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PROTESTE - 12 anos de conquistas para os consumidores
22 jul 2013A PROTESTE Associação de Consumidores completou este mês 12 anos de história marcados pelo trabalho e pela dedicação total aos preceitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e de todo o demais arcabouço legal de defesa do cidadão e direitos nas relações de consumo.
Nesse período, representando os interesses da sociedade civil, a PROTESTE não parou de trabalhar, não parou de crescer. E haverá novos desafios a enfrentar, oriundos de comércio virtual, da crescente oligopolização em quase todos os mercados, e das dificuldades de melhorar os serviços de interesse público. Sem contar a necessidade de proteger o planeta, para as gerações que ainda virão.
Foram testados pela entidade mais de 5.000 diferentes produtos, além de 200 estudos financeiros, e de 2100 serviços financeiros avaliados. Mais de 100.000 associados resolveram seus problemas, dos quais cerca de 80% obtiveram êxito sem ir à Justiça. São mais de 6.000 citações mensais na mídia.
Estivemos presentes em inúmeros debates, audiências públicas, promovemos e participamos de seminários nacionais e internacionais. Isso significou, além do apoio aos associados nas compras e seleção de serviços, educação para o consumo. Um alerta para empresas e órgãos fiscalizadores.
Trabalhamos, também, em prol de causas como a redução dos acidentes de consumo; da segurança automotiva; de alimentos infantis mais nutritivos; e de um sistema financeiro mais transparente.
Sempre em favor do consumidor, a PROTESTE atuou, em muitos segmentos, como as operadoras de telefonia fixa e móvel; energia elétrica, TV por assinatura; acesso à banda larga, saúde e segurança de produtos, planos de saúde, e, principalmente, para que não sejamos tratados, por grandes companhias transnacionais como clientes de segunda categoria.
Questionou as agências reguladoras, sempre que desequilibraram o jogo em favor das grandes empresas. Tornou realidade nos carros brasileiros itens de segurança como airbags e freios ABS, que para a entidade, nunca foram acessórios, porque segurança à vida é fundamental.
Alguns temas pelos quais lutamos:
• Campanhas pelos remédios fracionados; contra as taxas de cadastro; cartão é igual a dinheiro; pela assinatura telefônica barata e ligações locais sem custo; pela alimentação infantil mais saudável;
• Cartilhas e campanha pelo cadastro dos acidentes de consumo;
• Segurança Veicular: seminário, campanha, testes de impacto e apoio à criação da Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina);
• Participação em consultas públicas sobre os mais diversos temas de interesse do consumidor, como o segmento de planos de saúde.
Nesse período, representando os interesses da sociedade civil, a PROTESTE não parou de trabalhar, não parou de crescer. E haverá novos desafios a enfrentar, oriundos de comércio virtual, da crescente oligopolização em quase todos os mercados, e das dificuldades de melhorar os serviços de interesse público. Sem contar a necessidade de proteger o planeta, para as gerações que ainda virão.
Foram testados pela entidade mais de 5.000 diferentes produtos, além de 200 estudos financeiros, e de 2100 serviços financeiros avaliados. Mais de 100.000 associados resolveram seus problemas, dos quais cerca de 80% obtiveram êxito sem ir à Justiça. São mais de 6.000 citações mensais na mídia.
Estivemos presentes em inúmeros debates, audiências públicas, promovemos e participamos de seminários nacionais e internacionais. Isso significou, além do apoio aos associados nas compras e seleção de serviços, educação para o consumo. Um alerta para empresas e órgãos fiscalizadores.
Trabalhamos, também, em prol de causas como a redução dos acidentes de consumo; da segurança automotiva; de alimentos infantis mais nutritivos; e de um sistema financeiro mais transparente.
Sempre em favor do consumidor, a PROTESTE atuou, em muitos segmentos, como as operadoras de telefonia fixa e móvel; energia elétrica, TV por assinatura; acesso à banda larga, saúde e segurança de produtos, planos de saúde, e, principalmente, para que não sejamos tratados, por grandes companhias transnacionais como clientes de segunda categoria.
Questionou as agências reguladoras, sempre que desequilibraram o jogo em favor das grandes empresas. Tornou realidade nos carros brasileiros itens de segurança como airbags e freios ABS, que para a entidade, nunca foram acessórios, porque segurança à vida é fundamental.
Alguns temas pelos quais lutamos:
• Campanhas pelos remédios fracionados; contra as taxas de cadastro; cartão é igual a dinheiro; pela assinatura telefônica barata e ligações locais sem custo; pela alimentação infantil mais saudável;
• Cartilhas e campanha pelo cadastro dos acidentes de consumo;
• Segurança Veicular: seminário, campanha, testes de impacto e apoio à criação da Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina);
• Participação em consultas públicas sobre os mais diversos temas de interesse do consumidor, como o segmento de planos de saúde.