Universo PROTESTE:
Artigo

Óculos de sol: não precisa pagar tão caro

1 dezembro 2011
Óculos de sol: não precisa pagar tão caro

Após testarmos onze óculos, concluímos que você não precisa gastar uma fortuna em um modelo de marca famosa, há produtos bons e baratos no mercado.

Levamos para o laboratório onze marcas de óculos de sol do modelo aviador, e entre elas incluímos um produto falsificado. Após analisarmos os rótulos e medirmos, entre outras características, a capacidade das lentes de permitir a passagem da radiação ultravioleta (UVA e UVB), o resultado mostrou óculos de boa qualidade. Com exceção do falsificado. Este sim, não oferece proteção alguma para seus olhos, e pior, pode até causar danos à sua visão. Passe longe deles.

Como todos os demais produtos se saíram bem nos testes, não há motivos para gastar fortunas em um modelo de marca famosa. Se você optar por nossa escolha certa, poderá economizar mil reais em relação a um dos melhores produtos do teste.

Faltava rotulagem

Apesar de oferecerem boa proteção solar, os óculos deixaram a desejar no quesito rotulagem; alguns deles não trazem nenhuma informação para o consumidor, nem mesmo um folheto explicativo ou instruções na própria embalagem. Teve marca que não informou nem se as lentes possuem proteção UV ou se são aptos para direção. Esta é uma informação importantíssima, pois encontramos um modelo que mesmo protegendo os olhos da radiação não deve ser usado enquanto se está ao volante, pois suas lentes alteram as cores das sinalizações de trânsito.

Na hora da compra é fácil certificar-se da proteção UV de um óculos, peça ao vendedor que teste o produto no UV Tester, um aparelhinho, disponível em qualquer ótica, que identifica o grau de proteção da lente. Outra dica, é colocar os óculos no rosto e mexer a cabeça em várias direções, se a imagem distorcer é porque as lentes possuem curvatura inadequada e pode causar danos aos seus olhos.