fechada; • O relógio de energia fica desligado e só é ligado uma vez por mês; • O histórico de consumo comprova que o valor médio da conta varia entre R$ 53,00 e R$ 68,08. Anexo o gráfico de consumo e tenho todas as contas pagas. Quero que me expliquem como pode uma casa fecha pode de um mês para o outro ter 4 x mais leitura da numeração do relógio? Na conta de Julho 15499 e a com vencimento em agosto 19109. Como explicam isso? E por determinação da Light o relógio foi colocado no poste a alguns anos atrás. Ou seja, qualquer pessoa tem acesso e fazer desvio da energia. Diante disso, solicito imediata revisão da fatura e a correção do valor cobrado, conforme os registros do gráfico consumo uma vez que a casa fica fechada. E cobrem de quem realmente gastou tudo isso de energia.
Solução esperada
- Revisão de valores
Mensagens (2)
C. J.
Para: Light Serviços de Eletricidade
Para: Light Serviços de Eletricidade S.A. Assunto: Contestação de Fatura com Valor Abusivo - Protocolo de Atendimento 2453254632 (ouvidoria light) Recebi uma mensagem pelo WhatsApp onde informar que o caso não foi resolvido. Prezados, venho, por meio desta, manifestar minha completa indignação e formalizar a contestação da fatura com vencimento em 18/08/2025, no valor de R$ 1.477,08, referente à unidade consumidora , sob o código do cliente 23561276. Conforme já informado por meio do protocolo de atendimento ouvidoria 2453254632 e 1597238511 e protocolo de atendimento 15971237416 (proteste) o valor cobrado é totalmente indevido e incompatível com o consumo real da residência, uma vez que o imóvel em questão permanece fechado e desocupado. Para reforçar, o quadro de luz fica desligado e a casa é aberta apenas uma vez por mês. E o relógio da Luz fica no poste na rua colocado pela Light como exigência a anos atrás. A própria Light, por meio de mensagem no WhatsApp, reconheceram um "erro na leitura do medidor" que supostamente ocorreu entre novembro de 2024 e julho de 2025. Esse erro é a causa direta da cobrança abusiva, e é inaceitável que a responsabilidade por essa falha seja transferida ao consumidor. Tenho todas as contas anteriores devidamente pagas, as quais comprovam o baixo e, em muitos meses, nulo consumo da unidade. Para corroborar a ausência de consumo, estou anexando a este documento o histórico de consumo e a planilha detalhada do ano de 2024 e 2025, que demonstram de maneira inequívoca a incoerência do valor cobrado. Mesmo com a casa fechada, a Light continua a cobrar a taxa de iluminação pública municipal e o custo de disponibilidade, o que considero justo. No entanto, o valor de consumo de energia elétrica deveria ser zero, e é essa a parte da cobrança que deve ser anulada imediatamente. Diante do exposto, solicito a anulação da fatura atual e a emissão de uma nova, com a correção do valor para o custo mínimo de disponibilidade referente ao período. Aguardo um retorno urgente.
C. J.
Para: Light Serviços de Eletricidade
Prezados, Venho novamente por meio desta registrar novamente a minha insatisfação com a falta de resolução para a reclamação sobre a conta de energia. A Light está cobrando o valor de R$ 1.477,08 referente a uma residência que se encontra desocupada e fechada. Um dos valores cobrados é o do mês de agosto, que está em R$ 445,32, o que é um completo absurdo. Nas duas reclamações anteriores, foram anexados os gráficos de consumo e as contas pagas dos meses anteriores para comprovar o histórico de consumo, que se mostra muito inferior aos valores cobrados atualmente. Reforço que todas as contas anteriores foram devidamente pagas. Conforme já informado por meio do protocolo de atendimento 2453254632 e 1597238511 , o valor cobrado é totalmente indevido e incompatível com o consumo real da residência, uma vez que o imóvel em questão permanece fechado e desocupado. Para reforçar, o quadro de luz fica desligado e a casa é aberta apenas uma vez por mês. E cobrar R$ 435,32 para consumo no mês de agosto em uma casa desocupada e fechada, é mais que abusivo. E ainda colocaram o restante em 18 vezes de R$ 57,32 para juntar com consumo do mês a seguir. É inacreditável!!! Como podem fazer isso para umas casa desocupada e fechada. Vocês mesmos, por meio do atendimento anterior, reconheceram um "erro na leitura do medidor por parte operacionais" que supostamente ocorreu entre novembro de 2024 e julho de 2025. Esse erro é a causa direta da cobrança abusiva, e é inaceitável que a responsabilidade por essa falha seja transferida ao consumidor. Como ja exposto tenho todas as contas anteriores devidamente pagas, as quais comprovam o baixo e, em muitos meses, nulo consumo da unidade. Para corroborar a ausência de consumo, foi anexando anteriormente o histórico de consumo de 2024 e 2025, que demonstram de maneira inequívoca a incoerência do valor cobrado. Mesmo com a casa fechada, a Light continua a cobrar a taxa de iluminação pública e o custo de disponibilidade, o que considero justo. No entanto, o valor de consumo de energia elétrica deveria ser zero, e é essa a parte da cobrança que deve ser anulada imediatamente. Diante do exposto, solicito a anulação da fatura atual e a emissão de uma nova, com a correção do valor para o custo mínimo de disponibilidade referente ao período. Caso essa questão não seja resolvida em um prazo de 10 dias úteis, serei obrigado a recorrer a órgãos reguladores, para garantir a proteção dos direitos consumidor.