Universo PROTESTE:
Artigo

Relaxe e conquiste mais saúde

1 março 2012
Relaxe e conquiste mais saúde

Quem vive tenso com os problemas do dia a dia pode ter pressão alta, gastrite, dores, etc. Acalmar o corpo e a mente pode ajudar a afastar isso.

Em uma sociedade cada vez mais acelerada, o estresse tornou-se a causa de muitos problemas de saúde. E para muita gente, relaxar está cada vez mais difícil. Em meio a esse panorama, as terapias complementares se fortaleceram, entre elas as técnicas de relaxamento, que são capazes de agir sobre o físico e o psicológico de forma simultânea.

As causas podem ser perceptíveis ou não. Em resumo, o estresse é uma consequência de situações muitas vezes criadas pelo próprio organismo para se defender das intensas solicitações da vida moderna.

Relaxar o corpo – e a mente – pode ser uma boa alternativa para agregar qualidade à sua vida. Isso pode diminuir a frequência cardíaca, a pressão arterial, o consumo de oxigênio e os níveis de hormônios do estresse nos momentos críticos. E ao criar, voluntariamente, uma resposta de relaxamento, é possível neutralizar os efeitos negativos do estresse.

As técnicas de relaxamento combinam respiração e atenção voltadas a pensamentos agradáveis e imagens para acalmar a mente e o corpo. Costumam ser mais eficazes quando praticadas regularmente e combinadas com alimentação saudável e exercícios físicos. E quando bem aplicadas, podem ajudar a controlar uma série de problemas de saúde.

Cuidado com os efeitos colaterais

Tenha cuidado e bom senso ao praticar. Dessa forma, você evita os efeitos colaterais que essas técnicas podem provocar. Antes de começar, consulte seu médico, sobretudo se tiver problemas de saúde graves. Use as técnicas de relaxamento como parte de um plano de tratamento, e não como o único tratamento de doenças, principalmente as graves. E procure auxílio psicológico ou psiquiátrico se tiver sentimentos de pânico ou estiver revivendo um fato traumático.

Na sexta edição da revista Proteste Saúde, trazemos as principais técnicas de relaxamento, mostramos como reconhecer um bom profissional e, ainda, damos dicas para que você passe longe do estresse.