A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Higiene dos alimentos fora de casa em debate

06 ago 2013
PROTESTE reunirá especialistas em seminário na Unicamp para discutir o tema.
O consumidor está seguro quanto à higiene dos alimentos quando se alimenta fora de casa? Para responder esta questão, a PROTESTE Associação de Consumidores vai reunir especialistas no XI Seminário Internacional PROTESTE de Defesa do Consumidor no próximo dia 4 de setembro, na Unicamp, em Campinas.

Promovido em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da Unicamp, o Seminário está com inscrições abertas pelo e-mail: [email protected]. Como as vagas são gratuitas e limitadas, é importante se inscrever o quanto antes. Serão fornecidos certificados.

No evento serão divulgados os resultados de testes, feitos em 9 cidades, com alimentos comprados em praias, restaurantes tipo self-service de shoppings e ambulantes. Especialista da Dinamarca, Gitte Sorensen, da Associação de Consumidores Danish Consumer Council, vai expor como funciona o sistema de classificação dos restaurantes da Dinamarca com base nas condições de higiene do estabelecimento.

Sistema semelhante está previsto para ser testado ainda este ano pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que foi convidada a expor como será classificação dos estabelecimentos por higiene prevista para as cidades da Copa de 2014. Uma boa classificação do restaurante passará segurança para o cliente, avalia a PROTESTE.

A questão da segurança alimentar é um dos principais aspectos a serem levados em consideração no momento de decidir em qual local se alimentar fora de casa. Dados do Ministério da Saúde, entre 2008 e 2012, houve um aumento de 226% de notificações por intoxicações causadas por alimentos e bebidas.

Ao final do evento, será lançada uma cartilha para ajudar o consumidor a tomar precauções que evitem intoxicações. O consumidor deve saber o que está consumindo e como pode se prevenir dos problemas de saúde relacionados aos alimentos.

Alguns restaurantes abrem a cozinha para visitação dos clientes para que possam avaliar as condições de higiene, mas essa tarefa é mais difícil para quem escolhe se alimentar em quiosques de praia, ambulantes, e self-service. Sempre pairam dúvidas quanto aos cuidados na armazenagem e no preparo dos alimentos em estabelecimentos de alimentação fora do lar.

Veja a programação completa e inscreva-se aqui.