A partir de Proteste Gostaríamos de informar que o nosso website utiliza os seus próprios e Cookies de Terceiros para medir e analisar a navegação dos nossos usuários, a fim de fornecer produtos e serviços de seu interesse. Ao utilizar o nosso website você aceita desta Política e consentimento para o uso de cookies. Você pode alterar as configurações ou obter mais informações em aqui.

Serviços Financeiros

Novo sistema de pagamento instantâneo anunciado pelo BC é benéfico para o consumidor, diz PROTESTE

24 abr 2018
A associação acredita que o novo sistema facilitará ainda mais a vida do consumidor

Na última quinta-feira, 19, o Banco Central anunciou que criará um novo sistema de pagamento instantâneo que, segundo a PROTESTE, Associação de Consumidores, pode beneficiar toda a população. O objetivo desse sistema é permitir que pessoas físicas e jurídicas consigam transferir dinheiro em tempo real, sem restrição de horário ou forma de pagamento.

No início deste mês, o Banco Central criou um grupo de trabalho, com a participação da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), além de bandeiras de cartões e instituições de pagamentos, para alinhar e definir um modelo operacional.

Atualmente, apenas as transferências feitas entre clientes de um mesmo banco são instantâneas e, no caso de bancos diferentes, somente em horário comercial e dias úteis. Com o novo sistema, será possível que as transferências sejam feitas de forma eletrônica, em tempo real e, segundo informações confirmadas pelo Banco Central, com baixo custo. A PROTESTE reforça a importância de que esse critério seja seguido, uma vez que o sistema de pagamento é tendencialmente oneroso para com os consumidores e empresas.

Além disso, no Seminário Internacional “O Futuro do Consumo”, realizado pela PROTESTE, um representante do Banco Central, já havia comentado sobre novas formas de crédito, tal como o financiamento “peer-to-peer”, e como elas podem influenciar positivamente o mercado. Um sistema mais eficiente e justo de pagamento instantâneo, como o ora proposto, é fundamental para viabilizar essas novas formas de crédito.

Segundo o Diretor de Relações Institucionais e Mídia da PROTESTE, Henrique Lian, tudo que facilita a vida do consumidor deve ser considerado como algo benéfico. “Vivemos um momento de profunda disrupção tecnológica em que os padrões de consumo da população, o que inclui os sistemas de pagamento, estão mudando radicalmente. E, sendo assim, é essencial que as empresas acompanhem essas mudanças e ofereçam serviços cada vez mais práticos e eficazes, condizentes com esse novo momento”, diz Lian.