Notícia

Veja quais foram os principais medicamentos retirados do mercado pela Anvisa

Antes de adquirir qualquer medicamento é importante ficar atento aos lotes de produtos que foram suspensos por apresentarem problemas. Confira a lista e evite riscos à sua saúde.

30 agosto 2017
remedios-anvisa

Diariamente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga em seu site medicamentos, suplementos e cosméticos que apresentam os mais diversos problemas de qualidade e/ou regulatórios (como ausência de registro, por exemplo). Para te ajudar a ficar atualizado e não correr riscos de comprar medicamentos que foram suspensos ou interditados, reunimos as comunicações mais importantes feitas pela Agência nos últimos 30 dias:
 
Benzol é suspenso em todo o país 
A Anvisa suspendeu a distribuição, a comercialização e o uso do Benzol (albendazol) comprimidos 400 mg  – destinado ao tratamento de verminoses - pois em sua análise, o lote 3415 do medicamento apresentou desvios no teste de dissolução (quantidade do princípio ativo que fica disponível para absorção). Após a suspensão, a empresa fabricante, Green Pharma Química e Farmacêutica Ltda, deve recolher o estoque do lote disponível no mercado em todo o território nacional. 

 O remédio que você usa está em falta nas farmácias? Saiba o que fazer

Tratamentos com Ibogaína não estão regulamentados

Substância extraída da planta africana iboga não foi avaliada pela Anvisa quanto à segurança, eficácia e não apresenta estudos clínicos, técnicos ou científicos que demonstrem que esta substância tem, de fato, efeitos medicinais. Qualquer comercialização da substância, por clínicas ou sites de internet no país é algo ilegal e não regulamentado.
 
Buscopan retirado do mercado tem substitutos
O laboratório Boehringer Ingelheim, fabricante do medicamento Buscopan, está retirando de forma temporária o medicamento do mercado. A decisão vale para o Buscopan Composto solução oral (gotas) de 10mL e de 20mL. A medida foi adotada após o laboratório identificar problemas no teste de estabilidade acelerada, que serve para definir a validade do produto.
O Buscopan Composto tem a seguinte fórmula: Butilbrometo de Escopolamina + Dipirona Monoidratada. Existem pelo menos três similares e três genéricos com a mesma fórmula em comercialização no país. Esses medicamentos têm preços semelhantes, mas é sempre muito importante que você faça uma comparação de preços nas farmácias. 

anvisa-analise-remedio

Lote de nimesulida é interditado

A interdição do lote B16k 1609 da nimesulida da Brainfarma ocorreu devida a reprovação em testes que avaliam o teor de princípio ativo e gotejamento (quantidade de gotas que devem ser utilizadas para atingir a dose que o médico recomentou) que, quando incorretas, podem afetar a qualidade do tratamento do paciente. Durante o período da interdição, o lote em questão não deve ser comercializado ou utilizado. Outros lotes da nimesulida deste laboratório ou de outros fabricantes estão liberados.
 
Proibido produto que prometia aumentar espermas
A Anvisa determinou a proibição da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do produto Spermopower (Tribulus terrestris). A fórmula, que alegava aumentar o volume de espermas, não possui registro na Agência e era fabricada por empresa desconhecida. Com a decisão, os produtos serão apreendidos e as unidades devem ser inutilizadas.
 
Proibido equipamento que alegava tonificação muscular
O Aparelho Digital Therapy Machine Tonificador Muscular e Massageador da empresa Shopfisio teve a divulgação e comercialização proibidas por não ter registro na Anvisa. Caso você possua ou conheça alguém que tenha adquirido o tonificador muscular, a recomendação é que não faça o uso do produto.
 

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.