Notícia

PIS/PASEP: o que fazer se eu tiver problemas para sacar o dinheiro?

Entre os principais problemas enfrentados estão àqueles relacionados aos erros cadastrais. Saiba como corrigi-los facilmente!

21 junho 2018
pis-pasep-caixa

Imagine a seguinte situação: o Governo libera o pagamento do seu PIS/Pasep, você se preparar para utilizar o dinheiro para pagar uma dívida ou comprar algo que pretende há muito tempo e, na hora de sacar o dinheiro, você não consegue por conta de algum problema.

Se você já passou por isso, sabe que esta não é uma situação nada agradável. Contudo, não há motivos para preocupação.

Isso porque a maior parte dos problemas pode ser solucionada facilmente pelo próprio trabalhador, bastando comparecer à agência bancária para atualizar seus dados.

Planeje seu futuro! Utilize nosso simulador e descubra em quanto tempo você irá juntar a quantia que deseja

Abaixo listamos os problemas mais comuns enfrentados pelos contribuintes e a forma mais simples de resolvê-los. Confira:

NIS não cadastrado pela empresa

A obrigação de cadastro do NIS (Número de Identificação Social) é do empregador. Este número geralmente é definido no primeiro registro formal na carteira de trabalho.

Em alguns casos, porém, podem ocorrer erros no momento de o trabalhador repassar esta informação. Se isso aconteceu com você, basta verificar sua carteira de trabalho e corrigir a numeração.

Se não encontrar, a melhor opção é verificar o número do NIS no extrato do FGTS.

PIS duplicado

Se você tirou uma nova carteira de trabalho, pode acidentalmente ter dois números de PIS.

Nesse caso, um novo empregador pode ter feito um registro diferente do seu nome junto ao Ministério do Trabalho. Se isso aconteceu, você deve comparecer a uma agência da Caixa, levando ambas as carteiras de trabalho e o RG e pedir para unificar os registros.

Vai investir o dinheiro? Antes, confira essas três perguntas!

Vale citar, porém, que essa possibilidade só vale para quem tirou uma segunda carteira de trabalho no sistema antigo de emissão do documento. Atualmente essa consulta na base de dados das Secretarias Regionais do Trabalho e Emprego já é feita e dificilmente haverá duplicidade.

RG inexistente

Em alguns casos, o trabalhador pode ter informado algum número errado do RG (identidade), na hora de fazer seu cadastro junto ao Ministério do Trabalho.

Se isso aconteceu, basta comparecer em qualquer agência da Caixa, com o seu RG, e solicitar a correção deste dado.

Erro no nome da mãe

 Se este é o seu caso, basta dirigir-se até uma agência da Caixa, com o RG e certidões de nascimento e de casamento da mãe, para efetuar a atualização dos dados.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou 4003-3907 (de telefone fixo ou celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.