Veja todas as publicações da PROTESTE em seu celular ou tablet!

Protetor solar: passar antes ou depois de outros produtos?
Veja como conciliar o uso do protetor com outros produtos e obtenha mais eficácia e melhores resultados com cada um deles
04 maio 2018 |
protetor-solar-ordem-produtos

Para proteger a pele e o organismo das ações nocivas resultantes da exposição ao sol, o uso de um bom protetor solar durante o ano todo (sobretudo num país tropical como o Brasil) é fundamental.

Confira nosso teste com protetores solares e saiba qual levar para casa

Os protetores solares exercem ação preventiva na formação de queimaduras solares, câncer, manchas e envelhecimento provocado pela exposição aos raios ultravioleta. 

Apesar de o mercado oferecer maquiagens e produtos multifuncionais com proteção solar, nenhum produto com FPS substitui o protetor solar.

Logo, eles precisam ser usados juntos para que a proteção seja mais eficaz.

Entenda aqui porque os cuidados com a pele devem começar cedo

Então, como conciliar o uso do protetor com a maquiagem?

Testamos 8 marcas para te contar qual é o melhor protetor solar facial. Confira!

Para quem tem pele seca 

Após a limpeza, um hidratante deve ser o primeiro produto aplicado na pele e, após 10 minutos, passa-se o protetor solar com FPS mínimo de 30

pele-seca

O protetor pode ser com ou sem cor. O protetor com cor não é capaz de cobrir perfeitamente imperfeições, mas deixa a pele mais uniforme. O grande problema costuma ser a pouca opção de cores, que variam entre o bege claro e o bege médio. 

Corretivo, base e pó com ou sem FPS podem ser passados por cima do protetor logo em seguida. O hidratante e a base podem ser substituídos por um BB cream que hidrata, protege e dá cobertura. 

Neste caso, aplique o protetor e, depois, o BB Cream e o resto da make. 

Para retocar ao longo do dia, em caso de exposições solares pequenas, o mais prático é utilizar um pó compacto ou solto com proteção solar. Passar o protetor por cima de toda a maquiagem (não é necessário removê-la com demaquilante nem lavar o rosto), também é uma opção.

Depois, finalize com o pó compacto nas áreas de mais brilho

Para quem tem pele oleosa

Depois de fazer a limpeza, aplique um protetor solar com FPS no mínimo 30. 

pele-oleosa

Testamos 6 Sabonetes para pele oleosa. Descubra qual vale a pena usar

Em geral produtos em gel, gel-creme, fluido e sérum têm textura mais leve e são mais adequados para peles mais oleosas. Busque também por alternativas com “toque seco” e oil-free (ou seja, menos propensas a causar aumento de cravos e de acne) . 

Para quem precisa cobrir imperfeições, um protetor oil-free com cor pode ajudar. Se quiser, aplique o corretivo. 

Finalize a maquiagem com pó solto ou compacto com proteção solar. Para fazer a manutenção, indicada a cada duas horas ou toda vez que suar muito ou molhar o rosto, reaplique o pó.

O produto retoca a proteção e não estraga a maquiagem

Para quem tem pele normal

Após a limpeza, aplique o protetor solar com ou sem cor com FPS mínimo de 30.

pele-normal

Aplique a base ou um BB Cream e o corretivo.  Finalize com pó compacto ou solto, preferencialmente com proteção solar. 

Para fazer a manutenção, indicada a cada duas horas ou toda vez que suar muito ou molhar o rosto, reaplique o pó com proteção solar.

O produto retoca a proteção e não estraga a maquiagem. Passar o protetor por cima de toda a maquiagem (não é necessário removê-la com demaquilante nem lavar o rosto), também é uma opção.

Depois, finalize com o pó compacto nas áreas de mais brilho.

Em caso de dúvidas, sempre fale com um dermatologista. 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Leia também

olanos-de-saude-coletivos
sabonetes-faciais
comprimidos
feijao-causa-gases

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.