Telecomunicações

PROTESTE mostra como é possível poupar mais de R$ 2 mil por ano nas ligações interurbanas

04 mai 2016
Estudo da entidade aponta que é possível falar mais e gastar menos.
Se a sua conta de telefone está alta por causa das chamadas interurbanas, é hora de reavaliar seu plano telefônico. A PROTESTE Associação de Consumidores fez um estudo mostrando que há saída para falar mais e gastar menos. Após analisar 52 pacotes das seis principais operadoras do Rio de Janeiro e São Paulo, durante março de 2016, a Associação constatou que dependendo do perfil, é possível economizar até R$ 2.484,84 por ano em ligações de longas distâncias trocando de plano.

Essa economia pode ser obtida se um consumidor, que possui um perfil intenso e fala cerca de 300 minutos mensais, trocasse o plano Básico 31 da Oi, no Rio, com custo de R$ 227,08 mensais para esse perfil, pelo Faz um 21 por 21 da Embratel, no valor de R$ 20,01 por mês, considerando nesse plano um consumo de 60 chamadas de cinco minutos. Em São Paulo, onde o plano da Embratel sai por R$ 19,59 e o Tim Casa Fixo Pós por R$ 177, a economia mensal seria de R$ 157,41. E com a troca, acumulando economia anual de R$ 1.888,92.

Nas discagens diretas à distância (DDD), algumas operadoras cobram tarifas diferentes de acordo com a longitude e o horário da chamada. Para o estudo foram criados quatro perfis de usuários: três nas ligações de fixo para fixo (de 50, 150 e 300 minutos) e um de fixo para celular (de 50 minutos). Na pesquisa foram checados os preços das operadoras AlgarTelecom, Embratel, GVT, Oi, Tim e Vivo. A Embratel foi a empresa que se mostrou com o melhor custo-benefício.

A discrepância de preços ocorre por diversos fatores, entre os quais a forma de cobranças das operadoras. No exemplo da PROTESTE, a Embratel cobra mensalidade para o uso do DDD (R$ 7,41 no RJ e R$ 6,99 em SP) e cada ligação sai a R$ 0,21 por chamada. Já na Oi, o custo varia entre R$ 0,17 e R$ 0,76 por minuto, dependendo do horário. E na Tim sai a R$ 0,59, em qualquer hora.

Há operadoras que cobram uma única tarifa por chamada, sem levar em conta a duração. Outras oferecem pacotes ilimitados de minutos DDD por um preço fixo mensal.

Mas essa opção só é recomendável para quem faz ligações de longa distância nacional com frequência superior a 300 minutos mensais. Do contrário, um pacote de 50 ou 150 minutos pode atender às necessidades, com um custo muito mais baixo. Na dúvida, basta entrar no site da PROTESTE e acessar o simulador de DDD. É possível comparar tarifas atualizadas de 26 estados brasileiros, o que ajudará na decisão.

Nas ligações tipo fixo-móvel, a distância entre as cidades não é considerada. No Rio, a melhor opção é o plano Oi 31 Simplificado Celular e em São Paulo, o Tim Casa Fixo Pós.

Em caso de orçamento apertado, a internet é sempre uma boa alternativa, com possibilidade de ligações gratuitas, inclusive internacionais. Mas é preciso ter uma boa conexão, para usar aplicativos como o WhatsApp e o Viber.