Notícia

Supermercado online: problemas com itens congelados e de hortifrúti

Entrega de alimentos descongelados, embalagens danificadas e envio de frutas, verduras e legumes machucados estão entre os principais problemas detectados

19 janeiro 2018
supermercado-online

Durante o mês de dezembro de 2017, a PROTESTE foi a campo para verificar a forma como funciona atualmente o serviço de compra de supermercado via Internet e verificou que o “calcanhar de Aquiles” do serviço está principalmente relacionado à conservação dos produtos. Problemas relacionados ao acondicionamento, manutenção de temperatura e transporte dos produtos puderam ser observados.

Ao todo foram analisados 10 supermercados online, são eles:

No Rio de janeiro:
• Extra Delivery
• Pão de Açúcar
• Princesa
 Superprix
 Zona Sul

Em São Paulo:
• 
Extra Delivery
Pão de Açúcar
Hirota Food Supermercados
Mambo Delivery
Sonda Delivery

Somente três deles (Extra Delivery, Hirota Food Supermercados e Pão de Açúcar, com entrega em São Paulo) receberam avaliação muito bom nesse parâmetro, pois os problemas encontrados não inviabilizavam o seu consumo nem o tornava imediato. Todos os outros foram classificados como ruins na conservação dos produtos por apresentarem problemas graves quanto ao congelamento dos produtos e qualidade dos itens de hortifrúti.    

A seguir listamos os principais problemas encontrados durante o teste:
Extra Delivery, Rio de Janeiro – filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados; caixa Tetra Pak de leite e pack de iogurte amassados e; banana prata, kiwi, tomates, brócolis e alface machucados.

Pão de Açúcar, Rio de Janeiro - hambúrguer de carne bovina, pizza pronta e batata pré-frita em palito descongelados e; banana prata, mamão papaia e tomates verdes.

Princesa, Rio de Janeiro - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados; pacote de manteiga semiaberto; azeitona verde sem solução de conserva; bananas prata verdes e; tomates machucados.

SuperPrix, Rio de Janeiro - hambúrguer de carne bovina e pizza pronta descongelados; tomates e alface machucados e; caixa de papelão de creme dental amassada.

Zona Sul, Rio de Janeiro - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados; azeitona verde sem solução de conserva; embalagem de óleo de soja amassada e; banana prata, tomates, couve-flor e alface machucados.

Extra Delivery, São Paulo
- pacote de manteiga semiaberto e; banana prata, tomates e alface machucados.

Hirota Food Supermercados, São Paulo
- pizza pronta descongelada, banana prata machucada e; limpador multiuso vazando.

Mambo Delivery, São Paulo - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados e; tomates machucados.

Pão de Açúcar, São Paulo - banana prata e alface machucados.

Sonda Delivery, São Paulo - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina e pizza pronta descongelados; caixa Tetra Pak de creme de leite amassada; tomates e alface machucados e; ovos partidos.

Em resumo o teste mostrou que essa modalidade de serviço funciona, sim, mas ainda tem muito a melhorar. Assim como a compra presencial em estabelecimentos físicos, os supermercados online oferecem prós e contras que precisam ser avaliados pelo consumidor, antes da tomada da decisão.  

Quer economizar mais na hora das compras mensais? Confira o Guia de Supermercados que a PROTESTE preparou para você.

Gostou deste conteúdo? Cadastre-se agora e receba gratuitamente informações da PROTESTE! Se você é associado e precisa de ajuda, ligue para nosso Serviço de Defesa do Consumidor pelo 0800 282 2204 (de telefone fixo) ou (21) 3906-3900 (de celular).

Deixe seu comentário()

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.