A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

PROTESTE - 12 anos de conquistas para os consumidores

22 jul 2013
A PROTESTE Associação de Consumidores completou este mês 12 anos de história marcados pelo trabalho e pela dedicação total aos preceitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e de todo o demais arcabouço legal de defesa do cidadão e direitos nas relações de consumo.

Nesse período, representando os interesses da sociedade civil, a PROTESTE não parou de trabalhar, não parou de crescer. E haverá novos desafios a enfrentar, oriundos de comércio virtual, da crescente oligopolização em quase todos os mercados, e das dificuldades de melhorar os serviços de interesse público. Sem contar a necessidade de proteger o planeta, para as gerações que ainda virão.

Foram testados pela entidade mais de 5.000 diferentes produtos, além de 200 estudos financeiros, e de 2100 serviços financeiros avaliados. Mais de 100.000 associados resolveram seus problemas, dos quais cerca de 80% obtiveram êxito sem ir à Justiça. São mais de 6.000 citações mensais na mídia.

Estivemos presentes em inúmeros debates, audiências públicas, promovemos e participamos de seminários nacionais e internacionais. Isso significou, além do apoio aos associados nas compras e seleção de serviços, educação para o consumo. Um alerta para empresas e órgãos fiscalizadores.

Trabalhamos, também, em prol de causas como a redução dos acidentes de consumo; da segurança automotiva; de alimentos infantis mais nutritivos; e de um sistema financeiro mais transparente.

Sempre em favor do consumidor, a PROTESTE atuou, em muitos segmentos, como as operadoras de telefonia fixa e móvel; energia elétrica, TV por assinatura; acesso à banda larga, saúde e segurança de produtos, planos de saúde, e, principalmente, para que não sejamos tratados, por grandes companhias transnacionais como clientes de segunda categoria.

Questionou as agências reguladoras, sempre que desequilibraram o jogo em favor das grandes empresas. Tornou realidade nos carros brasileiros itens de segurança como airbags e freios ABS, que para a entidade, nunca foram acessórios, porque segurança à vida é fundamental.

Alguns temas pelos quais lutamos:

• Campanhas pelos remédios fracionados; contra as taxas de cadastro; cartão é igual a dinheiro; pela assinatura telefônica barata e ligações locais sem custo; pela alimentação infantil mais saudável;

• Cartilhas e campanha pelo cadastro dos acidentes de consumo;

• Segurança Veicular: seminário, campanha, testes de impacto e apoio à criação da Latin NCAP (Programa de Avaliação de Carros Novos para a América Latina);

• Participação em consultas públicas sobre os mais diversos temas de interesse do consumidor, como o segmento de planos de saúde.