Universo PROTESTE:
Artigo

Cereais matinais têm açúcar demais

1 outubro 2008
Cereais matinais têm açúcar demais

Há ainda excesso de sódio e níveis altos de gordura. Além disso, faltam fibras.

Os cereais de nossas crianças têm açúcar e sódio demais e trazem poucas fibras. Seus rótulos também apresentam informações nutricionais voltadas para um adulto. Essas são as conclusões de avaliação realizada pela PROTESTE em 18 produtos disponíveis no mercado.

Dez dos produtos analisados continham menos de 3g de fibras a cada 100g de cereal. Duas amostras não tinham nem 0,01% daquele material em sua composição. As outras apresentavam entre três e cinco gramas e foram consideradas apenas aceitáveis. Para a PROTESTE, o teor de fibra ideal para este produto é de pelo menos 6%.

Amostras têm mais de 50% do sódio diário indicado para crianças

Por outro lado, sobrou sódio. Apenas três marcas apresentaram, numa porção de 100g, níveis inferiores a 10% do valor diário recomendado para consumo. Uma porção de 30g dos demais produtos equivale a mais de 50% do que uma criança pode ingerir em um dia. 

O excesso de açúcar também marcou nossa avaliação. Os cereais apresentaram de 7,5g a 13g desse carboidrato por porção de 30 gramas. O excesso da substância pode provocar obesidade e doenças como a diabetes. Além disso, acostuma o paladar da criança com sabores muito doces. Assim, pratos saudáveis e pouco açucarados podem não agradar.

Outro problema é que, apesar de ser um produto tipicamente infantil, os valores de cada nutriente dos cereais faziam referências a dieta de um adulto – 2000 kcal.

Seis produtos também apresentaram níveis altos de gordura e, dentre esses, quatro tinham mais gordura saturada do que a média. Em compensação, nenhuma amostra apresentou gordura trans.

Para conferir a análise completa de cereais matinais, veja a Revista PROTESTE nº 74.