A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Saúde

Medidas para reduzir número de cesarianas desnecessárias

15 out 2014
PROTESTE acha importante rever custos envolvidos no parto normal e cesárea.
Como medida para evitar cesarianas desnecessárias em instituições privadas, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) está propondo que os hospitais divulguem os índices de parto normal e de cesariana para as consumidoras de plano de saúde que solicitarem. Elas poderão pedir essa informação por estabelecimento de saúde e por médico, não importa se estejam grávidas ou não. 

A Consulta Pública aberta pela Agência Nacional de Saúde receberá sugestões entre 24 de outubro e 23 de novembro e a PROTESTE enviará contribuições, pois avalia que é essencial o direito a essas informações por parte das mulheres, grávidas ou planejando engravidar. "Mas é importante rever custos e condições do atendimento para as duas modalidades", observa Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da PROTESTE. "E a ANS deve tomar medidas contra o descredenciamento dos hospitais e médicos que geralmente ocorrem e a parturiente fica desassistida na hora que mais precisa".

Os valores pagos pelos planos de saúde aos hospitais pelo parto normal e pela cesariana são parecidos. De acordo com a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), o valor de referência do parto normal é de R$ 574 e o da cesariana é de R$ 541. Apesar de o parto normal ter um valor um pouco mais alto, o procedimento pode levar até 12 horas, enquanto a cesárea leva, em média, 3 horas. A cesariana é considerada um procedimento mais vantajoso para a instituição e para o profissional. Uma das principais reivindicações dos médicos é de implantação de uma tabela de remuneração diferenciada para partos normais e cesárias.

Além da transparência das informações, as resoluções preveem ainda a apresentação do partograma, um documento que deverá conter as anotações do desenvolvimento do trabalho de parto, e das condições maternas e fetais. O documento será parte integrante do processo para pagamento do parto. Em casos excepcionais, o partograma poderá ser substituído por relatório médico detalhado.

As resoluções em discussão também incluem a distribuição, por parte das operadoras de planos de saúde, do Cartão da Gestante com a Carta de Informação à Gestante, instrumento para registro das consultas de pré-natal, com orientações e dados de acompanhamento da gestação.

O Ministério da Saúde informou que 84% dos partos realizados na rede privada são cesarianas (dados de 2012) e que o procedimento, quando não tem indicação, pode trazer riscos desnecessários para a saúde da mãe e do bebê. O ideal seria que apenas 15% dos partos fossem cirúrgicos. Em média, 55,6% dos 2,9 milhões de partos realizados anualmente no País são cirúrgicos, mas essa média só baixa porque no Sistema Único de Saúde (SUS) eles representam 40%. Um número ainda considerado alto pelo ministério, mas muito inferior ao índice dos realizados por planos de saúde.