Universo PROTESTE:
Artigo

Light e diet: qual é a diferença?

1 abril 2011
Light e diet: qual é a diferença?

Esses alimentos têm objetivos diferentes para a sua alimentação. Optar por um deles depende das suas necessidades.

Os alimentos diet possuem uma formulação especial para atender às pessoas que tenham algum distúrbio físico metabólico, o qual impeça a ingestão de certos componentes (como açúcar, gordura ou sódio). Assim, contam com a ausência total de um determinado ingrediente, que é substituído por outro correspondente. Mas, com isso, não há necessariamente redução do valor calórico.

Já os produtos light apresentam uma redução de no mínimo 25% de seu valor calórico ou de algum de seus nutrientes (como o sódio, por exemplo). Portanto, são direcionados para pessoas que precisam emagrecer ou manter o peso. E, no caso da redução do sódio, para quem controla a pressão arterial.

Confira, na edição nº 2 da revista PROTESTE Saúde, uma comparação de alguns produtos light e diet com suas versões convencionais.

Só consuma se necessário

Os atuais produtos diet e light realmente contam com reduçõesde gordura, açúcar ou sódio. Mas é preciso ter em mente: se você não apresentar problemas de saúde (como diabetes e hipertensãoou se não está fazendo dieta, não há por que pagar maiscaro por esses produtos. Afinal,ao ingeri-los sem necessidade,está colocando para dentro de seu organismo edulcorantes e outros aditivos químicos.

Mas fique atento: em geral, os diet e light saem um pouco mais caro. Por isso, só os compre se realmente precisar. Vale mais a pena apostar em uma alimentação equilibrada para manter a boa saúde.