A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Defeitos nos freios exige mais um recall de veículos

20 mai 2013
PROTESTE alerta que chamadas devem ser atendidas o quanto antes para evitar acidentes e problemas de registro no certificado do veículo.
Devido ao risco de acidentes decorrentes de falhas nos freios, a Peugeot Citroen do Brasil  está chamando 811 proprietários de modelos Peugeot 308, versão Feline e 408, versão Griffe – ambos com motor 1.6 THP, fabricados em 2011 e 2012, para verificação do tubo de vácuo do sistema de freios.

A PROTESTE Associação de Consumidores alerta que os proprietários destes veículos devem atender rapidamente ao recall iniciado nesta segunda-feira (20), para garantir sua segurança  e evitar um acidente de consumo. Procure fazer contato com a empresa para agendar a vistoria e possível substituição da peça. Além do risco de acidentes, os proprietários que não atendem ao recall podem ter problemas na venda futura do veículo, pois as informações passam a constar na documentação de registro do veículo no Denatran.

O consumidor deve exigir e guardar o comprovante de atendimento do recall, que deve ser fornecido obrigatoriamente pela assistência técnica. É importante mantê-lo para repasse a outro dono no caso de venda do carro.

Antes de fechar a compra de um carro usado, deve-se consultar o site do departamento Nacional de Trânsito (Denatran) - www.denatran.gov.br e acessar “Habilitação, Veículo e Recall” para saber se o veículo é objeto ou esteve envolvido em algum recall.

Cabe reparação por danos  morais e patrimoniais nos casos em que o consumidor for vítima de acidente de consumo por defeito no veículo. A reclamação pode ser  registrada no Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) e Procons.

O Código de Defesa do Consumidor estabelece a obrigatoriedade do fornecedor do produto defeituoso que acarrete risco à saúde e segurança, de fazer uma campanha ampla de chamamento com divulgação em rádios, jornais e TV. Além disso, é obrigatório comunicar o recall às autoridades de defesa do consumidor.

O recall está previsto no artigo 10 e parágrafos do Código de Defesa do Consumidor, que define: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança”.

O parágrafo 1º estabelece que o fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.

É fundamental que qualquer problema ou defeito em produtos seja relatado às empresas e também aos órgãos de defesa do consumidor. Vários recalls resultam destas reclamações.

Não existe prazo legal para o fim de um recall, só para o seu início. O fabricante do veículo é responsável pelas consequências que o defeito no seu produto causou, independentemente de o consumidor ter atendido ou não à convocação.

A PROTESTE entende que, por envolver questões a saúde e segurança, as montadoras devem fazer todos os esforços para divulgar o recall com a maior abrangência possível.

O agendamento do reparo pode ser feito na Central de Atendimento da Peugeot, pelo telefone 0800 703 2424, ou pelo site www.peugeot.com.br.