A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Produtos

PROTESTE constata perigo em fogões que tombam

28 out 2014
Entidade pede também o cancelamento do registro de modelos eliminados no teste.
Dois modelos de fogões a gás foram eliminados por risco de tombamento (problema mecânico), no terceiro teste realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores com oito marcas de quatro bocas, de piso, fabricados no Brasil. 


Esmaltec Ibiza Vitro e Muller Sorella apresentaram risco de tombamento e desrespeitaram a norma de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Foi pedido ao Inmetro o cancelamento do registro dos fogões irregulares e que obrigue os fabricantes a informarem os riscos a quem já tem os produtos.

Esses fogões não suportaram o peso de 22,5 kg colocado na porta do forno e tombaram. Assim, se uma criança se apoiar em cima da porta de vidro, o fogão pode cair em cima dela. Por isso, esses fogões foram considerados inseguros e eliminados do teste.

Além dessas duas marcas, também o Consul Erva Doce e Electrolux foram considerados ruins na segurança térmica. Eles apresentam altas temperaturas em partes nas quais o usuário pode encostar. O Electrolux, na tampa de vidro da porta e o Consul, na lateral e na tampa de vidro da porta. Só não houve produtos eliminados nessa etapa porque, por enquanto, os níveis medidos estão dentro do que a legislação brasileira permite – o regulamento já foi modificado para se equiparar aos padrões internacionais, bem menos permissivos, mas os fabricantes têm até 2016 para se adaptar. Só Atlas, Brastemp, Continental e Dako seguem os padrões adequados, de acordo com a avaliação da PROTESTE e com a norma europeia.

Problema comum a praticamente todos é a disparidade entre a temperatura indicada e a encontrada dentro do forno. Há grande discrepância entre a temperatura indicada e a real – seja para mais ou para menos. Ou seja, há dificuldade para assar por igual. O melhor nesse item foi o fogão Atlas.

Para avaliar a distribuição de calor dentro do forno, foram preparados bolo, torradas e frango. O forno do Electrolux foi o que assou melhor o bolo, em apenas 24 minutos. O pior foi o Consul. O bolo não cresceu e ficou meio cru por dentro, mesmo após 45 minutos. Para as torradas, o Electrolux se sobressaiu de novo. O pior foi o Continental, que concentrou grande parte do calor no meio do forno, queimando um pouco das torradas. E enquanto o Brastemp preparou o frango muito bem, o Dako foi o que assou menos uniformemente.

Com relação à segurança elétrica, não foram detectados riscos ao consumidor. Foram avaliados: Atlas Mônaco Glass (considerado o melhor e mais barato); Brastemp Clean Timer; Electrolux 50SB; Dako Supreme S; Continental Calore; Consul Erva Doce; Esmaltec Ibiza Vitro e Muller Sorella.