Voltar

Conta encerrada indevidamente

Esta reclamação é pública

RECLAMAÇÃO:

J. C.

Para: Mercado Pago

16/10/2025

Olá, Utilizei o mercadolivre por anos tanto para compra quanto para venda, ambos em baixa escala porém sem nunca ter problema. Depois de um tempo sem utilizar decidi criar uma nova conta para venda por não me lembrar dos dados da anterior além de achar mais prático ter uma conta exclusiva para tal, visto que planejava começar a vender com frequência na plataforma (quando falo de plataforma mercadolivre e mercadopago são intercambiáveis), porém imediatamente recebi a seguinte notificação "Detectamos irregularidades na identidade que você vinculou à sua conta que descumprem nossos Termos e condições. Por isso, sua conta foi suspensa. " Não houve qualquer irregularidade na identidade vinculada, sou eu a titular e todo o cadastro foi feito corretamente. Pois bem, recorri e recebi o seguinte: "Olá, Julia Notamos que seus dados são os mesmos utilizados por um usuário que está suspenso da plataforma. De acordo com nossos Termos e Condições , usuários suspensos não podem voltar a operar conosco, mesmo que seja a partir de uma outra conta e por isso suspenderemos esta conta permanentemente. " O que não faz sentido. Talvez o número de telefone já tenha sido usado previamente ou o aparelho celular (que adquiri usado) tenham causado alguma detecção automática falsa, porém eu mesma nunca cometi nenhuma infração e qualquer análise mais aprofundada utilizando meus dados pessoais irá confirmar isso. Não faz sentido que eu como pessoa seja barrada de utilizar um serviço que se tornou tão importante para o comércio em nosso país seja barrada da plataforma por mero azar de utilizar um número de telefone ou aparelho que já havia causado problema (digo isso pois tenho certeza que qualquer coisa que tenha motivado esse bloqueio seja dessa natureza de detecção automática, talvez IP, geolocalização, enfim, nada que diga respeito a mim). Inclusive minha própria mãe também utiliza a plataforma sem qualquer problema. Não creio que qualquer instituição financeira deveria agir dessa forma, solicito então que seja feita revisão e o desbloqueio da conta com email [email protected] , ou se não for possível o desbloqueio (devido ao fato de minha última tentativa ter sido feita em 7 de fevereiro, nem ao menos sei se a conta ainda existe em registro) que seja autorizada criação de nova conta com meus dados. Me disponibilizo a fornecer quaisquer detalhes adicionais.

Solução esperada

  • Reestabelecimento da conta ou permissão de criar nova

Mensagens (2)

J. C.

Para: Mercado Pago

17/10/2025

Recebi a mesma resposta anterior, "Notamos que seus dados são os mesmos utilizados por um usuário que está suspenso da plataforma. De acordo com nossos Termos e Condições , usuários suspensos não podem voltar a operar conosco, mesmo que seja a partir de uma outra conta e por isso suspenderemos esta conta permanentemente." sem me explicar que dados são esses, afinal para mim isso é uma completa incógnita visto que meus dados pessoais nunca causaram problemas na plataforma. Terei de proceder ao procon e possivelmente às vias jurídicas para receber uma resposta clara? Pois tenho certeza de que jamais cometi qualquer infração.

J. C.

Para: Mercado Pago

17/10/2025

Inclusive a certeza de que nunca cometi qualquer violação somada a falta de clareza da empresa também me deixa incerta quanto a possibilidade de alguém ter operado com meus dados. O fato de não terem me pedido nenhuma identificação aqui nessa reclamação (fotos, documentos, enfim, o que for necessário) por si só é um comportamento atípico de uma instituição financeira. Com meus dados confirmados em mãos e comparação com as supostas "contas que cometeram infrações" deve ser simples confirmar que eu de fato nunca infringi nenhuma regra.