A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

A organização

04 jun 2014

É a maior entidade de defesa do consumidor da América Latina

A PROTESTE Associação de Consumidores é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e empresas, que atua na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. Foi fundada em 16 de julho de 2001.

A Associação conta hoje com mais de 280 mil associados ativos, pessoas físicas, constituindo-se na maior entidade de defesa do consumidor da América Latina. Integra também o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), coordenado pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão vinculado ao Ministério da Justiça.

É apoiada pela Euroconsumers - Associação Européia -, a segunda maior organização de defesa do consumidor no mundo, com mais de 1 milhão de associados, e que reúne organizações da Bélgica, Portugal, Espanha, Itália e França. É também filiada à Consumers Internacional – Organização Mundial que congrega mais de 200 entidades de defesa do consumidor de todo o mundo, e que promove a defesa dos interesses dos consumidores, através dos centros regionais, nomeadamente o da América Latina e Caribe, com sede em Santiago do Chile.

A PROTESTE é ainda membro da International Consumer Research and Testing (ICRT), organização independente que reúne organizações de consumidores de todo o mundo, com a finalidade de fomentar a cooperação em pesquisas e testes comparativos.