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Nova rodada de teste de colisão do Latin NCAP tem o primeiro carro cinco estrelas em segurança

24 jul 2013
Mas modelos de quatro marcas continuam a oferecer proteção deficiente e não obtiveram nenhuma estrela.
O Programa de Avaliação de Carros Novos da América Latina (Latin NCAP) divulgou hoje os resultados de testes de colisão feitos com seis carros, mas não há modelos fabricados no Brasil. Os resultados foram contrastantes. Quatro dos seis modelos avaliados não obtiveram nenhuma estrela, mas também foi a primeira vez em que um carro obteve a classificação máxima de cinco estrelas. Foi o SEAT Novo Leon, vendido no México e na Argentina. 

Os automóveis com pior desempenho e  que não obtiveram nenhuma estrela foram o Nissan Tsuru (Sentra B13), o Renault Clio Mio, o Suzuki Alto K10 e o Chevrolet Agile. Eles acarretam risco a motoristas e passageiros e não cumprem com as mínimas regulamentações de segurança. 

Nissan Tsuru (Sentra B13) foi um dos que gerou maior preocupação nos últimos testes feitos. A estrutura do veículo, no habitáculo, sofreu um colapso quase total. Ele foi classificado como zero estrela por conta das forças elevadas registradas pelos dummies. O veículo testado conta com cintos de segurança de dois pontos, em vez dos convencionais de três pontos, nas posições traseiras; sendo impossível a instalação adequada de uma cadeirinha infantil. Devido a todos esses aspectos, o Latin NCAP considera que o Tsuru (Sentra B13), na sua versão mais básica, não está equipado para transportar crianças de forma segura. 

Guido Adriaenssens, diretor executivo da International Consumer Research & Testing avaliou como surpreendente a comprovação de que o Nissan Tsuru não tenha conseguido conter cadeirinhas infantis de maneira apropriada em seus bancos traseiros; impossibilitando o transporte seguro de criança. O ICRT e o Latin NCAP convocam os fabricantes a melhorar o nível desses modelos, chegando até um nível aceitável de segurança ou substituindo-os por produtos de última geração em segurança. Dois dos carros incluídos nesse lote corroboram que esta é uma demanda razoável. 

A estrutura do habitáculo do Renault Clio Mio foi qualificada de instável nos testes de colisão. As forças sofridas pelas cabeças dos dummies foram inaceitavelmente altas, por isso obteve zero estrela e zero ponto quanto à segurança do adulto. A proteção do passageiro infantil também apresentou problemas. Quanto à segurança infantil, obteve apenas duas estrelas por causa do fraco desempenho nos testes dinâmicos e pouca compatibilidade para a cadeirinha infantil. 

Suzuki Alto obteve zero estrela no tocante à segurança do passageiro adulto, devido à instável estrutura do habitáculo e elevada força sobre os dummies, representando um risco inaceitavelmente alto para a vida dos ocupantes. O veículo atingiu uma classificação de três estrelas para a segurança da criança; contudo, isso foi gerado, principalmente, pela maioria da energia do impacto absorvida pela parte da frente do carro. 

Chevrolet Agile também recebeu uma qualificação de zero estrela. Os dummies passageiros registraram esforços elevados no teste de impacto; resultado da instável estrutura do habitáculo do carro, expondo-se a área dos pés do motorista a maiores riscos. As forças sobre a cabeça do motorista foram inaceitavelmente altas. A proteção da criança obteve apenas duas estrelas.

Já o SEAT Novo Leon oferece uma proteção praticamente idêntica à sua versão europeia. Conta com uma sólida estrutura caso venha a ocorrer uma batida, proporcionando tanto os cintos de segurança quanto os airbags boa proteção aos passageiros contra colisões frontais e laterais. O Novo Leon possui seis airbags, ABS e lembretes para cintos de segurança (SBR) na sua versão padrão. Todos os elementos mostraram bom desempenho na avaliação. Os airbags para os joelhos, padrão na Europa, e os airbags laterais traseiros, são de compra opcional. Este modelo ganhou a qualificação de quatro estrelas para a segurança de crianças, tendo o sistema ISOFIX nas ancoragens e nos SRI (ambos cumpriram com as regulamentações de tecnicidade da ONU) um papel decisivo. 

