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- Título da reclamação pública
@Light cobra conta de R$716,07 para aposentada do Estado do RJ que costuma gastar R$273 por mês
Esta reclamação é pública
RECLAMAÇÃO:
M. R.
Para: Light Serviços de Eletricidade
@LIGHT #LIGHT www.light.com.br https://agenciavirtual.light.com.br/portal/ CNPJ: Light Serviços de Eletricidade S.A. é 60.444.437/0001-46 e a sua sede fica na Avenida Marechal Floriano, nº 168, Centro, Rio de Janeiro, RJ, CEP: 20.080-002 PROTOCOLOS JÁ REGISSTRADOS PEDINDO SOLUÇÃO DA CONTA SETEMBRO/2025 NO VALOR EXCESSIVO E DESPROPORCIONAL - TOTALMENTE FORA DA MINHA UTILIZAÇÃO - DE R$716,07 COM VENCIMENTO PARA O DIA 16/10/2025 DATA DESTE PROTOCOLO JUNTO AO SITE DE DEFESA DO CONSUMIDOR WWW.PROTESTE.ORG.BR É DO DIA 23/09/2025 PROTOCOLOS JÁ REGISTRADOS SEM SOLUÇÃO ATÉ O PRESENTE MOMENTO 1) ANEEL 01058943325.00 2) LIGHT 2460918438 2) PROC ON RJ PROCESSO ADMINISTRATIVO 202509056311 TEXTO DA CIDADÃ E CLIENTE MARIA LUCIA, 73 ANOS, APOSENTADA c/ comorbidades crônicas CÓDIGO DO CLIENTE 33789073 CONTESTAÇÃO CONTA SETEMBRO/2025 – VALOR R$716,07 AUMENTO ABSURDO E BRUSCO, NÃO CONDIZENTE, NÃO PERTINENTE A MINHA UTILIZAÇÃO MENSAL DOS MESES ANTERIORES, conforme relato abaixo: AGOSTO/2025: r$273,73 JULHO/2025: r$320,17 JULHO/2025: r$320,85 MAIO/2025: r$342,69 1) Aumento em relação a conta anterior (agosto) de R$442,34; 2) Aumento de 261,5% em relação a conta de agosto/2025 que custou R$273,73; 3) Aumento de 223,65% em relação a conta de julho/2025 que custou R$320,17; 4) Aumento de 223,17% em relação a conta de julho/2025 que custou R$320,85; 5) A média de consumo dos três últimos meses (JUN + JUL + AGO / 3) = R$304,91 – SOMANDO O CONSUMO DOS TRÊS ÚLTIMOS MESES E DIVIDINDO POR 3 TEMOS A MÉDIA DE UTILIZAÇÃO. O AUMENTO EM RELAÇÃO A MÉDIA foi de 234,84%; 6) Não houve visitas, não houve alteração de comportamento em relação ao consumo de minha casa, sempre muito regrado, não houve compra de eletrodomésticos novos (ar flyer, ar condicionado, aspirador de pó, nada disso, sou aposentada, nem posso comprar nada ultimamente, pois tomo medicações para coração, circulação e diabetes. Eu não tenho condições de pagar essa conta, preciso que seja contestada. 7) No mês de agosto eu fiquei sem luz por 3 dias entre o dia 09/08, 10/08 e 11/08. Houve um problema no transformado do lado esquerdo da rua, arco voltaico, devido chuva e ventania que ocorreu entre a madrugada de sexta-feira para sábado, entre os dias 08/08 e 09/08, algumas casas ficaram sem energia por 3 dias. A equipe só veio ao local por volta de 15h do dia 11/08. O problema foi resolvido, porém o desconto não foi dado na conta de AGOSTO/2025 QUE TEVE LEITURA EM 13/08/2025. COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO. TENHO VÁRIOS PROTOCOLOS QUE COMPROVAM ISSO. SE ESSE DESCONTO, QUE É MEU DIREITO, FOR DADO AGORA, ISSO PODE TAMBÉM DIMINUIR ESSE VALOR. ALÉM DA CONTESTAÇÃO QUE ESTOU FAZENDO. POIS NÃO TENHO CONDIÇÕES, NÃO TENHO SAÚDE FINANCEIRO, NEM POUPANÇA para pagar esse valor astronômico e totalmente fora do meu padrão de utilização dos últimos meses. PROTOCOLOS: ANEEL: 010.581.98625-06, do dia 09/08, às 1556h; OUVIDORIA LIGHT: 2453449594, FUNCIONÁRIA MARIA entre 13h e 14h, dia 11/08; CENTRAL LIGHT, 2453324000, 09/08, às 1245h; CENTRAL LIGHT, 2453363814, 09/08, às 2023h; CENTRAL LIGHT, 2453384043, 10/08, às 0905h, funcionária Suzana; CENTRAL LIGHT, 2453384124, SUPERVISOR SANDRO, deu prazo não cumprido até 12h-13h, mas ninguém