Universo PROTESTE:
Artigo

Não abra mão da sombra e do protetor

1 novembro 2011
Não abra mão da sombra e do protetor

Prevenção é a arma para se proteger contra queimaduras, envelhecimento precoce e o câncer de pele.

Com o aumento dos casos de câncer de pele, muita gente resolveu tirar o protetor solar do armário. Mas apenas essa medida não basta para afastar o perigo. É preciso criar novos hábitos e estar atento aos efeitos nocivos do sol.

Na matéria de capa da edição de outubro da revista PROTESTE SAÚDE, trazemos a você diversas informações sobre os perigos de se expor ao sol sem proteção. Defendemos a prevenção como principal arma para quem quer evitar os problemas com o sol, e reforçamos a importância do uso correto do protetor solar, que não pode ser dispensado – inclusive nos dias nublados.

Tipo de pele influencia nos efeitos do sol

Antes de se aventurar sob o sol, é importante conhecer o perfil da sua pele. Na matéria, mostramos os diferentes perfis existentes, os efeitos do sol em cada tipo de pele e os mitos e verdades relacionados à exposição solar. Também trazemos as estatísticas das regiões que mais concentraram casos de câncer de pele no Brasil em 2010.

Quem não abre mão da praia, do clube e da piscina, bem como desempenha atividades ao ar livre, pode usar as ferramentas que a meteorologia oferece para se proteger dos efeitos do sol. Uma delas é a escala de raios ultravioleta, que indica os índices por região e quais os cuidados que você precisa tomar.