Universo PROTESTE:
Artigo

Alimentos prontos têm muito sódio

1 novembro 2011
Alimentos prontos têm muito sódio

Quem não confere o rótulo de alimentos como pães, conservas e congelados pode estar levando para casa uma bomba desse nutriente.

A infinidade de alimentos industrializados, práticos e saborosos, disponíveis no mercado nos levou a testar 154 produtos, como pães, biscoitos, embutidos, conservas e pizzas congeladas. Quase metade desses itens possui altas quantidades de sódio e apenas dois apresentam baixos teores.

O sódio é um mineral que, em excesso, contribui para o aumento da pressão arterial, de problemas do coração e insuficiência renal. Portanto, fique muito atento aos alimentos que você e sua família levam à mesa. A menor quantidade de sódio que encontramos nos alimentos foi em uma marca de manteiga (0,08%), enquanto uma amostra de salame apresentou 2,2% de sódio, o mais alto entre todos os produtos testados.

É importante salientar que uma mesma categoria de alimentos pode apresentar variações consideráveis de sódio. Em nosso teste, percebemos alguns exemplos gritantes entre marcas diferentes de pão de forma, bisnaguinha, salsicha, manteiga, requeijão, maionese, mostarda e ketchup.

Veja a quantidade de aditivos, como adoçantes e conservantes

Uma dica fundamental é conferir as quantidades de aditivos dos alimentos, que também constam nos rótulos. Substâncias como adoçantes, conservantes e realçadores de sabor contêm sódio e podem “mascarar” a quantidade do mineral que você consome. Muitos fabricantes utilizam essas substâncias em produtos como refrigerantes dietéticos e temperos prontos.

Sabemos que é impossível abolir os industrializados de sua alimentação, mas, para ter um cardápio mais saudável, tente dar preferência a alimentos frescos, como frutas e hortaliças, cereais, leguminosas e carnes em geral e reduza, aos poucos, o salusado no preparo da comida.

Na edição nº 3 da revista PROTESTE SAÚDE você pode conferir mais detalhes sobre nosso teste e dicas de como reduzir a ingestão de sal e sódio em seu cardápio. Aqui você também pode descobrir e comparar os teores de sódio de 26 categorias de alimentos industrializados.