A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Inscrições abertas para Seminário de Plano de Saúde Coletivo

24 jun 2013
Predominante no mercado, esse tipo de plano deixa consumidor vulnerável por falta de regulação.

Problemas como a rescisão unilateral dos contratos e índices elevados de reajustes dos planos coletivos e a vulnerabilidade do consumidor diante desse sistema estarão em discussão no Seminário: "Planos Coletivos de Saúde: o que precisa mudar?" Promovido pela PROTESTE Associação de Consumidores e Instituto ÁGORA, o evento acontecerá dia 14 de agosto em São Paulo, no auditório do CIEE, no Itaim Bibi. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas. Serão fornecidos certificados.

Os planos coletivos predominam hoje no mercado privado de saúde, atendendo mais de 37 milhões de brasileiros sem nenhuma regulação. Os índices de reajustes são definidos entre as partes e o uso intensivo, com procedimentos de alto custo, pode levar à expulsão pelas operadoras.

Especialistas brasileiros vão debater as principais reclamações na contratação dos planos e seguros de saúde coletivos empresariais e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor.

Entre outros temas, serão avaliadas propostas para reduzir os atritos nas mesas de negociação entre a área de recursos humanos da empresa e empregados; além de instrumentalizar o gestor para aprimorar a negociação e o acompanhamento dos contratos coletivos com Operadoras e Seguradoras.

O panorama atual dos planos coletivos será abordado por Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE, Regina Parizi, presidente do Instituto ÁGORA EPQV e Maria Inês Fornazaro, presidente da Associação Brasileira de Ouvidores.

As dificuldades no acompanhamento de contratos serão debatidas por Waldir Mattos, presidente da Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas (AAPSA). As principais reclamações dos consumidores sobre os contratos coletivos serão apresentadas por Paulo Arthur Goes, diretor executivo do Procon-SP. Contratos coletivos e o Sistema Único de Saúde (SUS) será tema de Mário Scheffer, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

A partir das 11h30 haverá o painel 2, para debater a visão dos diversos envolvidos com o tema. A visão da operadora será apresentada por Arlindo de Almeida, presidente da Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge). A do prestador de serviços, por Florisval Meinão, presidente da Associação Paulista de Medicina (APM). A visão do contratante será abordada por José Luiz Toro da Silva, sócio fundador da Toro Advogados & Associados e a da Agência Reguladora, exposta por André Longo Araújo de Melo, diretor Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Ao final do evento, haverá o lançamento de uma cartilha sobre o tema.

Serviço:

Data: 14 de agosto de 2013
Horário: 8h às 13h30
Local: Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE
Endereço: R. Tabapuã n° 445 - Itaim Bibi, São Paulo/SP
Inscrições gratuitas pelo e-mail: [email protected]