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Cobrança abusiva
Esta reclamação é pública
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J. V.
Para: Comgás
Venho, por meio desta, registrar uma reclamação em relação às minhas faturas de gás emitidas pela Comgás. Nos últimos meses, o valor das minhas contas vinha dentro de uma média razoável, sendo os últimos valores cobrados: Abril/2025: R$194,39 Maio/2025: R$154,05 Junho/2025: R$207,95 Julho/2025: R$238,94 Agosto/2025: R$207,93 Entretanto, no mês de Setembro/2025, recebi uma fatura no valor de R$671,42, ou seja, um aumento de R$463,49 em relação ao mês anterior, valor completamente fora do padrão de consumo registrado anteriormente. Ao entrar em contato com o atendimento da Comgás, fui informado(a) de que no mês 07/2025 a leitura havia sido estimada por impossibilidade de acesso ao medidor. Segundo o atendente, a empresa utilizou a média dos 12 meses anteriores, e agora, em Setembro, realizou a correção cobrando o consumo que teria ficado “em aberto”. Contudo, entendo que essa prática é abusiva e prejudicial ao consumidor, uma vez que a empresa não pode simplesmente emitir uma conta por estimativa em um mês e, posteriormente, cobrar um valor excessivamente superior em outro, transferindo ao consumidor a responsabilidade de arcar de uma só vez com o erro da concessionária. Ressalto que não obtive uma solução adequada junto ao atendimento da Comgás. Apenas justificaram que a cobrança estaria correta, mas não ofereceram alternativa de revisão justa do valor ou parcelamento automático do que alegam ser diferença de consumo. Assim, solicito a intervenção para que seja feita a devida apuração e que a cobrança abusiva seja revista, garantindo que eu seja cobrado(a) de forma justa.