A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Falha na tampa leva a recall de Tylenol gotas

22 mai 2013
PROTESTE orienta consumidor a suspender o uso para evitar riscos à saúde.
No dia 27 de maio tem início recall para recolher mais de 3 milhões de embalagens do medicamento Tylenol (paracetamol) 200 mg/ml – apresentação gotas, fabricado entre dezembro de 2011 a novembro de 2012. A PROTESTE Associação de Consumidores orienta o consumidor a conferir se tem o produto em casa e suspender o uso para evitar riscos à saúde com a possibilidade de superdosagem.

Falha na tampa causa a possibilidade de o gotejador se desprender totalmente ou parcialmente do frasco, com risco de superdosagem do medicamento. Por isso é importante conferir na embalagem a numeração de lote, para ver se faz parte do recall. Devem ser trocados os frascos numerados de PPL055 a RJL123, não sequencial.

A Janssen-Cilag Farmacêutica, fabricante do produto, protocolou campanha na Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e informou que a superdosagem traz riscos de danos graves ao fígado, náusea, outros sintomas gastrointestinais e elevação das enzimas hepáticas. Os sintomas relatados foram sonolência e enjoos.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar órgãos de proteção e defesa do consumidor. 
Mais informações podem ser obtidas junto à empresa, por meio do telefone 0800 7286 767 ou pelo site www.tylenol.com.br.

Detalhes sobre a campanha de chamamento também estão disponíveis no site do Ministério da Justiça – www.mj.gov.com.br.