A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Habitação

Cartilha da PROTESTE alerta como evitar riscos na compra da casa própria

22 jul 2014
Publicação mostra como obter o melhor imóvel de acordo com a renda e as ofertas do mercado.
Com ampliação da oferta, o preço dos imóveis não tem subido tanto como em anos anteriores e quem deixou para realizar agora o sonho da casa própria pode ter mais opções. Comprar um imóvel, contudo, é um grande passo que deve ser cercado de cuidados; por isso, a PROTESTE Associação de Consumidores decidiu lançar uma cartilha online para subsidiar o processo de escolha. Afinal, há muitas variáveis que podem transformar este sonho em pesadelo. 

Na publicação disponível aqui há alertas para os riscos e responsabilidades na compra da casa própria. “Um erro é assumir uma dívida superior à capacidade de pagamento, ou adquirir uma casa ou apartamento por impulso, e depois ter de viver naquele local por muitos e muitos anos, endividado e insatisfeito”, observa Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE.

Com as mudanças no crédito imobiliário, é possível agora levar a dívida para outro banco, caso as condições do financiamento sejam melhores. Aguarda-se também a votação no Senado de multa a construtoras e incorporadoras que atrasarem entrega de imóveis comprados na planta. Conforme texto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, a multa será paga ao consumidor.

O planejamento para adquirir a casa própria, envolve, por exemplo, a expectativa familiar. Quem pensa em ter filhos, deve procurar um imóvel com mais dormitórios. Infraestrutura de transporte, escolas, supermercados, padarias, serviços de saúde e lazer também valorizam – ou, se não existirem, desvalorizam – o imóvel.

Na cartilha há orientação sobre a legislação; as certidões exigidas no processo de compra; os impostos envolvidos nas transações imobiliárias; os cuidados na compra do imóvel na planta; o que ficar alerta antes de financiar; a questão dos seguros; as novas regras de qualidade, e a quem recorrer em caso de problemas.