Protetor solar: passar antes ou depois de outros produtos?
Veja como conciliar o uso do protetor com outros produtos e obtenha mais eficácia e melhores resultados com cada um deles
Para proteger a pele e o organismo das ações nocivas resultantes da exposição ao sol, o uso de um bom protetor solar durante o ano todo (sobretudo num país tropical como o Brasil) é fundamental.
Confira nosso teste com protetores solares e saiba qual levar para casa
Os protetores solares exercem ação preventiva na formação de queimaduras solares, câncer, manchas e envelhecimento provocado pela exposição aos raios ultravioleta.
Apesar de o mercado oferecer maquiagens e produtos multifuncionais com proteção solar, nenhum produto com FPS substitui o protetor solar.
Logo, eles precisam ser usados juntos para que a proteção seja mais eficaz.
Entenda aqui porque os cuidados com a pele devem começar cedo
Então, como conciliar o uso do protetor com a maquiagem?
Testamos 8 marcas para te contar qual é o melhor protetor solar facial. Confira!
Para quem tem pele seca
Após a limpeza, um hidratante deve ser o primeiro produto aplicado na pele e, após 10 minutos, passa-se o protetor solar com FPS mínimo de 30.
O protetor pode ser com ou sem cor. O protetor com cor não é capaz de cobrir perfeitamente imperfeições, mas deixa a pele mais uniforme. O grande problema costuma ser a pouca opção de cores, que variam entre o bege claro e o bege médio.
Corretivo, base e pó com ou sem FPS podem ser passados por cima do protetor logo em seguida. O hidratante e a base podem ser substituídos por um BB cream que hidrata, protege e dá cobertura.
Neste caso, aplique o protetor e, depois, o BB Cream e o resto da make.
Para retocar ao longo do dia, em caso de exposições solares pequenas, o mais prático é utilizar um pó compacto ou solto com proteção solar. Passar o protetor por cima de toda a maquiagem (não é necessário removê-la com demaquilante nem lavar o rosto), também é uma opção.
Depois, finalize com o pó compacto nas áreas de mais brilho.
Para quem tem pele oleosa
Depois de fazer a limpeza, aplique um protetor solar com FPS no mínimo 30.
Testamos 6 Sabonetes para pele oleosa. Descubra qual vale a pena usar
Em geral produtos em gel, gel-creme, fluido e sérum têm textura mais leve e são mais adequados para peles mais oleosas. Busque também por alternativas com “toque seco” e oil-free (ou seja, menos propensas a causar aumento de cravos e de acne) .
Para quem precisa cobrir imperfeições, um protetor oil-free com cor pode ajudar. Se quiser, aplique o corretivo.
Finalize a maquiagem com pó solto ou compacto com proteção solar. Para fazer a manutenção, indicada a cada duas horas ou toda vez que suar muito ou molhar o rosto, reaplique o pó.
O produto retoca a proteção e não estraga a maquiagem.
Para quem tem pele normal
Após a limpeza, aplique o protetor solar com ou sem cor com FPS mínimo de 30.
Aplique a base ou um BB Cream e o corretivo. Finalize com pó compacto ou solto, preferencialmente com proteção solar.
Para fazer a manutenção, indicada a cada duas horas ou toda vez que suar muito ou molhar o rosto, reaplique o pó com proteção solar.
O produto retoca a proteção e não estraga a maquiagem. Passar o protetor por cima de toda a maquiagem (não é necessário removê-la com demaquilante nem lavar o rosto), também é uma opção.
Depois, finalize com o pó compacto nas áreas de mais brilho.
Em caso de dúvidas, sempre fale com um dermatologista.
Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).