Serviços Financeiros

Baixar segunda via de boletos pela internet pode ser caminho para fraude

06 out 2014
Dados do código de barras são alterados e o pagamento cai na conta dos criminosos. PROTESTE mostra como o consumidor pode se proteger deste golpe.
Empresas têm feito alertas sobre fraudes em boletos bancários que tem levado os consumidores a pagar os débitos, mas os valores serem repassados para falsários. O caminho para a fraude tem sido principalmente a emissão da segunda via de boletos pela internet, mas também pode ser a falsificação do boleto enviado pelo correio. Sem ter como identificar a fraude, os clientes só descobrem que o dinheiro não foi para conta do credor quando recebem a notificação de inadimplência. A PROTESTE Associação de Consumidores orienta como se prevenir para evitar ser vitima ou como ir atrás do prejuízo caso tenha sido lesado.

O consumidor precisa ficar alerta e sempre conferir se o código de barras na parte de cima da fatura é a mesma que aparece embaixo. E caso seja preciso pedir a segunda via do boleto, deve-se solicitar a fatura sempre pelo site do banco emissor com CNPJ da empresa, o valor e data de vencimento do título.

Os clientes precisam ter cuidado com telefonemas informando sobre a necessidade de troca de boletos, com alegações de que há valores indevidos. No golpe, o estelionatário liga passando-se pelo credor, informando-o de que existe um erro no boleto enviado antes e para aguardar a chegada de outro para fazer o pagamento. O próprio consumidor acaba passando todos os dados do boleto original para o falsário, que emite um novo documento com a alteração da fonte que receberá o valor a ser pago.

De qualquer forma, as empresas são responsáveis e precisam se cercar de todos os cuidados para que o consumidor não seja penalizado. Quando for vítima do golpe, o consumidor deve fazer contato com a empresa e mostrar os comprovantes de pagamento feitos. Mesmo sendo uma fraude de terceiro, esse é um vício oculto do serviço, que o cliente não tem como identificar.

Fraude no cartão de crédito

Há casos também de envio de falsas faturas de cartão de crédito. Essas faturas chegam à casa do consumidor, com todos os dados corretos, inclusive com compras feitas pelo consumidor e sem aparente violação da correspondência. Assim, o consumidor acredita que esta é a fatura de seu cartão de crédito e acaba pagando automaticamente como faz todo mês e caindo neste golpe.

Para ajudar a não cair neste golpe, a PROTESTE tem algumas dicas do que fazer nessa situação:

• Quando a fatura chegar, abra e verifique o código de barras do cartão de crédito, pois este é sempre o mesmo todo mês, então, compare o código de barras da fatura do seu cartão, com o da fatura de qualquer outro mês, caso os códigos estejam diferentes, esta fatura é uma fraude.
  • Verifique se há apenas o símbolo do banco do seu cartão de crédito, caso tenha símbolo de outro banco, desconfie, esta fatura pode ser uma fraude.
  • Mesmo que as compras descritas na fatura sejam as mesmas que tenha realizado, isso não significa que a fatura seja verdadeira.
  • Mesmo que o valor de sua fatura seja exatamente o que você gastou, isso não significa que a fatura seja verdadeira.
  • Caso tenha como fazer o pagamento de suas faturas diretamente de sua conta corrente, através da internet, caixa eletrônico ou atendimento no banco sem a necessidade de usar a fatura impressa, o faça. Assim, é garantido que você estará pagando a fatura verdadeira do seu cartão de crédito.
  • E se ainda sim ficar alguma duvida, pegue a fatura do cartão de crédito, leve até o seu banco e peça para que o gerente confirme sua veracidade ou entre em contato com a central de atendimento do seu cartão de crédito, através do número escrito no verso do seu cartão.

Seguindo essas dicas, você pode ficar despreocupado, mas fique sempre atento com qualquer cobrança que seja entregue em seu endereço. Verificá-las antes de fazer qualquer tipo de pagamento é sempre a melhor solução para se proteger das fraudes.