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Cobrança indevida após portabilidade e falta de registro de atendimento da TIM

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

r. s.

Para: TIM

27/09/2025

No dia 07 de julho de 2025, realizei uma alteração de plano, trocando o pacote ao qual estava vinculado, começando a pagar o valor de R$ 99,00. No início de agosto, recebi uma oferta para realizar a portabilidade do meu número para outra operadora. No dia 08 de agosto de 2025, às 15h35, entrei em contato com o atendimento da TIM para esclarecer dúvidas específicas. Perguntei se seria necessário cancelar o plano após a portabilidade e se haveria cobrança de multa por quebra de contrato. Fui informado de que não haveria cobrança de multa e que o cancelamento era automático. Com base nessas informações, efetuei a portabilidade no dia 13/08/2025. No final de agosto, foi lançada uma fatura no valor de R$ 103,00 (mais que R$ 99,00 ao qual eu contratei), e ao final de setembro, uma nova cobrança no valor de R$ 834,33 (equivalente a quase 9 meses do valor mencionado acima). No dia 26 de setembro de 2025, entrei em contato novamente com a TIM e solicitei o protocolo do atendimento do dia 08 de agosto de 2025. Para minha surpresa, fui informado de que não há registro dessa ligação. Gostaria de esclarecer que, caso tivesse sido corretamente informado sobre a existência de uma multa, não teria sido realizada a portabilidade naquele momento. Inclusive, deixei claro durante uma conversa em 08 de agosto de 2025.

Solução esperada

  • Reembolso: R$ 834,33
  • Revisão de valores