Universo PROTESTE:
Artigo

Brasileiros praticam pouco esporte

1 fevereiro 2012
Brasileiros praticam pouco esporte

Em estudo recente, descobrimos que 39% da população brasileira é sedentária, mesmo sabendo dos benefícios da prática de exercícios para a saúde.

Em 2011, mapeamos os hábitos esportivos de quase 7 mil adultos do Brasil, da Espanha e da Itália, e alguns resultados nos surpreenderam. Além do alto índice de sedentarismo entre os brasileiros, descobrimos que, um quarto de nossa população não faz qualquer atividade física há mais de uma década, mesmo sabendo dos riscos desse comportamento para a saúde.

Mas nem tudo está perdido. Existe uma parcela de brasileiros que se preocupa com a saúde e busca no esporte, muitas vezes, uma forma de combater o stress e a ansiedade do dia a dia. Entre esses, 67% praticam exercícios de 30 minutos a uma hora, de três a quatro vezes por semana. E a caminhada é a modalidade que lidera a preferência nacional, seguida por musculação, ciclismo, ioga e ginástica.

Outro dado que chama a atenção é o gasto médio para se exercitar. Por ano, a despesa do brasileiro para praticar esporte pode chegar a R$ 1,8 mil, incluindo mensalidades com academia, roupas e acessórios. Ou seja, fazer exercícios com a devida orientação de um profissional e em local com boa infraestrutura é muito caro no Brasil.

Não há dúvida: quem se exercita vive melhor

Durante o estudo, mapeamos ainda o nível de saúde de cada entrevistado a partir de seu índice de massa corpórea (IMC) e da frequência da prática esportiva. E constatamos que, quanto mais uma pessoa se exercita, melhor ela vive. Ou seja, se compararmos um indivíduo com peso normal e que pratica esportes semanalmente, com uma pessoa de mesmo IMC, mas sedentária, veremos que o primeiro, certamente, possui melhor saúde física e mental.

No artigo “É preciso praticar mais”, publicado na revista PROTESTE SAÚDE nº 5, você encontra o restante dos resultados de nossa pesquisa, além de algumas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como praticar atividades físicas de forma saudável e segura.