Universo PROTESTE:
Artigo

Cartão de crédito: cuidado com as dívidas

1 dezembro 2011
Cartão de crédito: cuidado com as dívidas

É verdade que eles facilitam sua vida. Mas se não usar com moderação, poderá sofrer com juros que, em alguns casos, chegam a quase 900% ao ano.

Em nosso novo teste com cartões de crédito (ao todo, analisamos 86 cartões de 14 instituições), mais uma vez reforçamos a importância de ter informações prévias sobre tarifas e encargos. Sobre a principal tarifa, a anuidade (que em geral determina a escolha do cartão) é possível se inteirar. Entretanto, é quase impossível saber o valor dos juros de contratação. As instituições alegam que o consumidor só terá esse dado ao receber a fatura.

Por isso, antes de pensar na comodidade e nos programas de recompensas que um cartão de crédito pode oferecer, fique atento aos custos que estão atrelados ao uso. Se você está a fim de incrementar sua carteira, pense se o cartão escolhido se encaixa no seu perfil de consumo.

Clube de recompensas diferencia cartões

Existem dois tipos de cartões: os básicos e os diferenciados. Cada um exige uma renda, portanto analise a sua e opte pela anuidade que mais lhe agradar. Seguindo a regulamentação do setor, os cartões básicos são mais baratos e custam até R$ 70. Entre os diferenciados, que contam com um clube de recompensas, há diversas opções, sendo que os cartões para alta renda (como os platinum) são os mais caros.

A fatura deve informar o limite de crédito total e os limites por modalidade. No documento também deve constar os gastos realizados (inclusive quando parcelados), as operações de crédito contratadas e seus custos. Nesse quesito, encontramos algumas irregularidades (veja a tabela completa em nosso site). Alguns bancos omitiram a cobrança de tarifas, outros resolveram cobrar taxas extras. Por isso, informaremos ao Banco Central sobre as instituições que estão descumprindo a regra.

Cuidado com a função saque

A função saque merece atenção, pois você paga a tarifa da operação e juros tão elevados quanto os do crédito rotativo. Se notar alguma irregularidade na fatura, busque seus direitos. Principalmente se a instituição enviar um cartão não solicitado. A prática, que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor, também é condenada pela regulamentação divulgada no ano passado.

Para saber mais, acesse a íntegra de nosso teste com cartões de crédito, publicada na D&D nº 35.