compareceu ao local para resolver; CENTRAL LIGHT, 2453364163, 10/09, às 2032h; CENTRAL LIGHT, 2453364246, SUPERVISOR DANIEL; A equipe que veio ao local, me tratou muito mal, abriu o meu relógio todo, subiu lá no posto em cima do transformador, com aquele caminhão que tem uma arca que sobe o funcionário. Resolveu mas não me chamou. Foi embora. Depois, veio uma segunda equipe de fiscalização e me chamou, para tirar foto e medir para provar que a Energia estava reestabelecida entre 1450h e 15h. Mas, também foram bem grosseiros, julgadores, punitivos, na forma de falar de agir, com arrogância, com desdém pela nossa dor, em nenhum momento se desculparam por 3 dias sem comparecer. Agora passo por isso. Meus Deus, será que a Light será sempre esse tipo de empresa. Eu sempre trabalhei minha vida toda, na escola pública, fui merendeira, sempre fui honesta, nunca concordei com “gatos”, nunca autorizei e participei disso. Eu detesto coisa ilegal, eu detesto desonestidade, eu detesto a forma como o Estado do Rio de Janeiro se tornou uma grande favela com grandes roubos de energia por parte de criminosos e moradores de comunidades que, infelizmente, acham que bandido é “amigo”.... que crime compensa... que cada um faz o que quer ...que não existem leis... isso é a maior loucura que pode existir em nosso ESTADO DO RJ. Eu sou uma cidadã aposentada, honesta, nunca pensei que iria passar por isso. De ter tantos problemas com a Light. Peço realmente ajuda de alguma pessoa digna e honesta de dentro da LIGHT para que me ajude a resolver isso. Em nome de Deus, em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor. Contestar essa conta e acompanhar para que a de OUTUBRO/2025 também não ocorra esse disparate. Pedir se possível a troca do meu relógio que já tem mais de 20 anos, provavelmente o contador (aquele disco que gira) deve estar com defeito ou viciado ou girando de forma irregular). Algo precisa ser feito em nome de Jesus. Peço ajuda Deixo meu celular (21)9932x-xx91, peço apenas que entrem em contato com a solução entre 12h e 1630h, pois na parte da manhã eu tomo os remédios e fico com um pouco de sonolência. anexo 5 (CINCO) documentos comprobatórios em PDF 1) Testo da reclamação em pdf. com os protocolos abertos; 2) conta com erro de leitura/contestada no valor de R$716,07 de setembro/2025 com vencimento em 16/10/2025; 3) conta de AGOSTO/2025 no valor de R$273,73; 4) conta de JULHO/2025 no valor de R$320,17; 5) conta de JUNHO/2025 no valor de R$320,85
Solução esperada
- Revisão de valores
- contestação da conta/ revisão de valores/ abatimento/ adequação para o valor médio (médias dos três últimos meses/ cancelamento da conta por liberalidade da empresa/ ação efetiva e real para resolver o problema da conta setembro/2025
Mensagens (2)
Light Serviços de Eletricidade
Para: M. R.
Prezados, segue a resposta da solicitação. Sendo o que tínhamos para o momento, renovamos nossos votos de estima e apreço. Estamos à disposição para prestar esclarecimentos adicionais nos canais abaixo (atendimento exclusivo para funcionários das Defensorias públicas e PROCONs): - E-mail: [email protected], ou - Telefones: 21 2503-973221 96776-3616 para demandas urgentes, como religação e falta de energia. Diálogo Light Coordenação de Ouvidoria 21 2503-9732 21 96776-3616 [email protected]
M. R.
Para: Light Serviços de Eletricidade
Lidiane, minha filha. Obrigada. Deus te abençoe. Obrigada por ter tirado essa aflição de meu coração. Att, Maria Lucia, aposentada, 73 anos.