Universo PROTESTE:
Artigo

Macarrões com ou sem ovos: tanto faz

1 outubro 2008
Macarrões com ou sem ovos: tanto faz

Não encontramos diferenças também com as massas grano duro, mas controle de qualidade da matéria-prima poderia ser melhor em algumas marcas.

Nós avaliamos seis marcas de espaguete sem ovos, nove de massa com ovos e dois grano duro e descobrimos que não há diferenças entre elas. Entretanto, a matéria-prima utilizada poderia passar por melhor controle de qualidade.

Apesar de não termos encontrado microrganismos, a análise de higiene mostrou que os produtos traziam restos de insetos demais. Esses vestígios vieram da farinha de trigo, indicando falta de controle de qualidade da matéria-prima. Um dos produtos apresentou mais de 50 fragmentos em uma amostra de 225g.

Também economize seu dinheiro e não pague mais pelas massas grano duro. Elas deveriam ser mais amarelas, mais firmes e não deveriam grudar após o cozimento, mas degustadores não perceberam diferenças entre os três tipos.

Utilizamos como referência para a avaliação do colesterol presente nas massas com ovos duas resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDCs nos. 14 e 93) publicadas em 2000 que não valem mais. Elas foram revogadas e substituídas por uma nova resolução (RDC no. 263) em 2005.

Recorremos à legislação anterior como parâmetro para determinar se uma massa contém ovos ou não porque a atual é permissiva, incompleta e não define, entre outras coisas, a quantidade mínima de colesterol que deve estar presente nesse tipo de macarrão. Em oito das nove massas analisadas foram detectados apenas vestígios de colesterol.

Contudo, o macarrão com ovos não foi o mais caro em nossa avaliação. Assim, pesquise sempre, pois nossa escolha certa, por exemplo, tem preços que variam 70%.


Veja também