Supermercado online: problemas com itens congelados e de hortifrúti
Entrega de alimentos descongelados, embalagens danificadas e envio de frutas, verduras e legumes machucados estão entre os principais problemas detectados
Durante o mês de dezembro de 2017, a PROTESTE foi a campo para verificar a forma como funciona atualmente o serviço de compra de supermercado via Internet e verificou que o “calcanhar de Aquiles” do serviço está principalmente relacionado à conservação dos produtos. Problemas relacionados ao acondicionamento, manutenção de temperatura e transporte dos produtos puderam ser observados.
Ao todo foram analisados 10 supermercados online, são eles:
No Rio de janeiro:
• Extra Delivery
• Pão de Açúcar
• Princesa
• Superprix
• Zona Sul
Em São Paulo:
• Extra Delivery
• Pão de Açúcar
• Hirota Food Supermercados
• Mambo Delivery
• Sonda Delivery
Somente três deles (Extra Delivery, Hirota Food Supermercados e Pão de Açúcar, com entrega em São Paulo) receberam avaliação muito bom nesse parâmetro, pois os problemas encontrados não inviabilizavam o seu consumo nem o tornava imediato. Todos os outros foram classificados como ruins na conservação dos produtos por apresentarem problemas graves quanto ao congelamento dos produtos e qualidade dos itens de hortifrúti.
A seguir listamos os principais problemas encontrados durante o teste:
• Extra Delivery, Rio de Janeiro – filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados; caixa Tetra Pak de leite e pack de iogurte amassados e; banana prata, kiwi, tomates, brócolis e alface machucados.
• Pão de Açúcar, Rio de Janeiro - hambúrguer de carne bovina, pizza pronta e batata pré-frita em palito descongelados e; banana prata, mamão papaia e tomates verdes.
• Princesa, Rio de Janeiro - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados; pacote de manteiga semiaberto; azeitona verde sem solução de conserva; bananas prata verdes e; tomates machucados.
• SuperPrix, Rio de Janeiro - hambúrguer de carne bovina e pizza pronta descongelados; tomates e alface machucados e; caixa de papelão de creme dental amassada.
• Zona Sul, Rio de Janeiro - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados; azeitona verde sem solução de conserva; embalagem de óleo de soja amassada e; banana prata, tomates, couve-flor e alface machucados.
• Extra Delivery, São Paulo - pacote de manteiga semiaberto e; banana prata, tomates e alface machucados.
• Hirota Food Supermercados, São Paulo - pizza pronta descongelada, banana prata machucada e; limpador multiuso vazando.
• Mambo Delivery, São Paulo - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina, pizza pronta, batata pré-frita em palito e sorvete descongelados e; tomates machucados.
• Pão de Açúcar, São Paulo - banana prata e alface machucados.
• Sonda Delivery, São Paulo - filé de peixe, hambúrguer de carne bovina e pizza pronta descongelados; caixa Tetra Pak de creme de leite amassada; tomates e alface machucados e; ovos partidos.
Em resumo o teste mostrou que essa modalidade de serviço funciona, sim, mas ainda tem muito a melhorar. Assim como a compra presencial em estabelecimentos físicos, os supermercados online oferecem prós e contras que precisam ser avaliados pelo consumidor, antes da tomada da decisão.
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