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Campanha #AnunciaPraMim incentiva denúncia de empresas que fazem publicidade para crianças

01 out 2014
PROTESTE estimula a participação para que as queixas sejam enviadas às companhias; ranking das mais reclamadas ficará visível no site.
A PROTESTE Associação de Consumidores está apoiando a ação do projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, que está lançando a campanha #anunciapramim. A publicidade dirigida às crianças é ilegal. Mas o que pais, avós, educadores, padrinhos e todos aqueles que se preocupam com as crianças podem fazer para manifestar seu desagrado diante das ações de comunicação mercadológica direcionadas ao público infantil? 

Neste Dia das Crianças, basta acessar o hotsite
Anuncia Pra Miminformar nome e e-mail (que não será divulgado), e dizer qual empresa a pessoa flagrou agindo contra a lei. Os dados servirão de base para uma carta, que será encaminhada para a empresa citada, solicitando que ela pare com a ilegalidade das mensagens publicitárias e passe a dirigir sua comunicação aos adultos.

A carta também pede para que a empresa assuma a vanguarda na construção de práticas institucionais verdadeiramente sintonizadas com a ideia de garantir uma infância plena. Do lado direito da página, os internautas poderão acompanhar quais empresas estão recebendo a maior quantidade de cartas.

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 37, prevê a proibição da publicidade abusiva, que é aquela que se aproveita da deficiência de julgamento e de experiência da criança. "Em média até os 12 anos de idade, as crianças, pela fase de desenvolvimento emocional, cognitivo e psíquico em que se encontram, ainda não conseguem ter a capacidade crítica para lidar com os apelos de consumo", afirma Laís Fontenelle, psicóloga do projeto Criança e Consumo. A resolução 163 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), aprovada em março de 2014, torna ainda mais claro o que pode ser considerado abusivo, e reforça o que já estava previsto no CDC.

Além da PROTESTE, apoiam a ação o Instituto Akatu, Idec, ACT+, Milc (Movimento Infância Livre de Consumismo), Rebrinc (Rede Brasileira Infância e Consumo), Conectas Direitos Humanos e Intervozes.