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Nossa Missão

A missão da PROTESTE é:

  • Promover a defesa dos consumidores e cidadãos.
  • Prover a melhor decisão de compra para o associado.
  • Contribuir para melhorar as relações de consumo na sociedade.

Os valores da PROTESTE são:

  • Independência.
  • Proximidade.
  • Excelência.
A PROTESTE exerce sua missão e seus valores por meio de três linhas de atuação:

Atuação Institucional

Para defender o consumidor, a PROTESTE atua junto a fornecedores e autoridades. De um lado, luta para que os produtos e serviços oferecidos aos consumidores cumpram as normas de segurança e desempenho, em especial o Código de Defesa do Consumidor. De outro lado, busca a aprovação de legislação que garanta a proteção do consumidor.
Sempre que necessário, a PROTESTE aciona o Ministério Público, comparece a audiências públicas promovidas pelas Casas Legislativas, colabora em consultas públicas que tratam de questões importantes para o consumidor, cobra dos órgãos públicos reguladores ou fiscalizadores uma atuação mais efetiva e vai à Justiça para defender os direitos dos consumidores de modo coletivo.
A PROTESTE também promove seminários temáticos, com a participação de convidados internacionais, e campanhas de conscientização da opinião pública, em parceria com órgãos públicos e entidades civis.

Relações com a imprensa - A assessoria de imprensa da PROTESTE divulga informações sobre posicionamento da entidade sobre direito do consumidor, ações, programas, campanhas, eventos, resultados de testes e agenda entrevistas com os porta-vozes . Esse trabalho é uma prestação de serviços, além de uma exposição pública das atividades da entidade. É uma ação receptiva – um atendimento às solicitações dos jornalistas que procuram porta-vozes da Associação para cumprir suas pautas – e proativa – ao sugerir matérias para jornais, revistas, televisão, rádio, sites informativos e blogs.

Ao sugerir pautas sobre as ações desenvolvidas pela entidade, como os testes comparativos, a PROTESTE influencia a opinião pública em relação à qualidade de produtos e de serviços; reforça as proposições do Código de Defesa do Consumidor, e cobra das autoridades o aperfeiçoamento das leis, portarias e resoluções que afetem as relações de consumo.

Serviço de Defesa do Consumidor

A PROTESTE oferece um Serviço de Defesa do Consumidor especializado para atender seus associados que enfrentam problemas para exercer seus direitos de consumidores. Mas a Associação não se restringe à orientação. Se necessário, a PROTESTE intervém nos conflitos de associados com fornecedores. Em mais de quinze anos de atuação, a PROTESTE já ajudou mais de 100 mil associados a resolver problemas de consumo.

Testes e Estudos

Defender o consumidor não se faz apenas pela orientação e pelo acompanhamento no caso de problemas de consumo. A informação é uma arma valiosíssima para ele. É por isso que a PROTESTE realiza testes e estudos comparativos de produtos e serviços de todo tipo. Esses testes apontam não apenas se os produtos seguem as normas, como os classificam em uma escala decrescente de qualidade. Assim, o consumidor sempre encontra o melhor do teste e também a escolha certa, o produto ou serviço que tem a melhor relação qualidade (boa)/preço, para facilitar sua escolha e fortalecer o seu poder de compra. Em mais de doze anos de atividades, a PROTESTE já promoveu cerca de mil testes de produtos (desde alimentos até equipamentos de informática, passando por eletrodomésticos e produtos de limpeza) e cerca de 5 mil produtos financeiros avaliados.

A PROTESTE trabalha de modo completamente independente e apartidário para garantir resultados justos em seus testes comparativos, sempre levando em consideração o que é melhor para os consumidores. Por exemplo, para garantir a credibilidade dos resultados, as amostras utilizadas nos testes comparativos da PROTESTE são compradas anonimamente nas lojas. Esse cuidado assegura que o produto testado é exatamente o mesmo a que os consumidores têm acesso.
Veja a seguir como são feitos os testes da PROTESTE: