Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Fique alerta: rótulos de Whey Protein podem te confundir
Em nosso teste, constatamos que alguns produtos estampam em seus rótulos “Whey Protein” mas não são suplementos proteicos e sim “pó para preparo de bebidas a base de proteínas”. Confira nossa análise e não se deixe enganar
28 setembro 2018 |

Para praticantes de atividades físicas, proteínas  – como as do soro do leite (Whey Protein) – são grandes aliadas no alcance de objetivos específicos.

Isso graças a fácil capacidade de digestão e absorção dessas substâncias pelo organismo, aliado a um excelente perfil de aminoácidos.

Embora não seja o único suplemento proteico no mercado, o Whey Protein caiu no gosto dos consumidores, tornando-se um dos mais populares dos últimos tempos.

A fama não veio à toa: o produto pode ajudar a suprir carências proteicas da dieta, além de estimular a hipertrofia muscular.

ganho-de-massa-whey

Compare aqui as marcas de Whey que testamos em laboratório e não seja enganado! 

Mas fique esperto: há produtos com concentrações proteicas abaixo da média  

Infelizmente, existem alguns suplementos que se passam por algo que não são.

Para você ter uma ideia, segundo estudos, um bom Whey Protein concentrado deve ter, em média, de 70% a 80% de proteínas do soro do leite em sua composição e baixa concentração de carboidratos. 

Porém o mercado está repleto de produtos que se dizem Whey Protein mas apresentam concentrações proteicas inferiores a 50%

Ou seja, em 100g de produto, apenas 50g são proteínas e, o restante, corresponde a carboidratos, gorduras, entre outros ingredientes adicionados apenas para completar a mistura. 

whei-abaixo-da-media

 

Uso da quantidade por dose – não caia nessa publicidade!  

Algumas embalagens podem enganar o consumidor ao mostrar a quantidade de proteína por dose e não a proporção da concentração proteica, que é o que realmente deve ser levado em conta.

A Integralmedica, por exemplo, estampa no rótulo do produto Nutri Whey Protein: 30g de proteína por porção, porém a porção é de 120g, ou seja, possui 25% de concentração proteica., sendo o restante composto basicamente de carboidratos.

Os suplementos proteicos para atletas (Whey Protein) analisados em nosso teste, possuíam uma média de 23g de proteínas do soro do leite em uma média de porção de 32g, ou seja, 71% de concentração proteica.

Veja aqui detalhes do nosso teste com as principais marcas de Whey Protein do mercado

Outro detalhe importante desses “pós para preparo de bebidas” é que eles rendem muito pouco, pois a dose indicada para consumo é alta e, com isso, o produto acaba mais rápido.

qualquer-adulto-pode-tomar-whey

Por exemplo, o produto Whey Waxy da marca Body Builders indica em seu rótulo uma porção de 50g, mas como seu peso total é de 900g, seu rendimento é de 18 doses

Já o produto Nutri Whey Protein da Integralmedica, sugere uma porção de 120g, mas como o produto pesa 907g, seu rendimento é de apenas 7,5 doses

Em nosso teste, vimos que a média de rendimento dos Suplementos Proteicos testados foi de 28 doses

Ou seja, além de terem uma maior concentração proteica com menores taxas de carboidratos, esses Wheys rendem mais do que os que se denominam “pó para preparo de bebidas a base de proteínas”. 

Teste com tipos de "pó para preparo de bebidas a base de proteínas"

E, assim como em nosso teste de suplementos proteicos para atletas, foi analisado se os valores informados na embalagem desses produtos correspondem às quantidades de proteína e carboidratos realmente encontradas dentro dela.

Para essa análise, levamos em conta a resolução da Anvisa, para alimentos em geral, que determina: "informações nutricionais podem apresentar variação de até 20% por porção (para mais ou para menos)." 

Confira abaixo os resultados:

Proteínas

Porção (g) Rótulo (g)* Teste (g)** Diferença (%)

Body Action

100% Whey Muscle

Rendimento: 20 porções

44 15 13.98

-7

Body Builders

Whey Waxy

Rendimento: 18 porções

50 19 16.56

-13

Integralmedica

Nutri Whey Protein

Rendimento: 7.5 porções

120 30 30.62

2

Nutrilatina Age

3 Whey IPC

Rendimento: 25 porções

36 24 25.89

8

Power Fit

Whey Protein Standard

Rendimento: 22 porções

40 16 16.02

0

Carboidratos

Porção (g) Rótulo (g)* Teste (g)** Diferença (%)

Body Action

100% Whey Muscle

Rendimento: 20 porções

44 20 26.77

34

Body Builders

Whey Waxy

Rendimento: 18 porções

50 27 17.30

-36

Integralmedica

Nutri Whey Protein

Rendimento: 7.5 porções

120 80 78.16

-2

Nutrilatina Age

3 Whey IPC

Rendimento: 25 porções

36 8 5.77

-28

Power Fit

Whey Protein Standard

Rendimento: 22 porções

40 19 17.83

-6

* quantidade informada no rótulo

** quantidade medida no laboratório

Diferença acima ( ) ou abaixo ( ) do informado no rótulo (mas no limite permitido pela legislação). Diferença acima ( ) ou abaixo ( ) de 20% do informado no rótulo (em desconformidade com a legislação).

Produtos denominados "Pó para preparo de bebida"

 montagem-2 

Esses são alguns exemplos de produtos que embora estejam estampados nos seus rótulos “Whey Protein” não são suplementos proteicos e sim “pó para preparo de bebida a base de proteína”.

A grande maioria deles contêm uma baixa concentração proteica e uma alta concentração de carboidratos, o que pode atrapalhar o desempenho e a dieta de quem esteja procurando por uma suplementação proteica com baixos teores de carboidrato.  

Contudo, é impossível penalizá-los. Isso porque não existe legislação específica que informe as condições para que um produto possa ser intitulado de “Whey Protein” ou “Pó para Preparo de Bebida a Base de Proteína”.

Mais um motivo para que você fique alerta na hora da compra e não seja enganado!

Para mais informações sobre Whey Protein, veja aqui a nossa entrevista com a especialista Marília Zaneti 

Atenção ao rótulo na hora da compra

No momento da escolha do seu Whey Protein, é importante verificar sempre o rótulo dos produtos.

Se o consumidor está à procura de um “Suplemento Proteico para Atletas”, deve buscar essa designação na embalagem ou apenas “Suplemento alimentar”.

Nas embalagens desses produtos citados acima, há a seguinte denominação de venda “Pó para o preparo de bebida” ou “Pó para o preparo de bebida à base de proteínas”, o que por si só, já é um indício de não ser um “suplemento proteico para atletas”.

Testamos 30 marcas de Whey Protein no laboratório. Confira aqui os resultados

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 4003-3907 (de celular).

Leia também

água de coco
granola-teste
omega-3
slime-caseiro

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.