Apesar de seu tamanho compacto, o Celerio da Suzuki, atingiu sem dificuldades a qualificação de quatro estrelas em relação à proteção do passageiro adulto. A classificação de duas estrelas para a proteção do passageiro criança se deve, essencialmente, à falta de bancos compatíveis com o sistema Isofix do carro. O Celerio conta com pontos de ancoragem Isofix; porém, a Suzuki não conseguiu recomendar uma cadeirinha Isofix para o teste. Portanto, os Sistemas de Retenção Infantis (SRI) foram ajustados com os cintos de segurança. Por causa disso, o dummy criança, localizado atrás do motorista, não pôde evitar um deslocamento excessivo para frente no teste de batida; provocando o contato da cabeça contra o banco dianteiro. 

As organizações de consumidores da América Latina comemoram a primeira pontuação cinco estrelas para a proteção do passageiro adulto obtida pelo SEAT Leon. Contudo, é muito desalentador que dos outros cinco carros avaliados, apenas o Suzuki Celerio tenha oferecido um nível de proteção adequado. Os outros quatro representaram um risco para a vida dos consumidores, se viesse a ocorrer batida. Os resultados ruins atingidos na batida frontal indicam um alto risco de lesões graves, inclusive fatais; registrando resultados historicamente baixos de zero estrela. 

Critérios de avaliação ficaram mais rígidos

 Nesta quarta etapa de testes do Latin NCAP, do qual a PROTESTE Associação de Consumidores foi impulsionadora e é parceira, foram usados critérios mais rígidos de avaliação. Com as novas regras, para poder ser classificado com cinco estrelas no quesito de proteção aos adultos, os modelos tiveram de se sair bem no teste regulatório de impacto frontal e lateral; contar com quatro canais de ABS, tecnologia que permite também a instalação do controle eletrônico de estabilidade; e ainda apresentar o sistema que emite alerta sonoro quando os ocupantes dianteiros estão sem cinto de segurança. O Latin NCAP também aperfeiçoou os requisitos para a avaliação das áreas dos joelhos, para otimizar a precisão da informação fornecida aos consumidores. 

Para obter as cinco estrelas na categoria de proteção às crianças, os modelos devem oferecer de série nos três principais mercados da América Latina sistemas de retenção infantil, como o Isofix usado para fixação das cadeirinhas. Anteriormente, para chegar à nota máxima era obrigatório o sistema apenas em dois desses mercados. E devem ser aprovados no teste de impacto lateral conforme regulamentação de 95 das Nações Unidas.

O SEAT Novo Leon foi o primeiro a obter cinco estrelas quanto à segurança do adulto entre todos os 34 carros avaliados desde 2010. E o modelo Suzuki Celerio obteve quatro estrelas para a proteção do passageiro adulto. Os resultados evidenciam que os fabricantes podem proporcionar, na região, pequenos carros com estruturas estáveis, bem como com boa proteção para seus ocupantes.

“Esse resultado muito desalentador deve-se à falta de airbags na versão padrão de alguns modelos e a deficiente segurança das estruturas dos habitáculos” – observou o Diretor Técnico do Global NCAP, Eng. Alejandro Furas. “As estruturas dos habitáculos que se derrubam sobre os passageiros podem vir a ter consequências fatais em uma batida real. Esses carros com zero estrela são produto de empresas que fabricam carros seguros de qualidade cinco estrelas para consumidores de outras partes do mundo por um valor acessível. Agora, os consumidores latino-americanos podem escolher modelos cinco estrelas que superem as regulamentações mundiais de segurança”

“A boa notícia é que agora que o SEAT Novo Leon obteve nossa primeira qualificação cinco estrelas em segurança do adulto (e quatro em relação à segurança de crianças), e a América Latina conta com um carro familiar que proporciona aos consumidores a proteção que se espera de um carro novo” – disse Furas. “Devido ao alto número de modelos líderes no mercado que não aprovam nossos testes por causa de estruturas e airbags deficientes, aconselhamos os consumidores a conferir, antes de comprar um veículo, a classificação de segurança em www.latinncap.com”.