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Telecomunicações

Medição da qualidade da banda larga comprova falhas

07 fev 2014
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou resultados após PROTESTE reclamar do atraso na divulgação dos dados prometido para dezembro.
A TIM foi a operadora com mais indicadores abaixo da meta, com 16 ocorrências, na medição de qualidade da banda larga móvel no país em dezembro, feita pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os resultados foram divulgados após a PROTESTE Associação de Consumidores reclamar do atraso na divulgação dos dados prometido para dezembro.  O levantamento inclui medições da banda larga móvel em 16 estados, em dois quesitos: velocidade instantânea e velocidade média. A Oi obteve o segundo pior resultado na banda larga móvel em dezembro, com 11 indicadores abaixo da meta. A Vivo não alcançou as metas em 8 casos, e a Claro em 6.

Os estados da região Norte, mais uma vez, tiveram números bem abaixo das metas. Enquanto as metas para as velocidades instantânea e média são de 95% e 70%, respectivamente, várias operadoras obtiveram resultados que ficaram abaixo de 50% em diversos estados (Acre, Amapá, Amazonas e Roraima).  

Em ofício enviado à Agência dia 5 por e-mail, e no dia 6 pelo correio, a Associação destaca que o usuário de serviços de telecomunicações tem direito de acesso aos serviços com padrões de qualidade e regularidade adequados à sua natureza, em qualquer ponto do território nacional. 

As falhas no sinal do 3G e a velocidade inferior à contratada, com prejuízos à utilização do serviço, levou a PROTESTE a promover campanha desde o ano passado, quando teve mais de 40 mil adesões de usuários prejudicados com a má qualidade do serviço prestado. 

Na primeira fase da campanha, 43 mil brasileiros relataram pelo site www.embuscado3gperdido.com.br os problemas que enfrentam porque, além da má cobertura, as operadoras também não entregam a velocidade prometida com os planos 3G. Os resultados de levantamento feito pela PROTESTE mostram que o serviço não é adequado e é muito difícil ter uma conexão de alta velocidade fora das principais cidades brasileiras.

Os resultados das medições são fundamentais para o consumidor se informar e para a Agência tomar medidas que permitam a melhoria progressiva da qualidade do serviço, num setor que é o mais reclamado nas entidades de defesa do consumidor.

Para a velocidade instantânea, as empresas têm que, em pelo menos 95% das medições, apresentar velocidade de, no mínimo, 20% do que foi contratado. A velocidade média medida durante o mês deve alcançar 60% da velocidade contratada, de acordo com o regulamento da Anatel.

Para as medições da banda larga fixa, são escolhidos voluntários que tiveram seus dados registrados por medidores (whiteboxes) instalados nos domicílios selecionados. São acompanhados indicadores como velocidade instantânea, velocidade média, disponibilidade e período de transmissão.

Na banda larga móvel, são acompanhados dois indicadores: taxa de transmissão instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário) e taxa de transmissão média (média das medições de velocidade instantânea apuradas durante o mês).

Veja por Estado, as operadoras cujos resultados ficaram abaixo da meta (velocidade instantânea ou velocidade média): 

  • Acre – Oi, Tim e Vivo
  • Alagoas – Tim e Vivo
  • Amapá – Claro, Oi, Tim e Vivo
  • Amazonas – Oi e Tim
  • Bahia – Oi, Tim e Vivo
  • Distrito Federal – Tim e Vivo
  • Espírito Santo – Tim
  • Minas Gerais – Tim
  • Rio de Janeiro – Claro, Tim e Vivo
  • Rio Grande do Sul – Claro
  • Rondônia – Oi e Tim
  • Roraima – Claro, Oi, Tim e Vivo
  • Santa Catarina – Vivo
  • São Paulo – Tim 
  • Sergipe – Oi